Questões de Pedagogia do ano 2003

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Com base nas provocações trazidas no Texto 2, realize as questões 05 a 10.

A opção que não caracteriza a motivação didática da professora no tratamento do conteúdo do ensino é:

  • A. "Ao aceitar que a escolaridade vai além da transmissão de conhecimentos, a justificativa do currículo não pode ficar em critérios de representatividade do selecionado quanto à cultura acadêmica, mas apoiar-se noutros de caráter social e moral."
  • B.

    "O currículo, como resumo do conteúdo da socialização, dá ao clássico sentido da cultura escolar um significado de tipo antropológico, em que cultura se interpreta como a forma de pensar, sentir, fazer, atuar e se expressar de um grupo social."

  • C.

    "Muitos conteúdos, não estritamente acadêmicos, não correspondem a nenhuma especialização curricular ou disciplina, enquanto que outros estão relacionados com todas (...) A experiência de aprendizagem em si torna-se conteúdo curricular..."

  • D.

    "Um elemento essencial da transformação da escola foi a profissionalização do conhecimento social. Partes crescentes da vida pública e da vida privada tendem a ser definidas pela produção tecnológica e pelas organizações funcionais."

Com base nas provocações trazidas no Texto 2, realize as questões 05 a 10.

Considerando a situação relatada a seguir responda às questões de números 07 e 08.

Fala de uma professora em reunião da equipe de professores da sexta série:

"Fiquei encantada quando o Délcio brigou comigo, afirmando que os morcegos são os ratos que ficam velhos. Eu nunca havia ouvido alguém dizer isso antes. E não era só ele, não. Quase todos os alunos da turma acreditavam na mesma coisa. Aproveitei para conversar com todas as turmas de sexta série sobre as modalidades de conhecimento, porque percebi que isso tinha tudo a ver com aquela oportunidade."

A posição assumida pela professora demonstra que esta privilegia:

  • A.

    o pensamento interdisciplinar

  • B.

    o conteúdo programático

  • C.

    a identidade cultural

  • D.

    a verdade científica

Com base nas provocações trazidas no Texto 2, realize as questões 05 a 10.

Fala de um professor em reunião do Conselho de Classe:

"Eu não admito críticas quanto à minha avaliação. Tenho de zelar pela vida escolar desse aluno e acho que todos devem seguir o mesmo exemplo. Como eu posso formar um aluno que não traz os conteúdos das séries anteriores? E no final do ano: como vou poder aprová-lo para a série seguinte, se mal conseguiu aprender o conteúdo básico do ano anterior?"

A posição assumida com relação ao sentido atribuído à avaliação sustenta-se no:

  • A.

    plano de ensino do professor

  • B.

    projeto curricular da disciplina

  • C.

    projeto curricular da escola

  • D.

    projeto-político pedagógico da escola

Com base no Texto 1, realize as questões 01 a 04.

Considere as seguintes colocações de Stuart Hall, sobre a construção das culturas nacionais:

I- "Em primeiro lugar, há a narrativa da nação, tal como é conhecida e recontada nas histórias e nas literaturas nacionais, na mídia e na cultura popular. Estas fornecem uma série de histórias, imagens, panoramas, cenários, eventos históricos, símbolos e rituais nacionais que simbolizam ou representam as experiências partilhadas, as perdas, os triunfos e os desastres que dão sentido à nação."

II- "Em segundo lugar, há a ênfase nas origens, na continuidade, na tradição e na intemporalidade. A identidade nacional é representada como primordial - `está lá na natureza das coisas´, algumas vezes adormecida, mas sempre pronta para ser `acordada´ de sua `longa, persistente e misteriosa sonolência´, para reassumir sua inquebrantável existência."

III- "Uma terceira estratégia discursiva é constituída por aquilo que Hobsbowm e Ranger chamam de invenção da tradição: `Tradições que parecem ou alegam ser antigas são muitas vezes de origem bastante recente e algumas vezes inventadas´... Tradição inventada significa um conjunto de práticas..., de natureza ritual ou simbólica, que buscam inculcar certos valores e normas de comportamento... implica continuidade com um passado histórico adequado."

IV- "Um quarto exemplo de narrativa da cultura nacional é a do mito fundacional: uma estória que localiza a origem da nação, do povo e de seu caráter nacional num passado tão distante que eles se perdem nas brumas do tempo, não tempo `real´, mas de um tempo `mítico´."

V- "A identidade nacional é também muitas vezes simbolicamente baseada na idéia de um povo ou folk puro, original. Mas, nas realidades do desenvolvimento nacional, é raramente esse povo (folk) primordial que persiste ou que exercita o poder."

