Questões de Pedagogia do ano 2003

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A escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com aptidões individuais. Para isso, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classe, pois, embora difunda a idéia de igualdade de oportunidade não leva em conta a desigualdade de condições.

A educação e a escola a que se refere o texto acima representam concepções e tendências da Educação no Brasil da pedagogia

  • a.

    liberal.

  • b.

    construtivista.

  • c.

    progressista libertária.

  • d.

    progressista libertadora.

  • e.

    crítico-social dos conteúdos.

"A utilização de jogos potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, própria do lúdico, mas o trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos externos e a influência de parceiros bem como a sistematização de conceitos em outras situações que não jogos [...]

(Kishimoto - 2000)

A partir do texto, a afirmação mais correta é:

  • A.

    Basta a motivação interna, proporcionada pelo lúdico, para a construção do conhecimento.

  • B.

    Os jogos pedagógicos são suficientes para a sistematização de conceitos.

  • C.

    Estímulos externos são dispensáveis na utilização de jogos pedagógicos na construção do conhecimento.

  • D.

    Não é necessária nenhuma preparação conceitual para a utilização de jogos pedagógicos.

  • E.

    Jogos pedagógicos são potencialmente úteis na construção do conhecimento.

Historicamente, o ensino obrigatório ficava restrito ao período necessário ao domínio da habilidade de ler, escrever e contar. A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (no 9.394/96), observa-se um alargamento nesta concepção, constituindo a Educação Básica em:

  • a.

    pré-escola – ensino fundamental – ensino superior.

  • b.

    ensino fundamental – ensino médio – ensino superior.

  • c.

    pré-escola – ensino fundamental – educação de jovens e adultos.

  • d.

    educação infantil – ensino fundamental – ensino médio.

  • e.

    educação especial – educação infantil – educação de jovens e adultos.

Nenhum aluno deveria precisar ser aprovado em um teste ou esperar resultados de pesquisa favoráveis para viver e apreender como membro regular da vida escolar e comunitária. O ensino inclusivo faz sentido e é um direto básico; não é algo que alguém tenha que conquistar. Podemos então afirmar que:

  • A.

    Quando as escolas incluem todos os alunos a igualdade se torna excludente, o que resulta em mais conflito social e em uma competição desumana.

  • B.

    Quando as escolas incluem todos os alunos, a igualdade é respeitada e promovida como um valor na sociedade, com os resultados visíveis da paz social e da cooperação.

  • C.

    Quando as escolas incluem todos os alunos, a igualdade não é respeitada.

  • D.

    Quando as escolas incluem todos os alunos, a igualdade é promovida na sociedade onde os direitos não são iguais, contribuindo assim para a segregação social.

Assim, pois, a virtude é um hábito de escolha, que se acha no meio termo em relação a nós, determinada pela razão e, como faria um sábio, eqüidistância entre dois vícios, um por excesso, o outro por falta. (...) Por isso é também grande e árdua a empresa a realizar-se: pois é grande empresa encontrar o meio termo de cada coisa, como achar o centro do círculo não é para qualquer um, mas para quem sabe.

(Aristóteles)

A partir do trecho acima, pode-se afirmar corretamente que, para Aristóteles, a virtude (excelência moral) é o meio termo entre

  • A.

    dois vícios: o mal absoluto e o bem supremo.

  • B.

    duas faculdades complementares: o hábito e a escolha.

  • C.

    dois elementos conflitantes: a razão e o hábito.

  • D.

    dois extremos: o mal por excesso e o mal por falta.

  • E.

    dois vícios: a falta de razão e o excesso de razão.

A maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal é para eles o elemento, o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza subsistisse para sempre.

(Aristóteles)

É correto afirmar que, no trecho acima, Aristóteles refere- se:

  • A.

    à cosmogonia de Hesíodo que, em seus poemas, apresentou uma visão filosófica da natureza.

  • B.

