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O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, elaborado em 1932, expressou algumas das tensões entre os educadores conservadores e renovadores. Considere as idéias expressas pelos renovadores no Manifesto:
I - O Manifesto criticou reformas parciais e apontou a necessidade de se elaborar um plano que desse unidade à política educacional. Os renovadores esclareceram, entretanto, que unidade não significava uniformidade. Unidade nacional pressupunha o respeito à multiplicidade e não a adoção de um centralismo estéril.
II - O Manifesto apontou a importância da autonomia da função educacional. Para tanto, os renovadores defenderam a necessidade da criação de um fundo que garantisse verbas exclusivas para a educação, que não oscilassem conforme o interesse do governo ou da situação financeira da época.
III - Os renovadores, preocupados com a qualidade do ensino, defenderam o monopólio da educação pelo Estado, para garantir uma formação consistente para todos os cidadãos, independente da classe social, religião ou gênero.
IV - A educação no Manifesto assumiu uma verdadeira função social. Os renovadores defenderam que a educação deveria possibilitar as mesmas oportunidades a todos, independente do grupo social. Assim, seria possível formar uma "hierarquia democrática" pela "hierarquia das capacidades".
Pode-se afirmar que está correto o que se diz nos itens:
I, II, III e IV;
I e II;
I, II e III;
I, II e IV;
III e IV.
Após consulta feita a uma especialista, uma diretora de escola pública do ensino fundamental preparou e apresentou o projeto pedagógico ao corpo docente da sua unidade escolar. Os professores rejeitaram o projeto, alegando ausência de um processo democrático na construção do referido projeto. Considerando a Lei 9394/96, é possível afirmar que:
o protesto docente tem fundamento legal, já que eles deviam ter participado da elaboração da proposta pedagógica da escola onde trabalham;
a diretora agiu em conformidade com a lei, já que a gestão democrática restringe- se aos estabelecimentos particulares de ensino;
a diretora respeitou a LDB, já que o projeto pedagógico deve ser elaborado pela direção escolar e comunicado aos seus docentes;
a diretora não respeitou a LDB, porque esta determina que o projeto pedagógico deve ser elaborado por uma equipe de pedagogos;
o protesto docente tem fundamento legal, já que a LDB proíbe a consulta a especialistas.
Na tentativa de compreender o desenvolvimento humano, diversas teorias foram elaboradas a partir de certas concepções do homem e do conhecimento. Dentre as principais correntes, pode-se destacar o inatismo, o comportamentalismo e o interacionismo. De acordo com os pressupostos básicos desses referenciais teóricos, é INCORRETO afirmar que:
o inatismo salienta a importância dos fatores endógenos; o comportamentalismo supervaloriza o papel do ambiente; e o interacionismo destaca a importância das interações entre o ser humano e seu mundo físico e social no processo de construção do conhecimento;
o inatismo está atrelado às noções de desenvolvimento espontâneo, aptidão e prontidão; o comportamentalismo fundamenta-se no empirismo; e o interacionismo concebe o conhecimento como um processo de construção;
o inatismo salienta a importância dos fatores endógenos; o comportamentalismo ressalta a influência dos fatores exógenos; e o interacionismo destaca a importância das interações entre o ser humano e seu mundo físico e social no processo de construção do conhecimento;
o inatismo salienta a importância dos fatores exógenos; o comportamentalismo fundamenta-se no empirismo; e o interacionismo destaca a importância das interações entre o ser humano e seu mundo físico e social no processo de construção do conhecimento;
o inatismo está atrelado às noções de desenvolvimento espontâneo, aptidão e prontidão; o comportamentalismo supervaloriza o papel do ambiente; e o interacionismo concebe o conhecimento como um processo de construção.
