Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quando são oferecidas às crianças, oportunidades de escolha e de autogoverno nos atos cotidianos e em atividades sis-tematizadas, inicia-se um processo de:
Autoritarismo.
Autonomia.
Heteronomia.
Vandalismo.
A higiene das mãos é um recurso simples e eficiente entre as atitudes e procedimentos básicos para:
A manutenção da saúde e prevenção de doenças.
A proliferação de doenças.
Aumentar a contaminação.
A manutenção e preservação de bactérias e vírus.
Junto aos bebês, a intervenção educativa deve satisfazer quais necessidades da criança?
De higiene, desportivas e de alimentação.
De descanso, culturais e de alimentação.
De sono e de alimentação.
De higiene, de alimentação e de descanso
A Escola Inclusiva é uma tendência internacional desde o final do século XX. É considerada Escola Inclusiva aquela que:
Abre espaço para todas as crianças, exceto aquelas com necessidades especiais.
Abre espaço para todas as crianças, exceto aquelas conside-radas superdotadas.
Abre espaço para todas as crianças, abrangendo aquelas com necessidades especiais.
Não abre espaço para crianças.
Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente, deve promover o convívio com a diversidade, que inclui as di-versas culturas, hábitos, costumes e, também, competências. Aprender a conviver e relacionar-se com pessoas que possu-em habilidades e competências diferentes, que possuem ex-pressões culturais e marcas sociais próprias, é condição ne-cessária para o desenvolvimento de valores:
Econômicos, como a ascensão social e profissional.
Permeados por ideais de competitividade.
Éticos, como a dignidade do ser humano, o respeito ao outro, a igualdade e a equidade e a solidariedade.
Perpetuados por uma sociedade injusta e de cunho segrega-dor.
Propiciando a brincadeira, cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos. Então, a oportunidade de brincar, favorece às crianças:
Acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhes são importantes e significativos.
Não acionar seus pensamentos para a resolução de proble-mas.
Exclusivamente um momento de lazer.
O contato com atividades de caráter não lúdico.
Contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreendê-lo como:
Parte excludente da educação.
Parte separada da educação
Parte insignificante da educação.
Parte integrante da educação.
As crianças possuem uma natureza singular que as caracte-riza como seres que:
Sentem e pensam o mundo de maneira igual ao adulto.
Sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio.
Não sentem o mundo, mas pensam o mundo.
Não pensam o mundo e nem o sentem.
A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a freqüentam, indiscriminadamente, e-lementos da cultura que enriquecem:
O seu desenvolvimento e inserção social
A sua inserção social e econômica.
O desenvolvimento de suas fragilidades.
O seu poder econômico e desenvolvimento social.
O período da aquisição da fala é um dos mais marcantes para a criança pequena. Além dos discursos mais contextualizados no âmbito da comunicação também é importante trazer outros textos para que as crianças possam memorizar, balbuciar, repetir. As cantigas, as brincadeiras cantadas, os versos trava-línguas, as parlendas as possibilitam muitas oportunidades de brincar com:
as palavras, numa experiência centrada na memória.
as palavras, numa experiência centrada no modo de ver do adulto profissional;.
as outras crianças, desenvolvendo movimentos, e visão de mundo.
as palavras, numa experiência centrada na cultura lúdica.
os adultos, numa experiência bimodal e bilateral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...