Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência à concepção e à prática da supervisão funções e responsabilidades pedagógicas, administrativas, técnicas e político-sociais , julgue os itens a seguir.
No Brasil, a supervisão relacionada ao ensino surgiu com a Reforma Francisco Campos, que tinha como missão fiscalizar e inspecionar as atividades docentes.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.
A epistemologia crítica foca o processo de conhecimento na inter-relação sujeito-objeto, permeada pelos condicionantes psíquicos, sociais, culturais, ideológicos e tecnológicos.
Com referência ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.
Na tendência tradicional, o aluno é visto como uma pessoa capaz de corresponder às expectativas da escola para ter êxito e avançar. O aluno deve ajustar o seu ritmo de aprendizagem ao programa estabelecido pelo professor. Os conteúdos de ensino seguem princípios científicos estabelecidos e ordenados em uma seqüência lógica e psicológica, visando a um saber-fazer-técnico-científico.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.
O aluno é considerado um indivíduo ativo e curioso na tendência progressista, a qual estabelece que as atividades escolares devem ser centradas no aluno, uma vez que a aprendizagem é elaborada pelo próprio estudante, com base em experiências e descobertas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.
Na história da educação brasileira, registram-se diversas concepções pedagógicas. Entre elas, podem-se destacar quatro tendências: a tradicional, a renovada, a tecnicista e a progressista, esta última marcada por preocupações sociais e políticas. Essas tendências são muito diferentes, mas, em relação ao papel da escola, se assemelham. Todas defendem que cabe à escola integrar os indivíduos à sociedade e formar indivíduos competentes para o mercado de trabalho.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca da relação educação e sociedade dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica , julgue os itens subseqüentes.
A visão de prática pedagógica defendida pelas teorias crítico-reprodutivistas tem como tarefa assegurar a reprodução da qualificação da força de trabalho, bem como ratificar o otimismo dos educadores.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca da relação educação e sociedade dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica , julgue os itens subseqüentes.
A relação educação e sociedade, em uma dimensão sociocultural, pode ser vista como instrumento de preservação da herança cultural de geração para geração, permitindo trocas diversas entre as diferentes sociedades e a recriação de valores, normas, idéias, saberes, hábitos e crenças de determinado grupo.
Com relação aos fundamentos da educação, julgue o item a seguir.
Um dos fundamentos da educação estabelece que ela é um fenômeno histórico-social que perdura durante toda a existência do ser humano e se concretiza mediante as relações estabelecidas entre pessoas, e entre elas e as demais manifestações no mundo natural, físico, social, tecnológico e espiritual, no decorrer dos tempos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das formas de desenvolver a educação popular, julgue os itens seguintes.
O processo educativo com jovens e adultos nãoalfabetizados exige do educador as mesmas preocupações e os mesmos procedimentos de trabalho realizados com crianças alfabetizadas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das formas de desenvolver a educação popular, julgue os itens seguintes.
O processo de educação popular concretiza-se na ação reflexiva e realiza-se com e não para.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...