Questões de Pedagogia do ano 0000

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Estudiosos do desenvolvimento humano concordam atualmente que as crianças não vêm ao mundo como autômatos, geneticamente programados, enfatizando, com isso, a importância da natureza; nem como um poço vazio à espera de ser preenchido por saberes e estímulos vindos de ambientes físico e social; enfatizando, assim, o papel da educação e da cultura. A interação entre as duas grandes forças promotoras do desenvolvimento em geral, e, particularmente do desenvolvimento da inteligência, a Natureza e a Cultura, não é:

  • A.

    uma dança, mas uma competição.

  • B.

    uma competição, mas uma dança

  • C.

    harmoniosa; mas semiconflituosa

  • D.

    uma guerra.

  • E.

    uma paz, uma compilação.

Pesquisas em todo o mundo mostram que crianças que têm ou tiveram uma alimentação deficiente em cálcio, proteínas e calorias, tendem a apresentar dificuldades de aprendizagem. Surgem adultos fisicamente pouco desenvolvidos, com ananismo e raquitismo, que se caracterizam, respectivamente, por:

  • A.

    baixa estatura e má formação de ossos;.

  • B.

    obesidade e muita sonolência.

  • C.

    extrema agitação e dificuldade de atenção

  • D.

    baixa estatura mas atenção apurada.

  • E.

    má formação dos ossos e extrema agitação.

O artigo 208 inciso III da Constituição Federal afirma que será assegurado o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiências, preferencialmente na rede regular de ensino."Quanto ao" preferencialmente" constante na Constituição Federal, não podemos entender:

  • A.

    oferta daquilo que é necessariamente diferente no ensino para melhor atender as especificidades dos alunos com deficiências, por exemplo, material para escrita e leitura em Braille.

  • B.

    a inviabilidade em receber na mesma sala de aula todas as crianças.

  • C.

    o atendimento educacional especializado deve estar disponível em todos os níveis de ensino, de preferência na rede regular de ensino.

  • D.

    é no contexto do acesso "livre" que nossa constituição admite que o atendimento educacional especializado pode ser oferecido fora da rede regular de ensino; seria um complemento e não um substituto do ensino ministrado na rede regular para todos os alunos.

  • E.

    o atendimento especializado não deve substituir o escolar, e este deve ser preferencialmente oferecido nas escolas comuns da rede regular.

Ao tratar da função da escola e do processo de ensino- aprendizagem, Wallon desenvolve o seguinte corpo de idéias:

  • A.

    A aprendizagem ocorre, quando há assimilação da transmissão do conhecimento.

  • B.

    No processo do conhecimento, a dimensão afetiva ocupa o lugar central.

  • C.

    O professor é aquele que detém o conhecimento e o aluno o receptor.

  • D.

    O fundamental é entender o processo de cognição, visto que o professor é um mago de comportamentos.

  • E.

    O conteúdo da Educação é a totalidade dos conhecimentos transmitidos do professor ao aluno, em sala de aula.

Avaliação é o elemento integrador entre aprendizagem e ensino, seu objetivo é a orientação da intermediação pedagógica. Logo a avaliação deve ser:

  • A.

    espontaneísta como elemento de controle;

  • B.

    classificatória e formativa;

  • C.

    um jogo de regras uniformes e definidas à luz de parâmetros fixos;

  • D.

    investigativa e mediadora;

  • E.

    diagnóstica e classificatória.

Assinale a alternativa que caracteriza as propostas de educação inclusiva.

  • A.

    Para que as pessoas com deficiência possam exercer o direito à educação em sua plenitude é indispensável que a escola de ensino regular se adapte às mais diversas situações e às necessidades dos alunos inseridos em salas de aula.

  • B.

    Na perspectiva de uma educação inclusiva, espera- se que a pessoa com deficiência se integre por si mesma na escola do ensino regular.

  • C.

