Questões de Pedagogia do ano 2004

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A organização de "cantinhos" realizada pelo professor na instituição de Educação Infantil fundamenta-se na idéia de planejar espaços

  • A.

    separados para as crianças objetivando, principalmente, diminuir as brigas.

  • B.

    fixos durante o ano, que seguem um sistema de rodízio entre as diversas turmas, facilitando o trabalho do professor com a arrumação das salas, de forma que ele possa se dedicar a objetivos pedagógicos de maior prioridade.

  • C.

    semelhantes aos de casa, por exemplo, o quarto, a sala e a cozinha adaptados às necessidades infantis, de forma que a criança aprenda e se prepare para atividades cotidianas da vida adulta.

  • D.

    diversos que tornem a instituição de Educação Infantil mais adequada à infância, tirando ao máximo a aparência do cotidiano escolar.

  • E.

    que favoreçam a autonomia, dando condições para que as crianças possam buscar menos a atenção do adulto, ao mesmo tempo em que ampliam a rede de interações com seus pares.

O professor está planejando a realização de um projeto voltado à investigação sobre a água, junto a um grupo de crianças de 6 anos. A forma de planejamento mais coerente com os princípios de uma pedagogia das relações é

  • A.

    apresentar a proposta para o grupo todo e permitir que cada criança dê sua contribuição individual à execução do projeto, conforme seus interesses e capacidades.

  • B.

    dividir as crianças em pequenos grupos e apresentar as etapas que todos eles deverão executar sobre o projeto para chegarem aos mesmos resultados.

  • C.

    auxiliar as crianças a se dividirem em pequenos grupos e orientar cada um deles conforme seus interesses, sendo que cada grupo poderá chegar a um resultado diferente.

  • D.

    apresentar a proposta e definir as etapas que cada criança deve executar individualmente para obter os mesmos resultados de todos.

  • E.

    desenvolver aulas expositivas sobre o assunto, executando demonstrações de experiências científicas que podem ser feitas com a água.

A escola de Educação Infantil na vida da criança deve desempenhar o papel de

  • A.

    um espaço seguro para a criança brincar com a menor intervenção possível do professor.

  • B.

    o primeiro ambiente de aprendizagem da criança, onde ela passará a ter contato com as noções de cores, tempo, espaço, letras e números.

  • C.

    fase preparatória para a vida escolar, em que a criança desenvolverá suas aptidões e prontidão para a alfabetização.

  • D.

    um ambiente de socialização, de construção da identidade e produção da cultura infantil.

  • E.

    extensão da vida familiar, em que ela receberá basicamente o carinho das professoras enquanto está separada da mãe que precisa trabalhar.

O professor de Educação Infantil preocupado com observar, escutar e aprender com a criança entende que o choro e as manifestações de medo, insegurança, raiva e tristeza da criança são expressões:

  • A.

    de sofrimento que, por isso, devem ser evitadas ou minimizadas na experiência escolar.

  • B.

    que a criança tem o direito de vivenciar da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer.

  • C.

    que devem ser estimuladas de forma a fortalecer a criança para enfrentar as violências sociais.

  • D.

    sobre as quais o professor não tem poder de intervir a não ser para dar algum apoio afetivo à criança nesses momentos.

  • E.

    que alimentam a agressividade entre as crianças e, por isso, deve-se impedir que elas ocorram.

As condutas que melhor favorecem o acolhimento à criança nova na escola durante seu período de adaptação são:

  • A.

    permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; pegar a criança no colo quando chora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; flexibilizar a rotina e as regras para essa criança; permitir que a criança traga um brinquedo de casa.

  • B.

    deixar a cargo do familiar responsável pela adaptação a realização das atividades com a criança até que esta conheça o ambiente e possa ir começando a se acostumar com a educadora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; flexibilizar a rotina e as regras para essa criança; permitir que a criança traga um brinquedo de casa.

  • C.

    não permitir que pais e/ou familiares fiquem na instituição para que não criem uma situação de ansiedade para a criança; pedir informações detalhadas e orientações da mãe sobre a vida da criança; pegar a criança no colo quando chora; elaborar um plano rígido de estadia da criança obedecendo a um crescente número de horas.

  • D.

    permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; pegar a criança no colo quando chora; tentar no decorrer desse período por meio da realização das atividades ir conhecendo os hábitos da criança; não alterar a rotina e as regras da instituição; não permitir desde o início que a criança traga brinquedos de casa.

  • E.

    permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; não pegar a criança no colo quando chora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; passar para a mãe a rotina e as regras da instituição para atender essa criança; não permitir desde o início que a criança traga brinquedos de casa.

