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A escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com aptidões individuais. Para isso, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classe, pois, embora difunda a idéia de igualdade de oportunidade não leva em conta a desigualdade de condições.
A educação e a escola a que se refere o texto acima representam concepções e tendências da Educação no Brasil da pedagogia
liberal.
construtivista.
progressista libertária.
progressista libertadora.
crítico-social dos conteúdos.
"A utilização de jogos potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, própria do lúdico, mas o trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos externos e a influência de parceiros bem como a sistematização de conceitos em outras situações que não jogos [...]
(Kishimoto - 2000)
A partir do texto, a afirmação mais correta é:
Basta a motivação interna, proporcionada pelo lúdico, para a construção do conhecimento.
Os jogos pedagógicos são suficientes para a sistematização de conceitos.
Estímulos externos são dispensáveis na utilização de jogos pedagógicos na construção do conhecimento.
Não é necessária nenhuma preparação conceitual para a utilização de jogos pedagógicos.
Jogos pedagógicos são potencialmente úteis na construção do conhecimento.
Historicamente, o ensino obrigatório ficava restrito ao período necessário ao domínio da habilidade de ler, escrever e contar. A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (no 9.394/96), observa-se um alargamento nesta concepção, constituindo a Educação Básica em:
pré-escola – ensino fundamental – ensino superior.
ensino fundamental – ensino médio – ensino superior.
pré-escola – ensino fundamental – educação de jovens e adultos.
educação infantil – ensino fundamental – ensino médio.
educação especial – educação infantil – educação de jovens e adultos.
Nenhum aluno deveria precisar ser aprovado em um teste ou esperar resultados de pesquisa favoráveis para viver e apreender como membro regular da vida escolar e comunitária. O ensino inclusivo faz sentido e é um direto básico; não é algo que alguém tenha que conquistar. Podemos então afirmar que:
Quando as escolas incluem todos os alunos a igualdade se torna excludente, o que resulta em mais conflito social e em uma competição desumana.
Quando as escolas incluem todos os alunos, a igualdade é respeitada e promovida como um valor na sociedade, com os resultados visíveis da paz social e da cooperação.
Quando as escolas incluem todos os alunos, a igualdade não é respeitada.
Quando as escolas incluem todos os alunos, a igualdade é promovida na sociedade onde os direitos não são iguais, contribuindo assim para a segregação social.
Assim, pois, a virtude é um hábito de escolha, que se acha no meio termo em relação a nós, determinada pela razão e, como faria um sábio, eqüidistância entre dois vícios, um por excesso, o outro por falta. (...) Por isso é também grande e árdua a empresa a realizar-se: pois é grande empresa encontrar o meio termo de cada coisa, como achar o centro do círculo não é para qualquer um, mas para quem sabe.
(Aristóteles)
A partir do trecho acima, pode-se afirmar corretamente que, para Aristóteles, a virtude (excelência moral) é o meio termo entre
dois vícios: o mal absoluto e o bem supremo.
duas faculdades complementares: o hábito e a escolha.
dois elementos conflitantes: a razão e o hábito.
dois extremos: o mal por excesso e o mal por falta.
dois vícios: a falta de razão e o excesso de razão.
A maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal é para eles o elemento, o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza subsistisse para sempre.
(Aristóteles)
É correto afirmar que, no trecho acima, Aristóteles refere- se:
à cosmogonia de Hesíodo que, em seus poemas, apresentou uma visão filosófica da natureza.
às especulações dos sofistas, caracterizadas por seu relativismo quanto ao conhecimento da natureza.
à perspectiva antropológica das reflexões socráticas sobre o homem, a justiça e a virtude.
à visão platônica de um mundo das idéias, caracterizado pela existência de formas eternas.
à busca, por parte dos filósofos pré-socráticos, do princípio gerador do devir e da permanência do mundo.
A partir do texto, é correto afirmar que, em relação à Primeira República brasileira,
a forma de governo local promovia uma redução das desigualdades sociais.
o coronelismo garantia a ampliação da participação política popular estadual.
a política dos governadores consistia num acordo entre a União e os estados.
as oligarquias estaduais defendiam a centralização política do poder da União.
o sistema representativo possuía mecanismo que impedia a fraude eleitoral local.
De acordo com esse trecho, nas aulas de matemática seria importante que os professores
pedissem a seus alunos que esquecessem os conhecimentos anteriores, trazidos de suas relações familiares e sociais, a fim de que eles não impedissem o aprendizado dos novos conceitos matemáticos.
formassem grupos diferentes dentro da sala de aula com base no conhecimento prévio dos alunos; aqueles que trazem conhecimento maior agrupam-se paralelamente àqueles que trazem conhecimentos menores.
mostrassem às crianças que fatores de natureza lingüística, religiosa, moral e genética impedem que elas se desenvolvam intelectualmente, e que, por isso mesmo, são os primeiros problemas a serem atacados.
envolvessem as crianças em atividades cujos procedimentos e contextos permitissem a elas compreender a importância do estudo acadêmico em suas profissões futuras.
respeitassem as origens culturais dos alunos e os conhecimentos matemáticos adquiridos por eles em suas relações sociais.
Os autores Juan Ignácio Pozo e Yolanda Postigo Angon, em capítulo do livro "A solução de Problemas" - Editora Artmed -Porto Alegre, 1998, definem critérios para a formulação de problemas em sala de aula. Em um trecho do livro, citam:
Para que se configurem verdadeiros problemas que obriguem o aluno a tomar decisões, planejar e recorrer à sua bagagem de conceitos e procedimentos adquiridos, é preciso que as tarefas sejam abertas, diferentes umas das outras, ou seja, imprevisíveis. Um problema é sempre uma situação de alguma forma surpreendente.
Leia atentamente as afirmações abaixo.
I. Exigir que as tarefas propostas sejam resolvidas segundo estratégias pré-definidas e acordadas entre todo o grupo classe.
II. Propor tarefas abertas que admitam vários caminhos possíveis de resolução.
III. Enunciar tarefas de modo a evitar que o aluno faça, de antemão, associação da tarefa com um tipo de problema conhecido.
Está de acordo com o texto o que se afirma APENAS em
I
III
I e III
II e III
I e II
Segundo Philippe Perrenoud, existem dez novas competências para ensinar, que podem ser reconhecidas como prioritárias para um novo papel do professor e com a necessidade de renovação da escola. As três competências que traduzem a idéia do autor são:
administrar crises ou conflitos individuais; trabalhar em projetos de grupos, sem esquecer o individual; envolver os alunos.
participar da administração da escola, junto com os pais; garantir uma representação consensual; prevenir a violência intra-institucional da escola.
enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; modernizar a escola; priorizar os trabalhos individuais.
envolver os alunos em suas aprendizagens e em seus trabalhos; instituir novos papéis para os educadores, como disciplinadores; instalar laboratórios de informática em educação.
administrar a progressão das aprendizagens; conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; administrar a sua própria formação contínua.
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