Questões de Pedagogia do ano 0000

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O que mais influencia o desenvolvimento do autoconceito da criança é:

  • A.

    a presença de amigos;

  • B.

    o carinho dos que a rodeiam;

  • C.

    o ambiente familiar;

  • D.

    uma escola aconchegante;

  • E.

    uma teoria da infância e da adolescência.

O tipo de inteligência ligada à maneira como a pessoa se vê, como percebe suas limitações, suas potencialidades e fraquezas, é a inteligência:

  • A.

    impessoal;

  • B.

    interpessoal;

  • C.

    transpessoal;

  • D.

    pessoal;

  • E.

    intrapessoal.

Com relação ao desenvolvimento da inteligência, é correto afirmar que a inteligência:

  • A.

    tem relação com a classe sócio-econômica;

  • B.

    vai se desenvolvendo ao longo dos anos da segunda infância;

  • C.

    tem a ver com os antecedentes culturais, pois isto é que ajuda a desenvolver a inteligência;

  • D.

    começa a desenvolver-se durante a primeira infância;

  • E.

    é hereditária e por isso direcionada.

Piaget chamou os dois primeiros anos do desenvolvimento intelectual da criança de período:

  • A.

    sensório-motor;

  • B.

    de esquemas;

  • C.

    condicionado;

  • D.

    de aprendizagem;

  • E.

    de avaliação.

Simon / Binet, ao elaborarem o teste de QI, consideraram o ser humano com duas centrais de inteligência: a inteligência lingüística e a inteligência matemática. Hoje sabemos, pelos estudos dos neurologistas de Harvard, que o homem possui no mínimo:

  • A.

    cinco tipos de inteligência;

  • B.

    sete tipos de inteligência;

  • C.

    nove tipos de inteligência;

  • D.

    quatro tipos de inteligência;

  • E.

    doze tipos de inteligência.

Podemos dizer que uma escola de qualidade é:

  • A.

    a que tem um bom conteúdo de matemática, português, história e geografia;

  • B.

    a que dá conta, de fato, de todas as crianças brasileiras, concebidas em sua realidade concreta;

  • C.

    a que prepara para o vestibular, além de dar um bom conteúdo geral;

  • D.

    aquela preocupada com a formação geral;

  • E.

    a que se preocupa com os princípios morais e éticos estabelecidos pela sociedade.

No momento em que o professor formula uma questão, seja oralmente ou por escrito, revela uma intenção pedagógica e uma relação com o educando, o que implica obrigatoriamente em ser:

  • A.

    relacional;

  • B.

    objetiva;

  • C.

    dissertativa;

  • D.

    corretiva;

  • E.

    subjetiva.

"A formação continuada de professores em novas tecnologias sinaliza uma organização curricular inovadora que, ao ultrapassar a forma tradicional de organização curricular, estabelece novas relações entre a teoria e a prática." (Mercado, 1999).

Analisando o texto acima, é CORRETO afirmar que o autor considera:

I. A formação de professores fundamental para o sucesso da utilização das novas tecnologias.

II. A formação de professores frente à introdução de novas tecnologias exige uma reformulação das metodologias de ensino e um repensar de suas práticas pedagógicas.

III. Apropriar-se das novas tecnologias como algo imposto externamente, enfatizando-se atitudes pedagógicas de inovação.

 IV. Valorizar a prática pedagógica docente como fonte de reflexões, de pesquisa e de conhecimento. Estão corretas as proposições:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e IV

  • C.

    I, II e IV

  • D.

    II, III e IV

De acordo com Bernard Charlot, para analisarmos o fracasso escolar, devemos levar em consideração, EXCETO:

  • A.

    As posições de origem social, de deficiência e de causalidade.

  • B.

    A singularidade e a história dos indivíduos.

  • C.

    Sua atividade específica, suas práticas.

  • D.

    A especificidade dessa atividade, que se desenvolve (ou não) no campo do saber.

De um modo geral, a escola oferece canais adequados à manifestação da diversidade de competências, porque:

  • A.

    não valoriza outras formas de manifestações de competências que não a lingüística ou a lógico-matemática.

  • B.

    o indicador de qualidade é o da redução na variabilidade.

  • C.

    a administração das emoções tornam a minimização de variáveis uma meta absolutamente desejável.

  • D.

    reduzir a variabilidade na educação, baseando-se em argumentos de qualidade, aponta no sentido ao desejado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...