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O alimento serve para nutrir o corpo, mas também a imaginação, o relacionamento. "Comer e evacuar, tomar e dar, receber e doar, ser enchido e esvaziado, ou seja, nutrir e limpar: a maior parte do relacionamento com a criança pequena passa através desses gestos, aparentemente inócuos e naturais, como a nutrição e a evacuação" (Bondioli, Anna e Mantovani, Susanna. Manual de Educação Infantil – de 0 a 3 anos). Assinale a alternativa que registra uma rotina da creche, envolvendo a dimensão do "cuidar e educar"- dimensões indissociáveis – na hora do almoço.
Toca um sino. As crianças são postas em fila e encaminhadas às mesas. Sentam-se. A professora Lara pergunta: "qual é a musiqueta de esperar a comida?" Cantam. Os pratos são servidos pela funcionária da cozinha. As crianças começam a comer em silêncio. Os adultos, enquanto as crianças se alimentam, começam a conversar sobre salário. Trata-se de atividade cotidiana, por definição, repetitiva, necessária, inevitável e básica.
Todas as crianças de um a dois anos sentam- se à mesa. A funcionária vai dando a comida, falando "abram a boca", "agora. Mastiguem". Uma criança devolve uma garfada. A funcionária vira para a criança, limpa o espaço e fala repreendendo: - Sua danada está ficando teimosinha e mimada. Coma. O desenrolar da refeição implica em momentos de conforto entre duas vontades: a do adulto, que mede o seu poder de educador, e a criança, que mede as suas forças e seus graus de autonomia.
As crianças estão na fila, distribuindo-se em torno da mesa. Uma funcionária coloca agressivamente os copos e talheres; parece estar com muita raiva. Outra funcionária traz os pratos cheios de comidas. Um adulto entra no refeitório, fala alto, chamando a atenção das crianças e afirma: - Agora é hora de comer, chega de conversinhas e brincadeiras. A comida que poderia ser a grande socializadora pode se transformar em veneno, sufocação.
As crianças estão na fila, em frente ao balcão que distribui as comidas. A escola adota o "self-service" para possibilitar o desenvolvimento da autonomia infantil. As crianças pegam o prato, escolhem os alimentos, dirigem-se às mesas e começam a comer. Uma satisfação alimentar é uma sedução, principalmente quando acontece pela própria escolha da criança; ninguém morre de fome com comida na frente e não há necessidade de um adulto supervisionando o que a criança come. A professora em pé observa os movimentos e fala: - Comam, pois depois é a hora do soninho.
A professora Lara coloca as crianças em roda e fala: - Agora, nós vamos almoçar . Afirma que o almoço é um convite para passar horas saboreando algo gostoso e bom, que nos deixa fortes e também para conversar com os colegas. A refeição é oferecida de modo bonito, agradável. As atividades, mesmo cotidianas, devem ser prazerosas para as crianças.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A proposta curricular do estado de Pernambuco divide o processo de escolarização em ciclos de ensino. A que corresponde o 4° ciclo?
Ao aprofundamento da sistematização do conhecimento, lida com a regularidade do conhecimento científico.
À especialização do conhecimento adquirido anteriormente, no ciclo de ampliação do conhecimento
À Identificação dos dados da realidade, onde ocorrem as primeiras aproximações com o esporte.
À organização do conhecimento através da identificação dos dados da realidade, estabelecendo generalidades.
À confrontação dos elementos descoberto após a identificação dos dados da realidade.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Das medidas abaixo, constituem adaptações de acesso ao currículo:
I- Criar condições físicas, ambientais e materiais para o aluno na sua unidade escolar de atendimento.
II- Propiciar os melhores níveis de comunicação e interação com as pessoas com as quais convive na comunidade escolar.
III- Fornecer ou atuar para a aquisição dos equipamentos e recursos materiais específicos necessários.
Apenas I.
I e II.
I, II e III.
II e III.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Nas "Adaptações Curriculares Significativas", consta no quesito "objetivo":
Introdução de métodos e procedimentos complementares.
Introdução de critérios específicos de avaliação.
