Questões de Pedagogia do ano 2003

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Considere os conjuntos abaixo.

A alternativa que reúne corretamente os elementos do Conjunto A e do Conjunto B.

  • A.

    I - a ; II - b ; III - c

  • B.

    I - b ; II - c ; III - d

  • C.

    I - d ; II - a ; III - b

  • D.

    I - c ; II - d ; III - a

  • E.

    I - c ; II - a ; III - d

Adriana, mãe de um aluno matriculado na sexta série de uma escola pública estadual, precisava requerer uma declaração de matrícula de seu filho, para fins de comprovação de escolaridade. Ao dirigir-se à escola em que ele estuda deparou-se com um cartaz com os seguintes dizeres:

Esta escola permanecerá fechada durante o recesso escolar de julho.

 

O fechamento da escola a que o texto se refere

  • A.

    está de acordo com as normas em vigor, que dispensa do ponto por dez dias os funcionários administrativos, durante o recesso escolar.

  • B.

    contraria a legislação vigente, pois cabe ao Diretor de Escola garantir a continuidade dos trabalhos técnico-administrativos durante o recesso escolar.

  • C.

    é assegurado por lei complementar, que atribui competência ao Diretor de Escola para decidir sobre a abertura ou o fechamento da escola no recesso escolar.

  • D.

    é motivado pela ausência de funcionários e servidores, que são impedidos, por lei, de trabalhar durante o recesso escolar.

  • E.

    apóia-se no regimento comum das escolas públicas estaduais, que dispõe sobre o direito de descanso remunerado dos funcionários administrativos no recesso escolar.

Na festa junina realizada este ano conseguimos arrecadar uma quantia em dinheiro significativa para a escola, afirmou a Diretora, em reunião na sala dos professores.  Vamos aplicar tudo na fanfarra da escola, defendeu o professor de educação artística.

 Calma, disse a Diretora. É preciso, primeiro, discutir as nossas prioridades.

 

A instituição competente para discutir e deliberar sobre a aplicação do dinheiro a que o texto se refere, nas escolas públicas estaduais, é

  • A.

    a Associação de Amigos do Bairro.

  • B.

    a Associação de Pais e Mestres.

  • C.

    o Conselho de Escola.

  • D.

    o Conselho de Classe.

  • E.

    o Grêmio Estudantil.

O artigo 133 da Constituição Estadual dispõe que o servidor que tenha exercido ou venha a exercer, a qualquer título, cargo ou função que lhe proporcione remuneração superior à do cargo de que seja titular, ou função para a qual foi admitido, incorporará um décimo dessa diferença, por ano, até o limite de dez décimos, desde que tenha de efetivo exercício mais de

  • A.

    um ano.

  • B.

    três anos.

  • C.

    quatro anos.

  • D.

    cinco anos.

  • E.

    dez anos.

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 49 e 50.

A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

                    (Art. 23 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

No sistema de ensino do Estado de São Paulo a concretização de uma das alternativas de organização do ensino, a que o texto se refere, pode ser identificada

  • A.

    na progressão continuada.

  • B.

    no currículo modularizado.

  • C.

    na educação profissional.

  • D.

    na progressão parcial.

  • E.

    no ensino técnico.

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 49 e 50.

A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

                    (Art. 23 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

O artigo da Lei a que o texto se refere identifica o princípio da

  • A.

    burocratização.

  • B.

    flexibilidade.

  • C.

    centralização.

  • D.

    autonomia.

  • E.

    legalidade.

Considere os itens abaixo.

I. Participação dos profissionais da escola na elaboração da proposta pedagógica.

II. Participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, direção, professores, pais, alunos e funcionários - nos processos consultivos e decisórios, através do conselho de escola e associação de pais e mestres.

III. Transparência nos procedimentos pedagógicos, administrativos e financeiros, garantindo-se a responsabilidade e o zelo comum na manutenção e otimização do uso, aplicação e distribuição adequada dos recursos públicos.

 

Uma gestão escolar baseada nos princípios a que os itens se referem caracteriza-se como

  • A.

    tradicional.

  • B.

    libertadora.

  • C.

    progressista.

  • D.

    democrática.

  • E.

    conservadora.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que constitui-se pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer outras funções de magistério, nos termos das normas de cada sistema de ensino

  • A.

    o estágio supervisionado.

  • B.

    a experiência docente.

  • C.

    a formação superior.

  • D.

    o tempo de serviço.

  • E.

    o curso normal.

A professora Marli, que estava respondendo pela direção da escola, convencida da importância da teoria construtivista na prática escolar, determinou que todos os professores deveriam adotá-la em sala de aula...

A decisão da diretora a que o texto se refere

  • A.

    fere o princípio do pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.

  • B.

    contribui para o desenvolvimento de um ensino com padrão de qualidade.

  • C.

    identifica uma prática comprometida com a gestão democrática do ensino.

  • D.

    garante a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

  • E.

    amplia a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento.

À luz da imagem acima e das contribuições da Sociologia, podemos destacar três abordagens sobre as relações entre educação e sociedade. A primeira vê a sociedade como um conjunto harmonioso, cabendo à educação a veiculação de valores éticos, integrando os indivíduos ao todo social existente. Para a segunda, a educação é o reflexo da sociedade, estando exclusivamente a serviço de uma determinada classe social, e a terceira "tem por perspectiva compreender a educação como mediação de um projeto social". (LUCKESI)

A opção que apresenta, respectivamente, as concepções e/ou marcas das abordagens acima apontadas é:

  • A.

    redenção, reprodução e transformação;

  • B.

    teoria da escola dualista, violência simbólica e reprodutivismo;

  • C.

    comportamentalismo, a escola como aparelho ideológico do estado e tecnicismo;

  • D.

    reprodutivismo, funcionalismo e teorias antiautoritárias;

  • E.

    positivismo, redenção e transformação.

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