Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Coloque VERDADEIRO(V) ou FALSO(F) para as questões que correspondem à prática da documentação na Educação Infantil, isto é, o fazer educativo dos profissionais que buscam a competência e a qualidade no trabalho que desenvolvem junto às crianças.
( ) Atitudes de olhar e ouvir as crianças, bem como, refletir o processo educativo e a própria prática, para ler e escrever a realidade.
( ) Registrar o cotidiano para repensá-lo, num constante ritual, associado ao planejamento e à avaliação.
( ) Ter o registro como instrumento de trabalho auxiliar para a avaliação na Educação Infantil, tomando-o para analisar as capacidades cognitivas das crianças, para classificá-las quanto ao ingresso nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
( ) Priorizar nos registros a descrição dos acontecimentos, organizados de forma cronológica, bem como a descrição de atitudes e habilidades das crianças por faixa etária.
( ) Identificar o registro como um espaço de pesquisa e busca de respostas, por meio do qual o professor exercite um diálogo consigo mesmo, com sua prática, seus medos, seus feitos e seus desejos.
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta de cima para baixo.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
V, F, V, F, F.
F, V, F, V, V.
A possibilidade da construção de uma Pedagogia da Infância implica considerar princípios pedagógicos que demarcam a especificidade da Educação Infantil. Isto resulta contemplar na ação pedagógica:
a caracterização de uma infância em situação escolar pela passagem da criança de um âmbito familiar para um âmbito institucional educacional.
a responsabilidade do cuidar e educar, as crianças como sujeitos de direitos, e as múltiplas dimensões humanas.
a antecipação de conteúdos escolares que possibilite garantir o sucesso da criança, quando ingressar no Ensino Fundamental.
a dimensão cognitiva, privilegiando o ensino e a aprendizagem nas diferentes áreas, através da aula.
Considerar a criança como sujeito de direitos significa compreendê-la como um ser social que tem direito à educação, saúde, alimentação, lazer, etc. Neste sentido, as Instituições de Educação Infantil necessitam considerá-la a partir desse conjunto de fatores, procurando para isso:
respeitar a criança em sua individualidade, conforme seus interesses e necessidades de expressão, interação e criação. Como sujeitos possuidores de idéias e que tem uma história própria.
considerar a criança de 0 a 6 anos, com relação a sua dependência física, tomando-a como um objeto de cuidados e atenção.
estabelecer uma rotina de atendimento especial às preferências, costumes, hábitos e ritmos alimentares de cada criança, buscando atendê-las, individualmente, de forma democrática.
priorizar atividades de cuidados, referentes ao atendimento das necessidades, ligadas ao aspecto biológico (alimentação, saúde, higiene, sono, etc.)
As instituições de Educação Infantil, quanto à organização de suas propostas pedagógicas, devem considerar, dentre as múltiplas dimensões humanas, a brincadeira como eixo de trabalho. Diante do exposto, assinale a alternativa que corresponde a essa necessidade.
A brincadeira é coisa de criança, não precisa de planejamento e, poderá ser proposta para as crianças descansarem após as atividades pedagógicas.
O brincar constitui a atividade principal da criança, por essa razão é tomado como uma das mais importantes linguagens. É expressão que traduz o modo como a criança vê o outro e sua cultura nas mais diferentes situações.
O brincar é uma atividade relevante; está estritamente relacionado a diversão que possibilita à criança viver a sua infância com maturidade no âmbito institucional da Educação Infantil.
A brincadeira possibilita o entretenimento das crianças, se constituindo no único recurso facilitador do controle de situações de conflitos e de disputas tão presentes no processo de desenvolvimento infantil.
Assinale a alternativa que possibilita à Instituição de Educação Infantil promover relações de aproximação com as famílias das crianças, bem como, facilitar aos pais o acompanhamento e o conhecimento do que é proposto a seus filhos.
Deve-se abrir espaço para a família se envolver com a Instituição de Educação Infantil somente em eventos como reuniões de pais e eventos comemorativos.
É preciso que os profissionais, que atuam diretamente com as crianças, estabeleçam com as famílias uma relação dialógica na qual possa haver uma troca de conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil.
Esclarecer às famílias que o papel o qual mães e professoras exercem no cuidado e na educação das crianças pequenas são distintos e não são complementares.
Os profissionais, que atuam diretamente com as crianças, têm a função de dar informações, exclusivamente aos pais, sobre situações eventuais, ligadas ao comportamento diário da criança.
O(a) auxiliar de sala é um parceiro(a) importante no processo de desenvolvimento de crianças de zero a seis anos. Para que suas contribuições sejam sinônimo da importância de seu papel social, necessita:
I. buscar a compreensão da dinâmica das relações que estão sendo oferecidas às crianças e procurar contribuir para que elas se dêem da melhor forma possível.
II. auxiliar o professor quanto à preparação de atividades voltadas para a escolarização da criança nos moldes do ensino instrucional.
