Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O que mais influencia o desenvolvimento do autoconceito da criança é:
a presença de amigos;
o carinho dos que a rodeiam;
o ambiente familiar;
uma escola aconchegante;
uma teoria da infância e da adolescência.
O tipo de inteligência ligada à maneira como a pessoa se vê, como percebe suas limitações, suas potencialidades e fraquezas, é a inteligência:
impessoal;
interpessoal;
transpessoal;
pessoal;
intrapessoal.
Com relação ao desenvolvimento da inteligência, é correto afirmar que a inteligência:
tem relação com a classe sócio-econômica;
vai se desenvolvendo ao longo dos anos da segunda infância;
tem a ver com os antecedentes culturais, pois isto é que ajuda a desenvolver a inteligência;
começa a desenvolver-se durante a primeira infância;
é hereditária e por isso direcionada.
Piaget chamou os dois primeiros anos do desenvolvimento intelectual da criança de período:
sensório-motor;
de esquemas;
condicionado;
de aprendizagem;
de avaliação.
Simon / Binet, ao elaborarem o teste de QI, consideraram o ser humano com duas centrais de inteligência: a inteligência lingüística e a inteligência matemática. Hoje sabemos, pelos estudos dos neurologistas de Harvard, que o homem possui no mínimo:
cinco tipos de inteligência;
sete tipos de inteligência;
nove tipos de inteligência;
quatro tipos de inteligência;
doze tipos de inteligência.
Podemos dizer que uma escola de qualidade é:
a que tem um bom conteúdo de matemática, português, história e geografia;
a que dá conta, de fato, de todas as crianças brasileiras, concebidas em sua realidade concreta;
a que prepara para o vestibular, além de dar um bom conteúdo geral;
aquela preocupada com a formação geral;
a que se preocupa com os princípios morais e éticos estabelecidos pela sociedade.
No momento em que o professor formula uma questão, seja oralmente ou por escrito, revela uma intenção pedagógica e uma relação com o educando, o que implica obrigatoriamente em ser:
relacional;
objetiva;
dissertativa;
corretiva;
subjetiva.
"A formação continuada de professores em novas tecnologias sinaliza uma organização curricular inovadora que, ao ultrapassar a forma tradicional de organização curricular, estabelece novas relações entre a teoria e a prática." (Mercado, 1999).
Analisando o texto acima, é CORRETO afirmar que o autor considera:
I. A formação de professores fundamental para o sucesso da utilização das novas tecnologias.
II. A formação de professores frente à introdução de novas tecnologias exige uma reformulação das metodologias de ensino e um repensar de suas práticas pedagógicas.
III. Apropriar-se das novas tecnologias como algo imposto externamente, enfatizando-se atitudes pedagógicas de inovação.
IV. Valorizar a prática pedagógica docente como fonte de reflexões, de pesquisa e de conhecimento. Estão corretas as proposições:
I, II e III.
I, III e IV
I, II e IV
II, III e IV
De acordo com Bernard Charlot, para analisarmos o fracasso escolar, devemos levar em consideração, EXCETO:
As posições de origem social, de deficiência e de causalidade.
A singularidade e a história dos indivíduos.
Sua atividade específica, suas práticas.
A especificidade dessa atividade, que se desenvolve (ou não) no campo do saber.
De um modo geral, a escola oferece canais adequados à manifestação da diversidade de competências, porque:
não valoriza outras formas de manifestações de competências que não a lingüística ou a lógico-matemática.
o indicador de qualidade é o da redução na variabilidade.
a administração das emoções tornam a minimização de variáveis uma meta absolutamente desejável.
reduzir a variabilidade na educação, baseando-se em argumentos de qualidade, aponta no sentido ao desejado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...