Questões de Pedagogia do ano 0000

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Mônica Abranches, no livro Colegiado Escolar, afirma que participar da gestão da escola significa:

  • A.

    As ações de ajuda, materiais e humanas, que os pais ou a comunidade oferecem à escola.

  • B.

    Mais do que a integração entre a escola e a comunidade, é preciso entender essa presença como um mecanismo de participação política, e como uma possibilidade real de decisão.

  • C.

    Uma escola voltada somente para a sua clientela, para os seus alunos.

  • D.

    Total ruptura com uma ordenação em que prevalecem as relações hierárquicas de mando e submissão, em particular nas escolas que já implantaram as estruturas participativas.

  • E.

    Enganação, pois os Conselhos de escola são manipulados pelos diretores.

"Somente resta à escola uma solução: lembrar e fazer lembrar em alto e bom tom, a seus alunos e à sociedade como um todo, que sua finalidade principal é a preparação para o exercício da cidadania" (Yves de La Taille – A indisciplina e o sentimento de vergonha) E para ser cidadão, é necessário:

  • A.

    reinar na mídia, orgulhar-se pelo fato de não saber algo, pois a sociedade atual não reverencia o estudo e a instrução.

  • B.

    ter sucesso e dinheiro, que não são mais conseguidos pelos anos vividos nos templos do saber.

  • C.

    ter sólidos conhecimentos, memória, respeito pelo espaço público, normas de relações interpessoais e diálogo franco entre olhares éticos.

  • D.

    ter respeito ao esforço privado e íntimo, desprezo pela opinião pública.

  • E.

    valorizar a intimidade, liberdade individual em detrimento à social, pois hoje há um declínio do homem público.

O professor dentro da sala de aula não deveria se sentir solitário em seus esforços, mas ser animado por um sentido de co-participação com todos os outros que estão nas salas de aulas e na escola criando condições para que haja um compartilhamento daquilo que é a civilização humana. Construir este coletivo, com participação e envolvimento de todos faz parte de um processo formativo que se centre:

  • A.

    nos objetivos operacionais detalhadamente definidos, com ênfase na instrução;

  • B.

    nos conteúdos a transmitir;

  • C.

    no currículo já estabelecido;

  • D.

    nas tecnologias, pois essas ampliam as possibilidades humanas;

  • E.

    na dimensão do humano e não nas tecnologias. Não se deve desprezar as tecnologias que ampliam as possibilidades humanas, mas não se pode se sujeitar a elas.

A famosa obra de Picasso "Garçon à la Pipe" foi leiloada em qual cidade?

  • A.

    São Paulo

  • B.

    Madri

  • C.

    Paris

  • D.

    Nova York

  • E.

    Londres

Ao adotar um enfoque construtivista os professores devem:

1. Planejar suas aulas levando em conta como a criança aprende.

2. Planejar suas aulas de forma a garantir a memorização.

3. Utilizar os conhecimentos prévios de forma a facilitar a aprendizagem dos conceitos a serem estudados.

4. Gerar situações de conflito.

5. Preparar suas aulas partindo do zero, ou seja, considerando que os alunos nada sabem sobre o assunto a ser estudado.

6. Elaborar itens de testes objetivos para avaliar a aprendizagem.

Estão corretas:

  • A.

    1,2 e 6

  • B.

    1,3 e 4

  • C.

    2,3 e 5

  • D.

    3,4 e 5

  • E.

    2,4 e 6

O planejamento didático envolve três níveis de especificidade:

  • A.

    O plano de curso, o plano de unidade e o plano de aula.

  • B.

    Reuniões de pais e mestres, elaboração do currículo escolar e avaliação de alunos.

  • C.

    Plano de ensino, reunião da equipe pedagógica e capacitação de docentes

  • D.

    Transmissão/assimilação de matéria nova, planos de aula e disciplina de classe.

  • E.

    Plano decenal de educação, plano de ensino e conselho de classe.

A didática tem por objeto:

  • A.

    O planejamento curricular.

  • B.

    A avaliação escolar.

  • C.

    Os recursos materiais de ensino.

  • D.

    O processo de ensino/aprendizagem.

  • E.

    A interação professor-aluno.

A função social da escola é:

  • A.

    Fornecer aos alunos carentes merenda, uniforme e material escolar.

  • B.

    Diminuir as causas da repetência e evasão escolar.

  • C.

    Transmitir às novas gerações a herança cultural da humanidade.

  • D.

    Oferecer melhores condições de salário aos professores.

  • E.

    Integrar os alunos às respectivas comunidades, com vistas ao mercado de trabalho.

O professor de Educação Física define no seu plano de aula um ritmo de intensidade forte, e verificou que alguns alunos não conseguiram terminar a aula, devido ao cansaço. Que fenômeno explica esta situação?

  • A.

    Homeostase

  • B.

    Adaptação

  • C.

    Individualidade biológica

  • D.

    Assimilação compensatória

  • E.

    Stress

De acordo com as tendências da Educação Física brasileira dos anos 30 até os dias atuais, marque a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna

( ) Perda da sensibilidade em um dos lados do corpo sendo possível sua recuperação total ou parcial através da reabilitação.

( ) Perda dos movimentos dos membros inferiores e superiores sempre com o comprometimento das mãos.

( ) Perda dos movimentos em um dos lados do corpo podendo ocorrer sua recuperação momentânea com resgate parcial ou total.

( ) Perda dos movimentos dos membros inferiores.

( ) Perda dos movimentos de um membro superior e dois inferiores.

1. Educação Física Higienista

2. Educação Física Militarista

3. Educação Física Pedagogicista

4. Educação Física Competivista

5. Educação Física Popular

( ) Emerge da prática social dos trabalhadores.

( ) Ênfase às questões de saúde.

( ) Juventude capaz de suportar combate.

( ) Atividades educativas dentro do currículo escolar.

( ) Competição e superação individual.

A seqüência correta é:

  • A.

    5,1,2,3 e 4

  • B.

    1,3,5,2 e 4

  • C.

    1,2,3,4 e 5

  • D.

    2,3,4,1 e 5

  • E.

    3,4,5,1 e 2

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...