Questões de Pedagogia do ano 2003

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Para a formação profissional do magistério, Muramoto distingue três níveis de formação:

          – o da classe social de origem;

         – o acadêmico ou escolar;

        – o do exercício da profissão.

Defende que este último pode ser um nível privilegiado de formação desde que:

  • A.

    haja horários de trabalho pedagógico conjunto, controlado pela direção/coordenação para garantir que os professores tenham formação continuada.

  • B.

    haja convênios de formação continuada do sistema de ensino ou da escola, com boas universidades que lhes ofereçam cursos de atualização, com qualidade.

  • C.

    a formação inicial tenha sido consistente e sejam pagos salários compensadores aos professores para que os melhores não se evadam para outros campos de trabalho.

  • D.

    a cultura da classe social de origem dos professores não seja muito defasada em relação ao nível cultural, desejável de um professor.

  • E.

    haja condições institucionais de diálogo entre pares e reflexão sobre o trabalho pedagógico em andamento, visando a reconstruí-lo.

Maria Teresa Estrela – ao afirmar que, nos últimos trinta anos, a investigação sobre o ensino mostra que a profissão docente não pode se confinar a uma "pedagogia do dom natural" e que esta exige formação – pondera que temos que reconhecer que a formação dos professores tem subalternizado

  • A.

    os aspectos relacionais aos conteúdos e à didática.

  • B.

    o papel do professor aos interesses dos alunos.

  • C.

    os conteúdos a uma metodologia libertadora.

  • D.

    a importância da competência técnica do professor a sua competência para avaliar os alunos.

  • E.

    o papel de instruir do professor, tornando-o reprodutor de técnicas motivacionais.

Para abordar o ofício de professor de modo mais concreto, Philippe Perrenoud faz uso de um inventário de competências que contribuem para redelinear a atividade docente. Reconhece que são múltiplos os significados atribuídos à noção de competência e esclarece que se orienta pelo significado de competência como

  • A.

    representação da realidade que construímos ao sabor de nossas experiências.

  • B.

    um conjunto de esquemas lógicos, resultante de um alto nível de abstração.

  • C.

    capacidade de implementação racional de conhecimentos procedimentais.

  • D.

    capacidade de mobilizar recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situação.

  • E.

    um saber conhecer, saber fazer, saber conviver e um saber ser.

Muitos são os canais que nos permitem entender a escola e os movimento de renovação pedagógica, mas sob a visão humanística traçada por Miguel Arroyo, o melhor caminho é

  • A.

    retomar a história da escola, de seus componentes e problemas.

  • B.

    dialogar com professores e professoras, entender seu percurso e práticas.

  • C.

    estudar as políticas educacionais e as condições institucionais de ensino.

  • D.

    recolocar o que se aprende no centro das questões pedagógicas.

  • E.

    estudar a profissionalização do ofício de professor, suas competências e habilidades.

"A gente se sente envergonhado quando vive num país que trata tão mal aqueles que se encarregam de educar nossos filhos."

Fernando Hernández, ao citar a frase acima, explicita que não é possível recriar a escola se não se modificam

  • A.

    as relações de trabalho dos professores que são obrigados a realizarem reuniões com os pais de seus alunos para discutir a questão da aprendizagem.

  • B.

    a mentalidade acomodada e a falta de capacidade propositiva dos professores.

  • C.

    as formas preconceituosas dos professores receberem as crianças pobres nas escolas.

  • D.

    o reconhecimento e as condições do trabalho dos professores.

  • E.

    o descaso do professor em relação à preparação de seu trabalho pedagógico e a falta de assiduidade.

Gimeno Sacristán afirma que "a cultura escolar é mais que conteúdos", distinguindo duas concepções de currículo: a visão formal concebida como "a mera especificação em um documento, tão exaustiva de todos objetivos, áreas, conteúdos ou grandes temas e tópicos concretos que devem ser tratados na sala de aula" e a visão que denomina de "currículo real".

