Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em certa escola, os professores decidiram modificar o currículo, adotando a perspectiva da construção de competências. Esta mudança visava a:

  • A.

    permitir ao professor maior independência em relação ao currículo formal.

  • B.

    favorecer ao professor a metodologia de ensino.

  • C.

    aumentar a autonomia do professor e da sua disciplina.

  • D.

    possibilitar ao professor o conhecimento dos diferentes conteúdos ensinados aos alunos.

  • E.

    introduzir a perspectiva integrada do conhecimento.

Em uma concepção interacionista estão presentes as seguintes características. Destaque a alternativa correta:

  • A.

    Mediação pedagógica e vinculação dos novos conhecimentos aos conhecimentos prévios.

  • B.

    Prática espontaneísta e centrado no aluno.

  • C.

    Autenticidade e congruência do ser humano.

  • D.

    Controle da situação planejada e passividade do sujeito.

Os currículos do ensino fundamental e médio, segundo a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:

  • A.

    Incluem em sua base comum nacional o incentivo ao desporto educacional e práticas desportivas não formais.

  • B.

    Devem ter uma base nacional comum a ser complementada em cada sistema e estabelecimento de ensino por uma parte diversificada.

  • C.

    Autorizam e credenciam os estabelecimentos de ensino baixando normas gerais e específicas para seu funcionamento.

  • D.

    Incluem em sua parte diversificada, a partir do primeiro ano da educação básica, o ensino de uma língua estrangeira moderna.

  • E.

    Integram sua parte diversificada programas de aceleração de estudos para alunos da educação básica em atraso escolar.

Assinale a alternativa correta quanto à educação de crianças com deficiências:

  • A.

    Todas as crianças com deficiência visual são capazes de aprender, não importando o grau de severidade da deficiência; crianças com múltiplas deficiências, em grau alto de severidade, não são capazes de aprender.

  • B.

    Todas as crianças com deficiência visual e múltipla deficiência são capazes de aprender, não importando o grau de severidade da deficiência.

  • C.

    Todas as crianças com deficiência visual e múltipla deficiência são incapazes de aprender a partir do grau médio de severidade.

  • D.

    A capacidade de aprender de crianças deficientes visuais ou com múltiplas deficiências dependerá de análise clínica.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Falar dos conteúdos não se resume ao que ensinar; supõe também, situarmo-nos numa plataforma decisional, que, tal, como sucedia com os objetivos, está condicionada por uma série de questões prévias relativas ao que a escola é e para quê, que peso deve ter cada disciplina, com que atitude nos devemos acercar dos conhecimentos, se disciplinas singulares ou interdisciplinaridade (ZABALZA, Miguel. Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Lisboa, Ana, 1992). A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:

1- os conteúdos são os saberes, os conhecimentos sobre os quais trabalha a escola e que podem ser organizados numa perspectiva disciplinar ou interdisciplinar.

2- decidir sobre quais conteúdos selecionar e a forma de sua organização é tarefa docente articulada ao projeto pedagógico, à organização curricular e à questões epistemológicas.

3- no processo atual de revalorização dos conteúdos é necessário retornar a sua definição disciplinar, vinculada ao livro texto, ao sentido formal de sua utilização no ensino e às disciplinas mais importantes.

O correto está somente em:

  • A.

    2 e 3.

  • B.

    2.

  • C.

    1 e 2.

  • D.

    3

Antônio Gramsci foi um grande nome do socialismo do século XX, preocupado com questões educacionais e escolares. Para este autor:

  • A.

    a escola faz parte da chamada "sociedade política" responsável pela manutenção da ordem e da repressão.

  • B.

    os professores são também "intelectuais" que podem trabalhar na construção de uma contra-hegemonia ética e cultural.

  • C.

    numa sociedade socialista verdadeira, a escola desapareceria para dar lugar a uma instituição que promovesse a liberdade e não o autoritarismo.

  • D.

    o modelo pedagógico socialista é completamente dialogal e conduzido inteiramente pelos educandos, onde o Estado não intervem e o professor é um simples "funcionário da revolução", cujo melhor exemplo é o educador soviético Anton Makarenko

  • E.

    socialismo e educação são coisas completamente separadas: a primeira é uma prática política e a segunda uma prática social

A proposta de Ana Maria Salomon quanto ao atendimento do portador de visão subnormal compromete-se mais com uma concepção:

  • A.

    Voltada para a tecnologia a serviço da educação do cego.

  • B.

    Holística, simultaneamente funcional e dinâmica.

  • C.

    Que leva em conta a análise tecnológica redutiva.

  • D.

    Todas as respostas anteriores estão corretas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

São características desejáveis que devem estar presentes em provas objetivas:

1- o enunciado deve conter dados meramente ilustrativos de modo a contextualizar a questão, com situações-problema do cotidiano.

2- o enunciado deve conter todas as informações técnicas necessárias à resolução da questão e a questão deve avaliar conteúdo relevante.

3- as alternativas devem ser coerentes, ter homogeneidade em termos de tamanho e os distratores devem ser plausíveis e bem construídos.

4- as alternativas corretas devem provocar controvérsias para garantir a objetividade podendo para isso, utilizar palavras ambíguas.

O correto está somente em:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    3 e 4.

  • D.

    1 e 4.

Visão reduzida, sob o enfoque educacional, trata-se de:

  • A.

    Resíduo visual que permite ao educando ler impressos à tinta, desde que se empreguem recursos didáticos e equipamentos especiais.

  • B.

    Resíduo visual que permite ao educando ler impressos de qualquer espécie, sem necessidade de equipamentos especiais desde que se empreguem recursos didáticos especiais.

  • C.

    Resíduo visual que permite ao educando ler impressos à tinta, sem que se empreguem recursos didáticos ou equipamentos especiais.

  • D.

    Resíduo visual que permite ao educando ler impressos de qualquer espécie sem necessidade de recursos didáticos ou equipamentos especiais.

A possibilidade de elaboração de um currículo multicultural na educação de surdos precisa ser construída a partir:

  • A.

    Da idéia de diferença que constitui o surdo a partir de um déficit.

  • B.

    Da idéia de diferença que constitui o surdo a partir de uma perda.

  • C.

    Da idéia de diferença construída historicamente, a partir de uma determinada cultura, onde se instauram relações de poder e ideologia.

  • D.

    Não se deve elaborar o currículo na educação para surdos (sob risco de discriminar), e sim adaptá-lo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...