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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das formas de desenvolver a educação popular, julgue os itens seguintes.
No processo de ensino-aprendizagem, o educador deve partir sempre de um contexto teórico fornecido pela coordenação do sistema educacional.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das formas de desenvolver a educação popular, julgue os itens seguintes.
O diálogo tem o objetivo de fazer que o educador repasse ao educando o conteúdo acumulado no decorrer dos tempos.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das formas de desenvolver a educação popular, julgue os itens seguintes.
A condução de debates acerca de temas escolhidos pelo grupo deve privilegiar técnicas visuais, como escrever as opiniões dos participantes em quadro ou cartazes.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das formas de desenvolver a educação popular, julgue os itens seguintes.
A coordenação de um grupo deve atuar com espírito de autoridade.
A roda de conversa, atividade já reconhecida no contexto das instituições de Educação Infantil, tem lugar na proposta pedagógica enquanto
momento estritamente dedicado a designar tarefas do dia para as crianças.
momento de retornar para as crianças avaliações do professor quanto ao comportamento destas.
atividade permanente da rotina, por isso sem objetivos pré-estabelecidos.
momento na rotina necessário para tranqüilizar as crianças e contribuir com a sua concentração nas atividades.
possibilidade de criar situações que contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral, por meio das interações estabelecidas nesta situação pedagógica.
A experiência de trabalho com a primeira infância em Reggio Emilia (na Itália) concebe a criatividade como sendo:
uma faculdade mental que não influencia a construção do conhecimento pela criança, já que difere dos aspectos cognitivos propriamente ditos.
uma característica do indivíduo que deve ser respeitada pelo professor, tendo em vista a observação do cotidiano da criança na escola.
uma atitude espontânea que permeia as ações infantis em qualquer contexto de suas vidas.
expressa por meio de processos cognitivos, afetivos e imaginativos, que de forma integrada apoiam a construção de soluções inesperadas.
uma capacidade a ser desenvolvida por meio de técnicas de trabalho e métodos artísticos reconhecidos pelo trabalho pedagógico com as linguagens artísticas.
A inclusão das crianças com necessidades educativas especiais no contexto das instituições de Educação Infantil
atende a princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania definidos no âmbito do ordenamento legal da educação nacional.
atende, principalmente, à necessidade das crianças especiais, que não tinham nas instituições destinadas a elas um atendimento de qualidade.
não respeita o professor pois, na maioria dos casos, estas crianças precisam de professores de educação especial.
constitui uma situação insustentável dentro de creches e pré-escolas, devido a não participação dos familiares no atendimento a essas crianças.
atende a uma ausência nas políticas públicas em propiciar espaços, diferentes dos regulares, para as crianças em situações especiais de aprendizagem.
Por volta dos 2-3 anos de idade, as crianças começam a apresentar atitudes de oposição aos educadores com que interagem. Essas situações de oposição indicam que
não estão sendo colocados limites e regras na educação infantil.
a criança começa a descobrir que pode tomar iniciativas, indicando um caminho de construção da autonomia.
a condescendência dos pais na atualidade tem criado crianças onipotentes que desde cedo se rebelam contra as exigências da vida.
a criança está expressando a sua insatisfação de estar na escola, já que para ela é um sofrimento sair de casa tão novinha.
são comportamentos de birra que o professor não deve dar atenção.
Leia abaixo a fala de duas professoras com relação a aprendizagem de seus alunos.
Professora 1: "É, as coisas caminham... Mas, o Pedro não tem jeito! Todas as crianças da turma, mesmo as mais novas, são capazes de contar histórias sozinhas e fazer classificações básicas com os objetos da sala, menos ele."
Professora 2: "Em geral, as crianças vão indo bem. Caio já consegue contar histórias a partir das perguntas que faço. João, com a ajuda dos colegas, já participa das brincadeiras no pátio. Algumas crianças já conseguem sozinhas fazer conjuntos classificando objetos da sala."
Tendo em vista uma compreensão da aprendizagem e do papel do professor, a partir de uma perspectiva vygotskyana, pode-se dizer que:
a professora 1 tem uma avaliação precisa do nível de desenvolvimento real da aprendizagem de suas crianças, o que a possibilita identificar os limites de trabalho com seus alunos com dificuldades.
a professora 2 parece se conformar com o nível de desenvolvimento real de suas crianças, o que a faz aceitar qualquer produção destas.
a professora 2 compreende o processo de aprendizagem e planeja a sua atuação junto as crianças a partir da noção de zona de desenvolvimento proximal.
as duas professoras, cada uma a seu modo, criam zonas de desenvolvimento proximal na interação com as crianças.
a professora 1 estabelece interações com suas crianças tendo em vista o nível de desenvolvimento destas que as impossibilita de alcançar alguns objetivos na aprendizagem.
A ação mais adequada a uma concepção que respeita a especificidade da infância ao se deparar com uma criança que demonstra interesse por conhecer a linguagem escrita é
proporcionar situações pertinentes, continuando a utilizar a linguagem escrita em seu aspecto funcional, de forma a possibilitar que a criança vá se apropriando desta linguagem.
possibilitar à criança atividades que direcionem seu interesse para outras linguagens, já que não é papel da Educação Infantil o ensino da linguagem escrita.
estimular o interesse da criança e proporcionar atividades que trabalhem a coordenação motora fina e o desenho de letras em diferentes tipos de superfícies e de folhas.
incluir o trabalho com as letras do alfabeto, para esta criança especificamente.
continuar a desenvolver o que foi inicialmente planejado, pois a aquisição da linguagem é um processo espontâneo que acontecerá naturalmente.
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