Eliminação de objetivos básicos.
Eliminação de conteúdos básicos do currículo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Constitui adaptações de acesso ao currículo:
Favorecer a participação nas atividades escolares.
Propiciar o mobiliário específico necessário.
Adaptar materiais de uso comum em sala de aula.
Todas as anteriores estão corretas.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considerando a contextualização e a interdisciplinaridade dos conteúdos como eixos orientadores da construção curricular, marque a alternativa que confirme esta concepção:
os saberes docentes são reafirmados pois há uma visão única dos conhecimentos disciplinares.
não há mais diferenciação curricular entre os diversos componentes curriculares
a interdisciplinaridade valoriza a autonomia escolar perante o sistema de ensino.
há uma mudança curricular para expressar a proposta pedagógica construída coletivamente.
a cultura do aluno é confrontada com a cultura erudita.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Sobre a Educação na concepção Construtivista, analise as alternativas abaixo, indicando a alternativa incorreta.
Ao mesmo tempo em que aprendemos, estamos forjando nossa forma de ver o mundo e de nos relacionar com ele. Para que a aprendizagem aconteça, precisamos de uma explicação integrada sobre o funcionamento de alguns aspectos afetivos, relacionais e cognitivos.
Atribuir significados aos conteúdos concretos é um processo que nos mobiliza em nível cognitivo e que nos leva a revisar e recrutar nossos esquemas de conhecimento para dar conta de uma nova situação, tarefa ou conteúdo de aprendizagem, estabelecendo novos esquemas, conexões e relações.
Os novos paradigmas educacionais destacam a importância da contextualização, da aprendizagem significativa e dos conhecimentos prévios dos alunos em espaços escolares e não-escolares.
A construção de auto-conceitos, de representações e de atribuições só poderão ser realizadas e sistematizadas no contexto da Educação escolar.
Uma das exigências aos educadores, no contexto atual, é a participação na elaboração de projetos. Para desenvolver essas atividades, é necessário realizar uma análise e avaliação diagnóstica, para criar soluções às situações-problema e às necessidades sócio-educativas da escola, das instituições, dos grupos e dos indivíduos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Segundo Vigotsky, para o ensino ser significativo, é indispensável:
partir de conteúdo organizado de forma a ser facilmente compreendido pelos alunos e, posteriormente, propor exercícios complexos, que deverão ser realizados de maneira independente.
solicitar aos alunos que pesquisem sobre o conteúdo a ser enfocado nos livros didáticos e escrevam trabalhos que serão apresentados e avaliados a partir de sua riqueza teórica.
usar filmes que ilustrem os temas a serem abordados, de modo que os alunos possam construir conhecimentos úteis, por meio de experiências concretas e relacionadas a esses temas.
investigar os conceitos cotidianos dos alunos acerca do conteúdo que se quer ensinar, introduzir os conceitos científicos a ele relacionados e promover a interação entre esses dois tipos de conceitos.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A partir da interdisciplinaridade e da contextualização, os componentes curriculares são:
dispensados em favor de uma proposta unificadora de currículo.
valorizados em suas especificidades.
redefinidos como algo transitório.
reaproveitados somente naquilo que é essencial para o aluno.
reconsiderados em sua origem epistemológica.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Uma das principais aquisições pedagógicas introduzidas pela perspectiva sociointeracionista foi:
a noção de Zona de Progresso Relativo (ZPR) que indica quando o aluno não pode mais continuar no mesmo grupo classe porque se tornou muito "adiantado".
a noção de Professor Relativamente Competente (PRC) que mostrou que toda competência pedagógica é relativa ao meio cultural onde se exerce.
a noção de Zona Quase Total (ZQT) que mostra que a aprendizagem sofre uma profunda influência dos conflitos intra e extra-escolares.
a noção de Qualidade Social da Educação que mostra uma nova exigência de qualidade educacional relativa às aquisições sociais em um determinado momento histórico.
a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal que - de forma simples - representa a margem entre o que o educando sabe e aquilo que ele pode aprender com a ajuda de outra pessoa.
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