Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em certa escola, os professores decidiram modificar o currículo, adotando a perspectiva da construção de competências. Esta mudança visava a:
permitir ao professor maior independência em relação ao currículo formal.
favorecer ao professor a metodologia de ensino.
aumentar a autonomia do professor e da sua disciplina.
possibilitar ao professor o conhecimento dos diferentes conteúdos ensinados aos alunos.
introduzir a perspectiva integrada do conhecimento.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Em uma concepção interacionista estão presentes as seguintes características. Destaque a alternativa correta:
Mediação pedagógica e vinculação dos novos conhecimentos aos conhecimentos prévios.
Prática espontaneísta e centrado no aluno.
Autenticidade e congruência do ser humano.
Controle da situação planejada e passividade do sujeito.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Os currículos do ensino fundamental e médio, segundo a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:
Incluem em sua base comum nacional o incentivo ao desporto educacional e práticas desportivas não formais.
Devem ter uma base nacional comum a ser complementada em cada sistema e estabelecimento de ensino por uma parte diversificada.
Autorizam e credenciam os estabelecimentos de ensino baixando normas gerais e específicas para seu funcionamento.
Incluem em sua parte diversificada, a partir do primeiro ano da educação básica, o ensino de uma língua estrangeira moderna.
Integram sua parte diversificada programas de aceleração de estudos para alunos da educação básica em atraso escolar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Assinale a alternativa correta quanto à educação de crianças com deficiências:
Todas as crianças com deficiência visual são capazes de aprender, não importando o grau de severidade da deficiência; crianças com múltiplas deficiências, em grau alto de severidade, não são capazes de aprender.
Todas as crianças com deficiência visual e múltipla deficiência são capazes de aprender, não importando o grau de severidade da deficiência.
Todas as crianças com deficiência visual e múltipla deficiência são incapazes de aprender a partir do grau médio de severidade.
A capacidade de aprender de crianças deficientes visuais ou com múltiplas deficiências dependerá de análise clínica.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Falar dos conteúdos não se resume ao que ensinar; supõe também, situarmo-nos numa plataforma decisional, que, tal, como sucedia com os objetivos, está condicionada por uma série de questões prévias relativas ao que a escola é e para quê, que peso deve ter cada disciplina, com que atitude nos devemos acercar dos conhecimentos, se disciplinas singulares ou interdisciplinaridade (ZABALZA, Miguel. Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Lisboa, Ana, 1992). A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:
1- os conteúdos são os saberes, os conhecimentos sobre os quais trabalha a escola e que podem ser organizados numa perspectiva disciplinar ou interdisciplinar.
2- decidir sobre quais conteúdos selecionar e a forma de sua organização é tarefa docente articulada ao projeto pedagógico, à organização curricular e à questões epistemológicas.
3- no processo atual de revalorização dos conteúdos é necessário retornar a sua definição disciplinar, vinculada ao livro texto, ao sentido formal de sua utilização no ensino e às disciplinas mais importantes.
O correto está somente em:
2 e 3.
2.
1 e 2.
3
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Antônio Gramsci foi um grande nome do socialismo do século XX, preocupado com questões educacionais e escolares. Para este autor:
a escola faz parte da chamada "sociedade política" responsável pela manutenção da ordem e da repressão.
os professores são também "intelectuais" que podem trabalhar na construção de uma contra-hegemonia ética e cultural.
numa sociedade socialista verdadeira, a escola desapareceria para dar lugar a uma instituição que promovesse a liberdade e não o autoritarismo.
o modelo pedagógico socialista é completamente dialogal e conduzido inteiramente pelos educandos, onde o Estado não intervem e o professor é um simples "funcionário da revolução", cujo melhor exemplo é o educador soviético Anton Makarenko
socialismo e educação são coisas completamente separadas: a primeira é uma prática política e a segunda uma prática social
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A proposta de Ana Maria Salomon quanto ao atendimento do portador de visão subnormal compromete-se mais com uma concepção:
Voltada para a tecnologia a serviço da educação do cego.
Holística, simultaneamente funcional e dinâmica.
Que leva em conta a análise tecnológica redutiva.
Todas as respostas anteriores estão corretas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
São características desejáveis que devem estar presentes em provas objetivas:
1- o enunciado deve conter dados meramente ilustrativos de modo a contextualizar a questão, com situações-problema do cotidiano.
2- o enunciado deve conter todas as informações técnicas necessárias à resolução da questão e a questão deve avaliar conteúdo relevante.
3- as alternativas devem ser coerentes, ter homogeneidade em termos de tamanho e os distratores devem ser plausíveis e bem construídos.
4- as alternativas corretas devem provocar controvérsias para garantir a objetividade podendo para isso, utilizar palavras ambíguas.
O correto está somente em:
1 e 2.
2 e 3.
3 e 4.
1 e 4.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Visão reduzida, sob o enfoque educacional, trata-se de:
Resíduo visual que permite ao educando ler impressos à tinta, desde que se empreguem recursos didáticos e equipamentos especiais.
Resíduo visual que permite ao educando ler impressos de qualquer espécie, sem necessidade de equipamentos especiais desde que se empreguem recursos didáticos especiais.
Resíduo visual que permite ao educando ler impressos à tinta, sem que se empreguem recursos didáticos ou equipamentos especiais.
Resíduo visual que permite ao educando ler impressos de qualquer espécie sem necessidade de recursos didáticos ou equipamentos especiais.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A possibilidade de elaboração de um currículo multicultural na educação de surdos precisa ser construída a partir:
Da idéia de diferença que constitui o surdo a partir de um déficit.
Da idéia de diferença que constitui o surdo a partir de uma perda.
Da idéia de diferença construída historicamente, a partir de uma determinada cultura, onde se instauram relações de poder e ideologia.
Não se deve elaborar o currículo na educação para surdos (sob risco de discriminar), e sim adaptá-lo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...