    às especulações dos sofistas, caracterizadas por seu relativismo quanto ao conhecimento da natureza.

  • C.

    à perspectiva antropológica das reflexões socráticas sobre o homem, a justiça e a virtude.

  • D.

    à visão platônica de um mundo das idéias, caracterizado pela existência de formas eternas.

  • E.

    à busca, por parte dos filósofos pré-socráticos, do princípio gerador do devir e da permanência do mundo.

A partir do texto, é correto afirmar que, em relação à Primeira República brasileira,

  • A.

    a forma de governo local promovia uma redução das desigualdades sociais.

  • B.

    o coronelismo garantia a ampliação da participação política popular estadual.

  • C.

    a política dos governadores consistia num acordo entre a União e os estados.

  • D.

    as oligarquias estaduais defendiam a centralização política do poder da União.

  • E.

    o sistema representativo possuía mecanismo que impedia a fraude eleitoral local.

De acordo com esse trecho, nas aulas de matemática seria importante que os professores

  • A.

    pedissem a seus alunos que esquecessem os conhecimentos anteriores, trazidos de suas relações familiares e sociais, a fim de que eles não impedissem o aprendizado dos novos conceitos matemáticos.

  • B.

    formassem grupos diferentes dentro da sala de aula com base no conhecimento prévio dos alunos; aqueles que trazem conhecimento maior agrupam-se paralelamente àqueles que trazem conhecimentos menores.

  • C.

    mostrassem às crianças que fatores de natureza lingüística, religiosa, moral e genética impedem que elas se desenvolvam intelectualmente, e que, por isso mesmo, são os primeiros problemas a serem atacados.

  • D.

    envolvessem as crianças em atividades cujos procedimentos e contextos permitissem a elas compreender a importância do estudo acadêmico em suas profissões futuras.

  • E.

    respeitassem as origens culturais dos alunos e os conhecimentos matemáticos adquiridos por eles em suas relações sociais.

Os autores Juan Ignácio Pozo e Yolanda Postigo Angon, em capítulo do livro "A solução de Problemas" - Editora Artmed -Porto Alegre, 1998, definem critérios para a formulação de problemas em sala de aula. Em um trecho do livro, citam:

Para que se configurem verdadeiros problemas que obriguem o aluno a tomar decisões, planejar e recorrer à sua bagagem de conceitos e procedimentos adquiridos, é preciso que as tarefas sejam abertas, diferentes umas das outras, ou seja, imprevisíveis. Um problema é sempre uma situação de alguma forma surpreendente.

Leia atentamente as afirmações abaixo.

I. Exigir que as tarefas propostas sejam resolvidas segundo estratégias pré-definidas e acordadas entre todo o grupo classe.

II. Propor tarefas abertas que admitam vários caminhos possíveis de resolução.

III. Enunciar tarefas de modo a evitar que o aluno faça, de antemão, associação da tarefa com um tipo de problema conhecido.

Está de acordo com o texto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I

  • B.

    III

  • C.

    I e III

  • D.

    II e III

  • E.

    I e II

Segundo Philippe Perrenoud, existem dez novas competências para ensinar, que podem ser reconhecidas como prioritárias para um novo papel do professor e com a necessidade de renovação da escola. As três competências que traduzem a idéia do autor são:

  • A.

    administrar crises ou conflitos individuais; trabalhar em projetos de grupos, sem esquecer o individual; envolver os alunos.

  • B.

    participar da administração da escola, junto com os pais; garantir uma representação consensual; prevenir a violência intra-institucional da escola.

  • C.

    enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; modernizar a escola; priorizar os trabalhos individuais.

  • D.

    envolver os alunos em suas aprendizagens e em seus trabalhos; instituir novos papéis para os educadores, como disciplinadores; instalar laboratórios de informática em educação.

  • E.

    administrar a progressão das aprendizagens; conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; administrar a sua própria formação contínua.

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