Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que emprega as regras de pontuação corretamente
Meu irmão formou-se médico minha irmã educadora eu fiquei mergulhado na minha paixão pela literatura.
Meu irmão, formou-se médico, minha irmã, educadora eu fiquei mergulhado, na minha paixão pela literatura.
Meu irmão, formou-se médico minha irmã, educadora eu, fiquei mergulhado na minha paixão pela literatura.
Meu irmão formou-se médico, minha irmã, educadora; eu fiquei mergulhado na minha paixão pela literatura.
Meu irmão, formou-se médico, minha irmã educadora, eu fiquei mergulhado na minha paixão pela literatura.
A palavra "texto" vem do latim e significa, originalmente, "tecedura" trama. "Ler" vem do latim lego, que significa colher, recolher. "Interpretar" também vem do latim, e o seu significado original é expor, declarar, explicar. A leitura é:
Uma vivência, só se realiza quando o leitor lê e interpreta, numa relação dialógica.
Uma decodificação.
A negação da interpretação; uma verdadeira hemenêutica.
Monólogo, domínio do código.
A decodificação de uma trama, uma relação multilateral.
Segundo os PCN's, os critérios de avaliação de geografia para o 1º ciclo são, de modo amplo: I. Reconstruir e localizar as características da paisagem local e compará-las com as de outras paisagens; II. Ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas bem simples. III. Reconstruir algumas das manifestações da relação entre sociedade e natureza. presentes na sua vida cotidiana e na paisagem local. IV. Explicar processos de interação existentes entre elementos sociais e naturais. V. Observar, descrever, explicar, comparar e representar paisagens urbanas e rurais. Assinale a alternativa correta levando em conta as seguintes associações:
II, III, IV;
I, III, IV
I, II, IV;
I, II, III;
I, IV, V.
A Ministra da Igualdade Racial visitou Cubatão e destacou, em seu discurso, que a cidade é pioneira na implementação de ações afirmativas para o fim da discriminação racial, e informou que, no dia 27/05/04, será lançada a Rede Nacional de Promoção da Igualdade Racial, e informou que haverá capacitação de professores para o ensino de História da África, prevista pela Lei Federal 10.639, que alterou a Lei 9344/96. São objetivos desta política pública:
Desmistificar a tão falada e pouco vivida democracia racial brasileira.
Reverter o quadro da desigualdade racial do nosso país, e produzir materiais que contribuam para reforçar uma imagem positiva da população negra.
Garantir privilégios à população negra e seus descendentes, reparando a injustiça social do período da escravidão no Brasil.
Consolidar e modificar a já existente democracia racial brasileira.
Denunciar o racismo da sociedade brasileira.
Em Cubatão desenvolveu-se um pólo Ecoturístico, que apresenta roteiros do maior interesse para desenvolver um estudo do meio, destacando-se Cubatão nos seus aspectos histórico, geográfico e energético, a saber:
Estrada Velha de Santos, Monumentos Históricos, Mata de Igarapés, Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Anchieta, Casa dos Bandeirantes, Cerrados Paulistanos, Usina Hidrelétrica de Sobradinho.
Imigrantes, Museu do Ipiranga, Mangues, Usina Hidrelétrica de Rosana
Anchieta, Imigrantes, Museu da Pesca e do Mar, Mata de Araucária, Usina de Ilha Solteira
Estrada Velha de Santos, Monumento de 1922, Cruzeiro Quinhentista, Mata Atlântica. e Usina Hidrelétrica Henry Borden
Cubatão, que teve sua emancipação político- administrativa em 09/04/49, localiza-se:
na Baixada Santista, ao pé da Serra da Mantiqueira; apresenta um clima quente e seco, sendo um pólo industrial.
na Ribeira do Iguape, litoral sul, ao pé da Serra do Mar, apresenta um clima tropical, sendo um pólo industrial muito significativo.
na Baixada Santista; ao pé da Serra do Mar, apresenta um clima quente e úmido, sendo um pólo industrial muito significativo.
na Baixada Santista; ao pé da Serra do Mar, apresenta um clima quente e úmido, sendo um pólo avançado de alta tecnologia de ponta, semelhante ao Vale do Silício, nos EUA.
no Vale do Paraíba, ao pé da Serra da Mantiqueira, sendo um pólo industrial avançado.