Roberto é conhecido na escola em que trabalha por fazer questão de propor trabalhos em grupo. No entanto, muitos pais procuraram a direção para fazer reclamações sobre a proposta do professor, alegando que trabalhos em grupo prejudicam o desenvolvimento individual das crianças. Diante da situação, o professor aproveitou a oportunidade para conversar com os pais e justificar suas práticas em sala de aula a partir dos estudos da teoria históricocultural. De acordo com os pressupostos desse referencial teórico, pode-se afirmar que Roberto tenha feito uma abordagem alegando que o trabalho em grupo é fundamental para o desenvolvimento, porque:
pares mais experientes estimulam e reforçam comportamentos desejáveis nos alunos; uma vez condicionadas, as crianças apresentarão melhores resultados no rendimento escolar;
pares mais experientes podem provocar desequilíbrios nos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem; desse modo, as estruturas cognitivas dos alunos são reorganizadas num processo contínuo que envolve mecanismos de assimilação e acomodação;
pares mais experientes permitem a revelação das qualidades e capacidades básicas de cada ser humano; portanto, o papel do grupo é despertar o processo de desenvolvimento espontâneo das crianças;
a interferência de colegas mais experientes contribui para o processo de construção do conhecimento; a mediação social é decisiva para a aprendizagem, pois aquilo que uma criança é capaz de fazer com ajuda de alguém hoje, poderá fazê-lo sozinha amanhã;
a socialização contribui de modo efetivo para a autoestima dos alunos; quando estão trabalhando em grupo, os alunos se sentem mais felizes e aprendem com mais facilidade.
Nos anos 90, a luta pela afirmação da cidadania de alguns grupos organizados, deu origem a formas alternativas de educação. O papel da Orientação Educacional face às formas alternativas de educação baseia-se em pontos significativos, que são:
I - o Orientador Educacional é um profissional que deve estar engajado com o contexto onde sua prática se efetiva.
II - a Orientação Educacional exerce uma função básica de relação de ajuda que deve ocorrer onde e quando se desenvolve a educação.
III - o Orientador Educacional deve colocar-se a serviço das formas alternativas de educação, engajando-se em projetos de erradicação do analfabetismo e educação popular.
IV - a Orientação Educacional deve promover os meios disponíveis para que ocorram diferentes manifestações, traduzidas nas formas alternativas de educação.
V - a Orientação Educacional deve estar atenta às questões das relações pedagógicas, procurando compreender as aspirações coletivas subjacentes às formas alternativas de educação.
As afirmativas corretas são:
I, II, III e IV;
I, II, III e V;
I, III, IV e V;
II, III, IV e V;
I, II, IV e V.
Em artigo da Associação Brasileira de Recursos Humanos, escrito por Nádia Bonan, lemos que:
"Estamos na era da globalização da economia, com avanços tecnológicos que facilitam a comunicação e mudam a gestão e o perfil do emprego, mudando também, em decorrência disso, a atitude que o Orientador Educacional deverá ter frente ao seu orientando, no sentido de não apenas auxiliá-lo a identificar suas áreas de aptidão como também orientá-lo em seu ingresso no cenário profissional, mostrando a nova realidade que irá enfrentar".
A realidade que observamos no cotidiano das nossas escolas aponta para uma dificuldade anterior à que foi apontada no artigo que é a escolha da profissão influenciada por �fatores ocultos�. Dulce Whitaker (2000) descreve uma relação com 5 (cinco) desses fatores. Dos pares abaixo, o único que NÃO está contido na relação apontada pela autora é:
Visão Romântica da Profissão / Ilusões do Mercado de Trabalho
Frustrações Profissionais dos Pais / Tendências do Nosso Tempo
Erros de Avaliação / Visão Romântica da Profissão
Ilusões do Mercado de Trabalho / Frustrações Profissionais dos Pais
Influência do Grupo de Amigos / Expectativa de Altos Salários
A relação entre educação, escola e trabalho não foi sempre a mesma ao longo da história. Com base nesta afirmação, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
I - Antigüidade
II - Idade Média
III - Época Moderna
IV- Nos Dias Atuais
( ) A educação coincide com o processo de trabalho, até que surge uma educação diferenciada, para atender a uma classe social que não precisa trabalhar para viver.
