Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A organização de "cantinhos" realizada pelo professor na instituição de Educação Infantil fundamenta-se na idéia de planejar espaços
separados para as crianças objetivando, principalmente, diminuir as brigas.
fixos durante o ano, que seguem um sistema de rodízio entre as diversas turmas, facilitando o trabalho do professor com a arrumação das salas, de forma que ele possa se dedicar a objetivos pedagógicos de maior prioridade.
semelhantes aos de casa, por exemplo, o quarto, a sala e a cozinha adaptados às necessidades infantis, de forma que a criança aprenda e se prepare para atividades cotidianas da vida adulta.
diversos que tornem a instituição de Educação Infantil mais adequada à infância, tirando ao máximo a aparência do cotidiano escolar.
que favoreçam a autonomia, dando condições para que as crianças possam buscar menos a atenção do adulto, ao mesmo tempo em que ampliam a rede de interações com seus pares.
O professor está planejando a realização de um projeto voltado à investigação sobre a água, junto a um grupo de crianças de 6 anos. A forma de planejamento mais coerente com os princípios de uma pedagogia das relações é
apresentar a proposta para o grupo todo e permitir que cada criança dê sua contribuição individual à execução do projeto, conforme seus interesses e capacidades.
dividir as crianças em pequenos grupos e apresentar as etapas que todos eles deverão executar sobre o projeto para chegarem aos mesmos resultados.
auxiliar as crianças a se dividirem em pequenos grupos e orientar cada um deles conforme seus interesses, sendo que cada grupo poderá chegar a um resultado diferente.
apresentar a proposta e definir as etapas que cada criança deve executar individualmente para obter os mesmos resultados de todos.
desenvolver aulas expositivas sobre o assunto, executando demonstrações de experiências científicas que podem ser feitas com a água.
A escola de Educação Infantil na vida da criança deve desempenhar o papel de
um espaço seguro para a criança brincar com a menor intervenção possível do professor.
o primeiro ambiente de aprendizagem da criança, onde ela passará a ter contato com as noções de cores, tempo, espaço, letras e números.
fase preparatória para a vida escolar, em que a criança desenvolverá suas aptidões e prontidão para a alfabetização.
um ambiente de socialização, de construção da identidade e produção da cultura infantil.
extensão da vida familiar, em que ela receberá basicamente o carinho das professoras enquanto está separada da mãe que precisa trabalhar.
O professor de Educação Infantil preocupado com observar, escutar e aprender com a criança entende que o choro e as manifestações de medo, insegurança, raiva e tristeza da criança são expressões:
de sofrimento que, por isso, devem ser evitadas ou minimizadas na experiência escolar.
que a criança tem o direito de vivenciar da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer.
que devem ser estimuladas de forma a fortalecer a criança para enfrentar as violências sociais.
sobre as quais o professor não tem poder de intervir a não ser para dar algum apoio afetivo à criança nesses momentos.
que alimentam a agressividade entre as crianças e, por isso, deve-se impedir que elas ocorram.
As condutas que melhor favorecem o acolhimento à criança nova na escola durante seu período de adaptação são:
permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; pegar a criança no colo quando chora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; flexibilizar a rotina e as regras para essa criança; permitir que a criança traga um brinquedo de casa.
deixar a cargo do familiar responsável pela adaptação a realização das atividades com a criança até que esta conheça o ambiente e possa ir começando a se acostumar com a educadora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; flexibilizar a rotina e as regras para essa criança; permitir que a criança traga um brinquedo de casa.
não permitir que pais e/ou familiares fiquem na instituição para que não criem uma situação de ansiedade para a criança; pedir informações detalhadas e orientações da mãe sobre a vida da criança; pegar a criança no colo quando chora; elaborar um plano rígido de estadia da criança obedecendo a um crescente número de horas.
permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; pegar a criança no colo quando chora; tentar no decorrer desse período por meio da realização das atividades ir conhecendo os hábitos da criança; não alterar a rotina e as regras da instituição; não permitir desde o início que a criança traga brinquedos de casa.
permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; não pegar a criança no colo quando chora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; passar para a mãe a rotina e as regras da instituição para atender essa criança; não permitir desde o início que a criança traga brinquedos de casa.
