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Estudiosos do desenvolvimento humano concordam atualmente que as crianças não vêm ao mundo como autômatos, geneticamente programados, enfatizando, com isso, a importância da natureza; nem como um poço vazio à espera de ser preenchido por saberes e estímulos vindos de ambientes físico e social; enfatizando, assim, o papel da educação e da cultura. A interação entre as duas grandes forças promotoras do desenvolvimento em geral, e, particularmente do desenvolvimento da inteligência, a Natureza e a Cultura, não é:
uma dança, mas uma competição.
uma competição, mas uma dança
harmoniosa; mas semiconflituosa
uma guerra.
uma paz, uma compilação.
Pesquisas em todo o mundo mostram que crianças que têm ou tiveram uma alimentação deficiente em cálcio, proteínas e calorias, tendem a apresentar dificuldades de aprendizagem. Surgem adultos fisicamente pouco desenvolvidos, com ananismo e raquitismo, que se caracterizam, respectivamente, por:
baixa estatura e má formação de ossos;.
obesidade e muita sonolência.
extrema agitação e dificuldade de atenção
baixa estatura mas atenção apurada.
má formação dos ossos e extrema agitação.
O artigo 208 inciso III da Constituição Federal afirma que será assegurado o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiências, preferencialmente na rede regular de ensino."Quanto ao" preferencialmente" constante na Constituição Federal, não podemos entender:
oferta daquilo que é necessariamente diferente no ensino para melhor atender as especificidades dos alunos com deficiências, por exemplo, material para escrita e leitura em Braille.
a inviabilidade em receber na mesma sala de aula todas as crianças.
o atendimento educacional especializado deve estar disponível em todos os níveis de ensino, de preferência na rede regular de ensino.
é no contexto do acesso "livre" que nossa constituição admite que o atendimento educacional especializado pode ser oferecido fora da rede regular de ensino; seria um complemento e não um substituto do ensino ministrado na rede regular para todos os alunos.
o atendimento especializado não deve substituir o escolar, e este deve ser preferencialmente oferecido nas escolas comuns da rede regular.
Ao tratar da função da escola e do processo de ensino- aprendizagem, Wallon desenvolve o seguinte corpo de idéias:
A aprendizagem ocorre, quando há assimilação da transmissão do conhecimento.
No processo do conhecimento, a dimensão afetiva ocupa o lugar central.
O professor é aquele que detém o conhecimento e o aluno o receptor.
O fundamental é entender o processo de cognição, visto que o professor é um mago de comportamentos.
O conteúdo da Educação é a totalidade dos conhecimentos transmitidos do professor ao aluno, em sala de aula.
Avaliação é o elemento integrador entre aprendizagem e ensino, seu objetivo é a orientação da intermediação pedagógica. Logo a avaliação deve ser:
espontaneísta como elemento de controle;
classificatória e formativa;
um jogo de regras uniformes e definidas à luz de parâmetros fixos;
investigativa e mediadora;
diagnóstica e classificatória.
Assinale a alternativa que caracteriza as propostas de educação inclusiva.
Para que as pessoas com deficiência possam exercer o direito à educação em sua plenitude é indispensável que a escola de ensino regular se adapte às mais diversas situações e às necessidades dos alunos inseridos em salas de aula.
Na perspectiva de uma educação inclusiva, espera- se que a pessoa com deficiência se integre por si mesma na escola do ensino regular.
Uma escola para crianças de zero aos seis anos, rica em estímulos visuais e auditivos não é um local de qualidade e adequado para todas as crianças.
As barreiras arquitetônicas impossíveis de serem eliminadas após o prédio já construído, impossibilitam e impedem a matrícula de alunos com deficiência física.
Podemos considerar inclusa a escola que classifica os alunos, estabelece uma dicotomia entre ensino regular e especial e desenvolver uma aprendizagem competitiva.
"Anteontem, o professor falava a alunos dispostos a acatar; ontem a certos alunos pré-dispostos a discordar; hoje, tem auditório de surdos". Yves de La Taille. Com base na frase acima, assinale a alternativa que melhor explique a indisciplina hoje.
Predominância de comportamentos regidos por um conjunto de normas.
Predominância de comportamentos marcados pela revolta contra as normas estabelecidas. Desobediência insolente.
Predominância de comportamentos marcados pelo desconhecimento de normas, com clara desorganização das relações. Negação de todo valor e de qualquer regra.
Revolta discente a um conjunto de normas obsoletas e rígidas.
Falta de educação, de pensamento crítico, ausência de convívio pacífico, presença de autoritarismo e ausência de autoridade.
. Ensino, aprendizagem e desenvolvimento são processos distintos, porém indissociáveis, não podem existir separadamente. A aprendizagem promove o desenvolvimento, que por sua vez, possibilita novas aprendizagens. Porém, essa relação dialética só é possível com a presença de:
professores competentes, capazes de transmitir os conteúdos básicos e essenciais de sua especialidade.
profissionais que intervenham na realidade e que ensinem.
parceiros mediadores da aprendizagem.
alunos motivados e interessados em construir seu próprio desenvolvimento.
familiares e alunos que valorizam a escola e o ensino.
Historicamente, as diferentes concepções sobre o desenvolvimento humano têm influenciado as práticas educativas. Algumas dessas concepções afirmam:
I - O desenvolvimento humano é determinado por fatores genéticos. Suas potencialidades são inatas e previamente definidas pelo código genético.
II - A criança nasce sem que nada esteja determinado biologicamente. É o meio ambiente em que você vive que irá moldá-la.
III- Tanto os fatores biológicos como os ambientais são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano e não podem ser dissociados.
Assinale a alternativa correta, que identifica respectivamente cada uma destas concepções:
I - inatista, II - ambientalista e III - interacionista;
I - inatista, II - interacionista e III - ambientalista;
I - construtivista, II - sócio-interacionista e III - ambientalista;
I - ambientalista, II - inatista e III - interacionista;
I - interacionista, II - inatista e III - sócio-interacionista.
O que envolve educar a criança e o adolescente para a cidadania, ou seja, educar o aluno enquanto cidadão?
Construir, conjuntamente com o aluno regras de comportamento e ajudá-lo a aprender certas formas de organização da cultura; por exemplo, as regras para a ocupação do espaço e as normas para uso e garantias de materiais.
A formação de atitudes violentas na solução de conflitos, por exemplo, afirmar "se ele bater você, você pode bater nele".
Garantir ao aluno a possibilidade de não expressar sentimentos, idéias, costumes e preferências, sendo acertada a idéia do seu professor, como a única verdadeira e válida.
Desenvolver atitudes de piedade para com as pessoas, vendo-se como um "abençoado" diante das dificuldades dos outros.
Negar ao aluno o direito à brincadeira ou ao lúdico, o direito à atenção individual, afinal a escola é o lugar para se ensinar a todos, ao mesmo tempo e no mesmo ritmo.
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