( ) Chega ao extremo o processo de constituição da escola, como forma principal e generalizada de educação, pois as qualificações intelectuais específicas tendem a desaparecer, trazendo em contrapartida a elevação do patamar de qualificação geral.
( ) A escola está ligada ao processo de urbanização e industrialização, como agência educativa ligada às necessidades de hábitos civilizados. A isto também está ligado o papel político da educação escolar enquanto formação do cidadão.
( ) A grande maioria da educação se educa pelo trabalho, no processo de produzir a própria existência e de seus senhores. Nesse contexto, a forma escolar da educação é uma forma secundária que se contrapõe, como não-trabalho, à forma de educação dominante, determinada pelo trabalho.
A ordem correta, de cima para baixo, é:
I - II - III - IV;
II - III - I - IV;
III - IV - I - II;
I - IV - III - II;
IV - III - II - I.
No início de sua caminhada na escola brasileira, o Orientador deveria se preparar para resolver, satisfatoriamente, os problemas com que o adolescente se defronta, que iam de problemas de saúde e desenvolvimento físico, a problemas de sexo, sociais e econômicos. Observe, agora, as afirmações sobre a identidade do Orientador Educacional:
I - O Orientador Educacional é uma aparição do amor e da verdade.
II - O coração universal do Orientador Educacional deve poder alojar, no seu carinho, cada um, segundo a necessidade do momento.
III - O Orientador Educacional deve se reconhecer e estudar teoricamente, participar das lutas sindicais, das lutas dos grupos e da luta políticopartidária.
IV - O Orientador Educacional deve ser uma figura neutra para guiar os jovens em sua formação cívica, moral e religiosa.
Estão coerentes com aquele momento inicial da Orientação Educacional, as afirmativas:
I, II e III;
I, II e IV;
II e III;
I, III e IV;
III e IV.
Observe um trecho do poema O Adolescente, de Mário Quintana, e a tira Gente Como a Gente, de Mark Cullum:
"Adolescente, olha!
A vida é nova... A vida é nova e anda nua
-vestida apenas com o teu desejo!"
Uma das expectativas percebidas em algumas escolas é a de que o Orientador Educacional atue como mediador das relações entre o aluno adolescente e sua família. Ao fazê-lo, o orientador deverá considerar que:
I - O grupo familiar constitui o grupo de participação e de referência fundamental, e é por isso que os valores desse grupo constituem bases significativas na orientação do adolescente, quer a família atue como grupo positivo de referência, quer opere como grupo negativo de referência.
II- Ttrazer os pais à escola constitui uma das atividades do Orientador. Ele faz com que eles participem do projeto dela de diferentes formas, desde o planejamento do projeto pedagógico até as decisões que a escola deve tomar.
III - Há um despreparo no nível emocional e de conhecimento objetivo dos pais sobre o desenvolvimento social, psicológico e intelectual do adolescente, cabendo ao Orientador informá-los a esse respeito.
IV - Cabe à escola, nos dias de conflito, característicos da pós-modernidade, o papel de orientar não só o aluno, mas também sua família, já que os serviços particulares de apoio familiar têm preço elevado e os serviços públicos não atendem a toda demanda dessa área.
Estão corretas as afirmativas:
I e III;
I e IV;
I e IV;
II e III;
III e IV.
A Lei 9394 / 96 não traz a obrigatoriedade do orientador nas escolas. Assim, o que justifica a permanência da formação e atuação desse profissional no espaço educativo é:
a necessidade de ajudar os alunos a resolverem seus problemas pessoais;
o atendimento às famílias, para compreender as dificuldades do aluno;
a participação nos conselhos de classe, procurando intervir no processo de avaliação;
a atenção ao trabalho coletivo da escola, através de uma atuação interdisciplinar;
a contribuição que ele pode trazer na solução dos problemas disciplinares do aluno.
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