Segundo o autor, a análise do cotidiano escolar evidencia que o currículo real necessita

  • A.

    reconhecer o papel do conhecimento científico produzido pela sociedade.

  • B.

    trabalhar, sempre, a partir dos conhecimentos dos alunos e da comunidade escolar.

  • C.

    ampliar o significado da cultura escolar e perceber o currículo como o cruzamento de práticas diversas.

  • D.

    possibilitar que o aluno aprenda habilidades e competências e não conhecimentos.

  • E.

    desenvolver nos alunos as múltiplas aprendizagens necessárias ao mundo atual.

"Durante muito tempo a cultura escolar se configurou a partir da ênfase na questão da igualdade, o que significou, na prática, a afirmação da hegemonia da cultura ocidental européia e a ausência no currículo e em outras práticas presentes na escola de outras vozes, particularmente referidas às culturas originárias do continente, à cultura negra e de outros grupos marginalizados de nossas sociedades."

Um grande desafio que se coloca para a reinvenção da escola, segundo Vera Maria Candau,

  • A.

    é a confirmação do professor para que ele possa realizar uma escolha acertada de conteúdos significativos que o mercado exige.

  • B.

    é o novo papel da supervisão e sua competência de orientar a escola.

  • C.

    está vinculado ao Conselho de Escola na organização administrativa da escola.

  • D.

    é a melhoria da qualidade que se dará a partir da reorganização curricular.

  • E.

    se relaciona com a articulação entre igualdade e diferença.

Nos tempos modernos se buscou universalizar a Educação Escolar cuja característica central seria lidar com as questões do conhecimento e da formação de habilidades. A Educação, como formação humana, historicamente coube às famílias, às comunidades e às igrejas e ela foi perdendo a garantia de efetivação pela desintegração dessas instituições formadoras. A necessidade da formação humana, do sujeito ético, para o futuro da humanidade, subsumindo os conhecimentos e habilidades, leva Neidson Rodrigues a colocar a seguinte perspectiva:

  • A.

    cada vez mais a Escola exercerá ou poderá exercer o papel de formadora dos seres humanos, alargando suas finalidades tradicionais de lidar com conhecimentos e habilidades.

  • B.

    novas instituições devem se constituir num futuro próximo, ocupando esta lacuna deixada pelas famílias, comunidades e igrejas.

  • C.

    as famílias, as comunidades e as igrejas apresentarão uma "reação de recuperação" frente às necessidades de formação humana para a sobrevivência da espécie.

  • D.

    as novas igrejas, de forte apelo comunitário e ritual populista dividirão a incumbência educacional das novas gerações com o percentual de famílias que permanecerem estruturadas.

  • E.

    a escola assumirá progressivamente a formação humana, enquanto o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades consolidará um modelo autodidata, apoiado na revolução da informática.

O texto "Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro", interpretado em seu conjunto, mostra-nos a preocupação de Edgard Morin com

  • A.

    a cultura da paz e sua construção por meio da educação.

  • B.

    a educação dos jovens, diante de um mundo repleto de incertezas e imprevistos que demandam o "conhecer como se conhece".

  • C.

    o racismo, a violência, o desprezo e a incompreensão entre os povos que demandam o "aprender a conviver".

  • D.

    a democracia, conquistada com muitas lutas, ao longo dos séculos e que se vê ameaçada pela falta de ética.

  • E.

    a espécie humana, seu autoconhecimento, suas condi-ções de vida, sua convivência e sobrevivência.

Para Paulo Freire, "Há uma incompatibilidade total entre o mundo humano da fala, da percepção, da inteligibilidade, da comunicabilidade, da ação, da observação, da comparação, da verificação, da busca, da escolha, da divisão, da ruptura, da ética e da possibilidade de sua transgressão e a

  • A.

    criticidade".

  • B. politicidade".
  • C.

    neutralidade".

  • D.

    afetividade".

  • E.

    cientificidade".

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