    Uma escola para crianças de zero aos seis anos, rica em estímulos visuais e auditivos não é um local de qualidade e adequado para todas as crianças.

  • D.

    As barreiras arquitetônicas impossíveis de serem eliminadas após o prédio já construído, impossibilitam e impedem a matrícula de alunos com deficiência física.

  • E.

    Podemos considerar inclusa a escola que classifica os alunos, estabelece uma dicotomia entre ensino regular e especial e desenvolver uma aprendizagem competitiva.

"Anteontem, o professor falava a alunos dispostos a acatar; ontem a certos alunos pré-dispostos a discordar; hoje, tem auditório de surdos". Yves de La Taille. Com base na frase acima, assinale a alternativa que melhor explique a indisciplina hoje.

  • A.

    Predominância de comportamentos regidos por um conjunto de normas.

  • B.

    Predominância de comportamentos marcados pela revolta contra as normas estabelecidas. Desobediência insolente.

  • C.

    Predominância de comportamentos marcados pelo desconhecimento de normas, com clara desorganização das relações. Negação de todo valor e de qualquer regra.

  • D.

    Revolta discente a um conjunto de normas obsoletas e rígidas.

  • E.

    Falta de educação, de pensamento crítico, ausência de convívio pacífico, presença de autoritarismo e ausência de autoridade.

. Ensino, aprendizagem e desenvolvimento são processos distintos, porém indissociáveis, não podem existir separadamente. A aprendizagem promove o desenvolvimento, que por sua vez, possibilita novas aprendizagens. Porém, essa relação dialética só é possível com a presença de:

  • A.

    professores competentes, capazes de transmitir os conteúdos básicos e essenciais de sua especialidade.

  • B.

    profissionais que intervenham na realidade e que ensinem.

  • C.

    parceiros mediadores da aprendizagem.

  • D.

    alunos motivados e interessados em construir seu próprio desenvolvimento.

  • E.

    familiares e alunos que valorizam a escola e o ensino.

Historicamente, as diferentes concepções sobre o desenvolvimento humano têm influenciado as práticas educativas. Algumas dessas concepções afirmam:

I - O desenvolvimento humano é determinado por fatores genéticos. Suas potencialidades são inatas e previamente definidas pelo código genético.

II - A criança nasce sem que nada esteja determinado biologicamente. É o meio ambiente em que você vive que irá moldá-la.

III- Tanto os fatores biológicos como os ambientais são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano e não podem ser dissociados.

Assinale a alternativa correta, que identifica respectivamente cada uma destas concepções:

  • A.

    I - inatista, II - ambientalista e III - interacionista;

  • B.

    I - inatista, II - interacionista e III - ambientalista;

  • C.

    I - construtivista, II - sócio-interacionista e III - ambientalista;

  • D.

    I - ambientalista, II - inatista e III - interacionista;

  • E.

    I - interacionista, II - inatista e III - sócio-interacionista.

O que envolve educar a criança e o adolescente para a cidadania, ou seja, educar o aluno enquanto cidadão?

  • A.

    Construir, conjuntamente com o aluno regras de comportamento e ajudá-lo a aprender certas formas de organização da cultura; por exemplo, as regras para a ocupação do espaço e as normas para uso e garantias de materiais.

  • B.

    A formação de atitudes violentas na solução de conflitos, por exemplo, afirmar "se ele bater você, você pode bater nele".

  • C.

    Garantir ao aluno a possibilidade de não expressar sentimentos, idéias, costumes e preferências, sendo acertada a idéia do seu professor, como a única verdadeira e válida.

  • D.

    Desenvolver atitudes de piedade para com as pessoas, vendo-se como um "abençoado" diante das dificuldades dos outros.

  • E.

    Negar ao aluno o direito à brincadeira ou ao lúdico, o direito à atenção individual, afinal a escola é o lugar para se ensinar a todos, ao mesmo tempo e no mesmo ritmo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...