Na Grécia Antiga os governos das cidades gregas evoluíram da monarquia para aristocracia. Em algumas cidades, como Atenas, os artesãos e comerciantes se rebelaram contra o abuso de poder da aristocracia, reivindicando maior participação nas decisões. Conseguiram maior participação dos demos, surgindo assim. por volta do século VI a.C.:
a democracia: "governo do povo" num governo de monarcas poderosos.
a democracia: "governo do povo" numa ordem escravista.
a democracia: "governo do povo" numa ordem feudal não escravista.
oligarquia "governo de poucos", com sufrágio universal.
a aristocracia "governo das famílias mais importantes" numa ordem monárquica.
O primeiro processo civilizatório que se desencadeou, há cerca de 10 mil anos atrás, sobre os povos da Mesopotâmia e do Egito. e se repetiu mais tarde, por efeito da difusão, ou como efeito do desenvolvimento independente, na Índia (6.000 a.C.), na China (5.000 a.C.), na Europa (4.500 a.C.), na África Tropical (3.000 a.C.) e nas Américas (2.500 a.C.) corresponde à:
revolução na área da comunicação.
revolução técnico-científica.
revolução industrial.
revolução agrícola.
revolução comercial.
A invenção do microscópio possibilitou aos cientistas enxergar pela: primeira vez, seres minúsculos, por exemplo:
I - bactérias.
II - protozoário.
III - fungos.
IV - vírus.
V- vermes,que são respectivamente:
A. animais complexos, grandes ou pequenos, redondos ou achatados, por exemplo: lombriga, tênia; oxiúros;
B. organismos infectantes, compostos por DNA e RNA envolvidos por uma capa de proteínas, por exemplo, o agente causador da AIDS, o HIV;
C. vão do bolor do pão aos mais raros cogumelos, exemplos: fermento biológico do pão, do iogurte, do vinho, da cerveja.
D. organismos diferentes entre si, todos possuem uma única célula que sozinha desempenha várias funções, como: excretar, respirar, mover-se, reproduzir-se, como as amebas e as giárdias.
E. organismos celulares geralmente parasitas, como por exemplo staphylococus aurus.
Assinale a alternativa correta, que faz a relação das características com os tipos de seres minúsculos:
I-B, II-A, III-A, IV-A, V-D.
I-D, II-C, III-B, IV-C. V-C.
I-C, II-E, III-D, IV-E, V-B.
I-E, II-D, III-C, IV-B, V-A.
I-A, II-B, III-C, IV-D, V-E.
Um professor, para explicar o aparecimento do arco-íris, desenvolveu a seguinte atividade: O arco-íris às avessas, com as seguintes etapas: 1° Recortar uma folha de cartolina, na forma de um círculo de 15 cm de diâmetro. 2° Dividi-lo em 7 partes. 3° Colorir as divisões do papel com as cores do arco-íris: verde, amarelo, laranja, vermelho, violeta, anil e azul. 4° Atravessar um arame no centro do círculo. 5° Girar o disco colorido em torno do eixo, com a mão. 6° Observar o que acontece com as cores. 7° Descrever o que foi percebido: - quando giramos o disco, as cores que chegam aos nossos olhos acabam se misturando, formando a luz branca . Isso significa que o fenômeno chamado "arco-íris" é o resultado de:
da decomposição da luz branca em suas sete cores.
da decomposição da luz branca em suas sete cores, provocada pelo prisma, como no experimento.
combinação de sete cores primárias, provocadas pelas gotículas d'água.
da decomposição da luz vermelha, provocada pelas gotículas d'água.
da decomposição da luz amarela, provocada pelo prisma.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...