III. ter clareza que seu papel representa um elo mediador entre a sociedade e a infância, na constituição do processo educativo das crianças pequenas.
IV. fornecer informações atualizadas sobre as crianças aos seus familiares, descrevendo sucintamente a rotina vivenciada durante o dia e incluindo orientações que se fizerem necessárias.
Assinale a alternativa:
estão corretas as afirmações I, II e III.
estão corretas as afirmações I, III e IV.
estão corretas as afirmações I, II e IV.
estão corretas as afirmações II, III e IV.
As interações sociais entre os sujeitos adulto-criança e criança-criança promovidas no interior das Instituições de Educação Infantil, concretizam ações importantes para o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, é correto afirmar que:
I. o processo de trocas sociais possibilitam à criança a inserção em práticas diferenciadas, possibilitando o contato com conhecimentos historicamente acumulados por pessoas da sua cultura.
II. na interação criança-criança, deve-se propiciar momentos para que bebês e crianças bem pequenas aproveitem a companhia de crianças maiores para desenvolver novas habilidades e competências.
III. as interações das crianças devem ser consideradas apenas como momentos de brincadeira e imitação de atividades dos adultos, não sendo fundamentais no processo de desenvolvimento e aprendizagem.
IV. na interação adulto-criança, o adulto tem um papel fundamental no desenvolvimento das capacidades motoras e cognitivas, na estimulação da linguagem, na exploração do ambiente em que vive, na conquista do andar.
V. a interação adulto-criança, na instituição de Educação Infantil, deve limitar-se às intervenções e orientações do professor para a criança sobre os momentos da rotina.
Assinale a alternativa:
estão corretas as afirmações I, II e IV.
estão corretas as afirmações I, II, e III.
estão corretas as afirmações II, III, IV e V.
estão corretas as afirmações II, IV e V.
A organização do tempo/espaço na educação infantil é determinante para o desenvolvimento da criança e está, em grande parte, sujeito ao modo como os educadores os concebem. Assinale a alternativa em que essa organização está contemplada com os aspectos pertinentes ao desenvolvimento infantil.
O espaço está intrinsecamente ligado à noção de identidade de lugar que, de certo modo, consiste na formação do pensamento, ou seja, no desenvolvimento da memória, de crenças, valores, idéias, preferências e significados sobre o mundo no qual a pessoa convive.
Ao Planejar o espaço e o tempo, faz-se necessário criar possibilidades para o desenvolvimento da criança quanto à identidade pessoal, o desenvolvimento de competências, oportunidades para crescimento, sensação de segurança e confiança, bem como gerar oportunidades para contato social e/ou privacidade.
O planejamento do espaço importa em oferecer oportunidades para a criança aprender a se mover e a controlar o próprio corpo no espaço, isto é, estimular movimentos tais como: sentar, balançar o corpo, engatinhar, saltar, correr, subir, pular, agarrar-se, pendurar-se e virar-se.
Todo planejamento relativo à exploração do tempo e do espaço necessita considerar objetivos pré-selecionados (exemplo: a estimulação dos sentidos funcionam com base em movimentos ambientais como: a presença de brisas, o agradável som de um riacho, os odores de árvores e flores).
Desenvolver atividades pedagógicas que promovam o desenvolvimento da percepção sensorial no primeiro ano de vida, implica planejar e oportunizar situações para que a criança possa:
desenvolver a capacidade de correlacionar objetos em função de suas cores (branco, preto, vermelho, verde, azul, amarelo, laranja, roxo).
agrupar objetos, comparando os elementos essenciais dos mesmos, ou seja, de acordo com a forma e o tamanho, avançando em suas variações e propriedades.
realizar ações de correlação entre partes de um objeto, ou de objetos entre si (por exemplo: abrir e fechar caixas, tampar e destampar panelas, colocar brinquedos dentro e fora de uma caixa, colocar blocos em forma de pirâmide ...).
nomear e reconhecer as propriedades dos objetos, destacando suas diferenças e semelhanças quanto ao tamanho, espessura, enfim, todas as propriedades físicas dos objetos.
Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito às ações que objetivam a integralização do cuidar /educar nas instituições de Educação Infantil.
Ações próprias do cuidar evidenciam a necessidade da assistência adequada na infância e, em paralelo, implicam uma educação adequada que estimule o desenvolvimento e a aprendizagem.
Ações que são específicas das atividades voltadas para cuidados, atividades essas ligadas a aspectos biológicos (nutrição, saúde, higiene, sono etc.), estão desvinculadas das atividades de educação nas Instituições de Educação Infantil.
Ações que dizem respeito a cuidados relativos a aspectos biológicos e afetivo-emocionais, associados à educação, cuidados que vão além da preservação da vida orgânica, necessitando de vários campos de conhecimentos, visam ao desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos psicológicos, sociais, intelectuais e físicos.
Ações de relações educativas, estabelecidas junto à criança na instituição de Educação Infantil, requerem traçar objetivos que contemplem o cuidado na sua integralidade.
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