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  • A.

    I e IV

  • B.

    I e III

  • C.

    II e IV

  • D.

    IV e V

Com base no Texto 1, realize as questões 01 a 04.

"Pedro Bala era muito mais ativo, sabia planejar os trabalhos, sabia tratar com os outros, trazia nos olhos e na voz a autoridade de chefe."

Na descrição do potencial atribuído ao personagem Pedro Bala, o termo "ativo" refere-se, respectivamente, aos seguintes aspectos do desenvolvimento humano:

  • A.

    intelectual, psico-motor e psico-social

  • B.

    psico-social, intelectual e psico-motor

  • C.

    intelectual, psico-social e psico-motor

  • D.

    psico-social, psico-motor e intelectual

Com base no Texto 1, realize as questões 01 a 04.

No que diz respeito ao processo de escolarização dos sujeitos descritos no Texto 1, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor declara que os currículos do Ensino Fundamental deverão:

  • A.

    oferecer ensino religioso obrigatório e ecumênico como parte da formação básica do cidadão, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil.

  • B.

    promover a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.

  • C.

    alcançar relação adequada entre o número de alunos e o professor, a carga-horária das disciplinas e as condições materiais do estabelecimento de ensino.

  • D.

    controlar a freqüência, conforme o disposto em seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a freqüência mínima de setenta e cinco por cento.

Do ponto de vista de Perrenoud (1999), "o ofício de professor está se transformando: trabalho em equipe e por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes, pedagogias diferenciadas, centralização sobre os dispositivos e as situações de aprendizagem..." cuja meta é antes fazer aprender do que ensinar. A abordagem por competências focaliza-se sobre o aluno, a pedagogia diferenciada e os métodos ativos, e convida os professores a:

  • A.

    Trabalhar regularmente por problemas, conduzir projetos com seus alunos, praticar uma avaliação somativa em situação de tarefas e dar continuidade à compartimentação disciplinar.

  • B.

    Trabalhar regularmente por problemas, negociar e conduzir projetos com seus alunos, praticar uma avaliação formadora em situação de trabalho e dirigir-se para uma menor compartimentação disciplinar.

  • C.

    Trabalhar regularmente por problemas, impor projetos de pesquisa aos seus alunos, praticar uma avaliação formadora disciplinadora, e dirigir-se para uma menor compartimentação disciplinar.

  • D.

    Trabalhar por problemas, trabalhar por disciplina, praticar uma avaliação somativa, impor projetos aos seus alunos.

A escola pública, ao ser chamada a atender demandas da sociedade capitalista que, até então, eram-lhe estranhas, foi assaltada pelas mais díspares motivações, provenientes tanto do Estado como da família. As novas funções sociais da escola emergiram e contribuíram para relegar a finalidade maior da instituição a um segundo plano. Podemos citar algumas das funções da escola pública contemporânea:

  • A.

    Especialização profissional e jornada de trabalho infantil.

  • B.

    Liberação da mulher e aperfeiçoamento da educação doméstica.

  • C.

    Liberação da mulher para o trabalho, com a escola servindo como refeitório para sua clientela e prolongamento do tempo de escolarização.

  • D.

    Radicalização do conhecimento e especialização profissional.

Segundo Vasconcellos (2000), o Plano Político Pedagógico é o plano global da escola que:

  • A.

    Define apenas as políticas internas da escola.

  • B.

    Fica tão somente no nível filosófico.

  • C.

    Define apenas o marco referencial da escola.

  • D.

    Define o tipo de ação educativa que se quer realizar.

"A vida do colégio parecia continuar impávida, como se não estivesse envolvida pelo mesmo ambiente colonial. Todos falando latim, assuntando falas piedosas, recitando poesias e textos clássicos. (...) A realidade, ali, parecia estar suspensa (...) Um mundo perfeito. Uma sociedade perfeita". Esta passagem foi retirada do texto "Educação jesuítica no Brasil colonial", de José Maria Paiva, publicado no livro: 500 anos de educação no Brasil. Em relação ao colégio jesuítico, é possível afirmar que:

  • A.

    o currículo jesuítico priorizava as ciências em detrimento das letras;

  • B.

    a organização curricular jesuítica priorizava a língua vernácula de cada sociedade;

  • C.

    havia um intenso formalismo na estruturação do colégio jesuítico;

  • D.

    o colégio jesuítico contribuiu para a transformação da sociedade colonial;

  • E.

    os jesuítas buscavam um mundo perfeito; assim, condenaram a escravidão negra.

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