Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere os conjuntos abaixo.
A alternativa que reúne corretamente os elementos do Conjunto A e do Conjunto B.
I - a ; II - b ; III - c
I - b ; II - c ; III - d
I - d ; II - a ; III - b
I - c ; II - d ; III - a
I - c ; II - a ; III - d
Adriana, mãe de um aluno matriculado na sexta série de uma escola pública estadual, precisava requerer uma declaração de matrícula de seu filho, para fins de comprovação de escolaridade. Ao dirigir-se à escola em que ele estuda deparou-se com um cartaz com os seguintes dizeres:
Esta escola permanecerá fechada durante o recesso escolar de julho.
O fechamento da escola a que o texto se refere
está de acordo com as normas em vigor, que dispensa do ponto por dez dias os funcionários administrativos, durante o recesso escolar.
contraria a legislação vigente, pois cabe ao Diretor de Escola garantir a continuidade dos trabalhos técnico-administrativos durante o recesso escolar.
é assegurado por lei complementar, que atribui competência ao Diretor de Escola para decidir sobre a abertura ou o fechamento da escola no recesso escolar.
é motivado pela ausência de funcionários e servidores, que são impedidos, por lei, de trabalhar durante o recesso escolar.
apóia-se no regimento comum das escolas públicas estaduais, que dispõe sobre o direito de descanso remunerado dos funcionários administrativos no recesso escolar.
Na festa junina realizada este ano conseguimos arrecadar uma quantia em dinheiro significativa para a escola, afirmou a Diretora, em reunião na sala dos professores. Vamos aplicar tudo na fanfarra da escola, defendeu o professor de educação artística.
Calma, disse a Diretora. É preciso, primeiro, discutir as nossas prioridades.
A instituição competente para discutir e deliberar sobre a aplicação do dinheiro a que o texto se refere, nas escolas públicas estaduais, é
a Associação de Amigos do Bairro.
a Associação de Pais e Mestres.
o Conselho de Escola.
o Conselho de Classe.
o Grêmio Estudantil.
O artigo 133 da Constituição Estadual dispõe que o servidor que tenha exercido ou venha a exercer, a qualquer título, cargo ou função que lhe proporcione remuneração superior à do cargo de que seja titular, ou função para a qual foi admitido, incorporará um décimo dessa diferença, por ano, até o limite de dez décimos, desde que tenha de efetivo exercício mais de
um ano.
três anos.
quatro anos.
cinco anos.
dez anos.
Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 49 e 50.
A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
(Art. 23 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
No sistema de ensino do Estado de São Paulo a concretização de uma das alternativas de organização do ensino, a que o texto se refere, pode ser identificada
na progressão continuada.
no currículo modularizado.
na educação profissional.
na progressão parcial.
no ensino técnico.
Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 49 e 50.
A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
(Art. 23 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
O artigo da Lei a que o texto se refere identifica o princípio da
burocratização.
flexibilidade.
centralização.
autonomia.
legalidade.
Considere os itens abaixo.
I. Participação dos profissionais da escola na elaboração da proposta pedagógica.
II. Participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, direção, professores, pais, alunos e funcionários - nos processos consultivos e decisórios, através do conselho de escola e associação de pais e mestres.
III. Transparência nos procedimentos pedagógicos, administrativos e financeiros, garantindo-se a responsabilidade e o zelo comum na manutenção e otimização do uso, aplicação e distribuição adequada dos recursos públicos.
Uma gestão escolar baseada nos princípios a que os itens se referem caracteriza-se como
tradicional.
libertadora.
progressista.
democrática.
conservadora.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que constitui-se pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer outras funções de magistério, nos termos das normas de cada sistema de ensino
o estágio supervisionado.
a experiência docente.
a formação superior.
o tempo de serviço.
o curso normal.
A professora Marli, que estava respondendo pela direção da escola, convencida da importância da teoria construtivista na prática escolar, determinou que todos os professores deveriam adotá-la em sala de aula...
A decisão da diretora a que o texto se refere
fere o princípio do pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.
contribui para o desenvolvimento de um ensino com padrão de qualidade.
identifica uma prática comprometida com a gestão democrática do ensino.
garante a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
amplia a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento.
À luz da imagem acima e das contribuições da Sociologia, podemos destacar três abordagens sobre as relações entre educação e sociedade. A primeira vê a sociedade como um conjunto harmonioso, cabendo à educação a veiculação de valores éticos, integrando os indivíduos ao todo social existente. Para a segunda, a educação é o reflexo da sociedade, estando exclusivamente a serviço de uma determinada classe social, e a terceira "tem por perspectiva compreender a educação como mediação de um projeto social". (LUCKESI)
A opção que apresenta, respectivamente, as concepções e/ou marcas das abordagens acima apontadas é:
redenção, reprodução e transformação;
teoria da escola dualista, violência simbólica e reprodutivismo;
comportamentalismo, a escola como aparelho ideológico do estado e tecnicismo;
reprodutivismo, funcionalismo e teorias antiautoritárias;
positivismo, redenção e transformação.
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