Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A linguagem musical é um excelente meio para o desenvol-vimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e do au-toconhecimento, além de um poderoso meio de integração social. Entendida assim, a linguagem musical, expressa em atividades de educação infantil, é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível:
A bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentem neces-sidades especiais.
Somente a crianças que apresentem necessidades especiais.
Somente a bebês.
Somente a jovens e adultos.
São consideradas como experiências prioritárias em Artes Visuais realizadas para as crianças de zero a três anos:
A manipulação restrita de materiais.
A manipulação irrestrita de materiais e a impossibilidade de expressar-se por meio deles.
A exploração de diferentes materiais e a possibilidade de expressar-se por meio deles.
A exploração de somente um tipo de material.
A observação das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, de satisfação com sua própria produção e com suas pequenas conquistas é um instrumento de acompanhamento do trabalho que poderá auxiliar:
Somente as ações dos educadores infantis.
Na manutenção de manifestações de preconceitos e discrimi-nações entre as crianças.
No fortalecimento de autodesvalorização da criança.
Na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
Pode-se afirmar que em uma instituição de educação infantil ou escolar:
Não existe ação educativa nem organização.
Tanto a ação educativa quanto a organização estão a serviço dos funcionários.
A ação educativa deve estar a serviço da organização da instituição.
A organização da instituição deve estar a serviço da ação educativa.
A arrumação da sala, após uma atividade com crianças, é uma tarefa que deve ser usada como exemplo educativo, e pode ser feita:
Exclusivamente por educadores infantis.
Somente pela funcionária responsável pela limpeza.
Pelas próprias crianças, com ajuda do educador.
Obrigatoriamente pelo diretor da instituição escolar.
A construção da identidade e a conquista da autonomia pelas crianças são processos que:
Não ocorrem na infância, somente na idade madura.
Se referem à conquistas exclusivas de pais e educadores.
Demandam tempo e respeito às características individuais da criança.
Ocorrem rapidamente e não estão atreladas às características individuais da criança.
Nas creches, surtos de diarréia e hepatite infecciosa entre as crianças, e até adultos, ocorrem geralmente quando:
Aquele que faz a higiene de troca de fraldas armazena as fraldas sujas em recipientes de lixo, bem tampados e sempre limpos.
Se manipulam fraldas sujas no ambiente de berçário, ou não se adotam procedimentos corretos de higiene das mãos após a troca de fraldas.
A troca de fraldas se dá em ambiente arejado.
Se adotam procedimentos corretos de higiene, evitando riscos de disseminação de micróbios entre crianças e até adultos.
O atendimento das necessidades de sono e repouso, nas diferentes etapas da vida da criança, tem um importante papel na saúde geral da criança e, em particular, no:
Sistema reprodutivo.
Sistema digestório.
Sistema respiratório.
Sistema nervoso.
Bebês e crianças muito pequenas que ainda usam fraldas e permanecem durante muitas horas na instituição educativa, necessitam, tanto para conforto quanto para higiene e preven-ção de assaduras e brotoejas, de:
Banho.
Alimentação.
Descanso.
Brincadeiras.
O hábito de se colocar mel ou açúcar nas chupetas das crianças e oferecer mamadeiras antes de dormirem, sem a posterior limpeza dos dentes, para acalmá-las, pode provocar:
Satisfação, unicamente.
Cáries muito precoces.
Hábitos salutares.
Saúde bucal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...