No livro As Cem linguagens da criança, pode-se encontrar uma variedade de projetos e atividades desenvolvidas com as crianças, tais como: investigação sobre o funcionamento de um supermercado, incluindo entrevistas com o gerente e os funcionários; visita das crianças aos locais onde seus pais trabalham; expressão gráfica de sons e de emoções. É correto afirmar que esses projetos e atividades são bons exemplos para o trabalho do professor:
que podem ser adaptados, ou inspirar outros para a educação infantil brasileira.
porém complexos demais para o nível de desenvolvimento das crianças das creches e préescolas brasileiras.
que podem ser repetidos, mas apenas no ensino fundamental no Brasil.
mas que não podem ser aproveitados na educação das crianças brasileiras por não terem correspondentes na nossa cultura.
que pode replicá-los no Brasil tal como descritos no livro para obter os mesmos resultados.
Quando se fala que a escola de educação infantil deve compartilhar com as famílias a educação das crianças e criar formas de participação das mesmas na vida escolar, podemos dizer que a maneira mais importante de promover essa participação é:
chamar os familiares para executarem trabalhos na escola, como forma de conhecerem e valorizarem o trabalho dos professores.
abrir canais de comunicação entre pais e profissionais da escola de forma que eles possam participar das decisões sobre a vida escolar de seus filhos.
organizar reuniões e palestras de orientação sobre temas relacionados à educação das crianças para ensinar aos pais.
manter as famílias informadas sobre as decisões tomadas, projetos desenvolvidos e resultado das avaliações da escola sobre as crianças.
abrir espaços para que os familiares organizem as festas e eventos da escola, pois esse trabalho estará associado ao prazer e à afetividade.
A professora Ana trabalha com crianças de 4 anos. Em seu grupo, entrou recentemente uma criança que tem se manifestado com freqüência através de comportamentos e expressões agressivas tanto com ela, quanto com as demais crianças. Corre no bairro a fama de que essa criança tem problemas porque o seu pai está preso e sua mãe lhe dá pouca atenção. Qual a melhor maneira da professora Ana ajudar essa criança?
Chamar sua mãe para tentar convencê-la de que a criança precisa de um psicólogo e orientá-la sobre como encaminhar a criança a esse profissional.
Tentar compensar a carência afetiva da criança em sala de aula, dando-lhe carinho e ajudando as demais crianças a terem paciência com ela.
Procurar se aproximar da mãe e da criança, para conhecê-las melhor e poder definir sua forma de atuar.
Chamar sua mãe e orientá-la sobre as necessidades de seu filho e sobre como ela deve agir para ele se tornar menos agressivo.
Solicitar junto à direção da escola providências para que tanto a criança quanto sua mãe sejam encaminhadas a um atendimento psicológico.
Quando duas crianças se desentendem diante de um jogo e vivenciam um conflito de idéias e interesses, diante do professor de educação infantil, a postura inicial mais adequada deste é a de
oferecer uma alternativa às crianças que compatibilize as idéias e interesses de cada uma.
avaliar qual das crianças tem mais razão e ajudá-la a convencer a outra, enriquecendo seus argumentos.
retirá-las da situação de conflito propondo uma outra atividade que harmonize as suas relações.
questioná-las a respeito dos princípios lógicos envolvidos no conflito, para que cheguem a uma conclusão.
acompanhar as iniciativas das mesmas, auxiliando, se necessário, para que tentem chegar a suas próprias resoluções.
Quando o professor de educação infantil escolhe um livro de história para contar às crianças, organiza o grupo previamente para a atividade, mostra-lhes as gravuras do livro, acompanha o interesse das crianças pela história e estimula-as a comentarem sobre a mesma, ele está
promovendo uma atividade de treinamento de atenção e concentração.
desenvolvendo uma atividade educacional que não apresenta atividades de cuidados, visto que importante é a apreensão, por parte das crianças, dos conteúdos da história.
cuidando para que essa atividade seja especialmente rica para as crianças, do ponto de vista estrito do seu desenvolvimento afetivo e emocional.
preocupado tanto com os aspectos educacionais quanto com a atenção necessária para que essa atividade seja prazerosa e rica para a experiência das crianças.
preenchendo um espaço ocioso da programação, que ocorre entre uma atividade de ensino e outra.
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