No livro As Cem linguagens da criança, pode-se encontrar uma variedade de projetos e atividades desenvolvidas com as crianças, tais como: investigação sobre o funcionamento de um supermercado, incluindo entrevistas com o gerente e os funcionários; visita das crianças aos locais onde seus pais trabalham; expressão gráfica de sons e de emoções. É correto afirmar que esses projetos e atividades são bons exemplos para o trabalho do professor:

  • A.

    que podem ser adaptados, ou inspirar outros para a educação infantil brasileira.

  • B.

    porém complexos demais para o nível de desenvolvimento das crianças das creches e préescolas brasileiras.

  • C.

    que podem ser repetidos, mas apenas no ensino fundamental no Brasil.

  • D.

    mas que não podem ser aproveitados na educação das crianças brasileiras por não terem correspondentes na nossa cultura.

  • E.

    que pode replicá-los no Brasil tal como descritos no livro para obter os mesmos resultados.

Quando se fala que a escola de educação infantil deve compartilhar com as famílias a educação das crianças e criar formas de participação das mesmas na vida escolar, podemos dizer que a maneira mais importante de promover essa participação é:

  • A.

    chamar os familiares para executarem trabalhos na escola, como forma de conhecerem e valorizarem o trabalho dos professores.

  • B.

    abrir canais de comunicação entre pais e profissionais da escola de forma que eles possam participar das decisões sobre a vida escolar de seus filhos.

  • C.

    organizar reuniões e palestras de orientação sobre temas relacionados à educação das crianças para ensinar aos pais.

  • D.

    manter as famílias informadas sobre as decisões tomadas, projetos desenvolvidos e resultado das avaliações da escola sobre as crianças.

  • E.

    abrir espaços para que os familiares organizem as festas e eventos da escola, pois esse trabalho estará associado ao prazer e à afetividade.

A professora Ana trabalha com crianças de 4 anos. Em seu grupo, entrou recentemente uma criança que tem se manifestado com freqüência através de comportamentos e expressões agressivas tanto com ela, quanto com as demais crianças. Corre no bairro a fama de que essa criança tem problemas porque o seu pai está preso e sua mãe lhe dá pouca atenção. Qual a melhor maneira da professora Ana ajudar essa criança?

  • A.

    Chamar sua mãe para tentar convencê-la de que a criança precisa de um psicólogo e orientá-la sobre como encaminhar a criança a esse profissional.

  • B.

    Tentar compensar a carência afetiva da criança em sala de aula, dando-lhe carinho e ajudando as demais crianças a terem paciência com ela.

  • C.

    Procurar se aproximar da mãe e da criança, para conhecê-las melhor e poder definir sua forma de atuar.

  • D.

    Chamar sua mãe e orientá-la sobre as necessidades de seu filho e sobre como ela deve agir para ele se tornar menos agressivo.

  • E.

    Solicitar junto à direção da escola providências para que tanto a criança quanto sua mãe sejam encaminhadas a um atendimento psicológico.

Quando duas crianças se desentendem diante de um jogo e vivenciam um conflito de idéias e interesses, diante do professor de educação infantil, a postura inicial mais adequada deste é a de

  • A.

    oferecer uma alternativa às crianças que compatibilize as idéias e interesses de cada uma.

  • B.

    avaliar qual das crianças tem mais razão e ajudá-la a convencer a outra, enriquecendo seus argumentos.

  • C.

    retirá-las da situação de conflito propondo uma outra atividade que harmonize as suas relações.

  • D.

    questioná-las a respeito dos princípios lógicos envolvidos no conflito, para que cheguem a uma conclusão.

  • E.

    acompanhar as iniciativas das mesmas, auxiliando, se necessário, para que tentem chegar a suas próprias resoluções.

Quando o professor de educação infantil escolhe um livro de história para contar às crianças, organiza o grupo previamente para a atividade, mostra-lhes as gravuras do livro, acompanha o interesse das crianças pela história e estimula-as a comentarem sobre a mesma, ele está

  • A.

    promovendo uma atividade de treinamento de atenção e concentração.

  • B.

    desenvolvendo uma atividade educacional que não apresenta atividades de cuidados, visto que importante é a apreensão, por parte das crianças, dos conteúdos da história.

  • C.

    cuidando para que essa atividade seja especialmente rica para as crianças, do ponto de vista estrito do seu desenvolvimento afetivo e emocional.

  • D.

    preocupado tanto com os aspectos educacionais quanto com a atenção necessária para que essa atividade seja prazerosa e rica para a experiência das crianças.

  • E.

    preenchendo um espaço ocioso da programação, que ocorre entre uma atividade de ensino e outra.

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