Questões de Pedagogia do ano 2005

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"A chamada Escola Nova trouxe à baila a discussão da relação professor/aluno, (mas) não alterou, na prática, a relação de poder em sala de aula."

Assinale a alternativa correta sobre o objetivo do ensino da História para uma relação que inclua a realidade e os interesses próprios do aluno.

  • A.

    O professor, fundamentado na sua competência, é o vértice da relação ensino/aprendizagem.

  • B.

    A base da relação ensino/aprendizagem é o próprio aluno, cujo interesse norteia o processo.

  • C.

    Em História, mais importante do que "cumprir o programa", é provocar o exercício da crítica, porque o objetivo da disciplina é a formação de questionadores do processo social e não de acomodados às estruturas existentes.

  • D.

    Além do livro didático, do quadro de giz e de outros recursos, inclusive eletrônicos, o ensino da História deve ser lúdico e teatral, para que se produza no aluno a absorção do conhecimento, mais do que o aprender.

  • E.

    Professor e aluno não são iguais nem opostos e devem aproveitar suas diversidades em função do objetivo comum: a reflexão colaborativa em sala de aula, que produza efeitos para além de seus limites.

A participação da sociedade civil nas decisões públicas é um indicativo do processo de democratização que o Brasil vem atravessando, o que pode ser verificado no campo da educação. A descentralização do poder público, produto da transição democrática, pode encobrir, contudo, uma relação autoritária, especialmente em contexto de políticas neoliberais, porque

  • A.

    diminui a ação estatal na área do bem-estar social tendo em vista a redução das despesas públicas.

  • B.

    introduz a participação dos cidadãos nas políticas sociais reivindicatórias, buscando relações não hierarquizadas.

  • C.

    atende às demandas sociais envolvendo paritariamente o Estado e a sociedade na busca de soluções para os problemas.

  • D.

    distribui competências e articulações entre diversos níveis de governo sem qualquer intervenção da sociedade.

  • E.

    aproxima a sociedade civil do Estado, possibilitando uma prestação de serviços equânime e universal.

Alguns guardam rancor contra a escola, mas o pior talvez seja o fato de que a maioria dos alunos se conforma passivamente à monotonia da escola, esperando que ela termine ao fim de cada dia, ao fim de cada ano, ao fim da juventude...

Este depoimento exemplifica as críticas existentes em relação ao

  • A.

    desinteresse da escola em trabalhar com os alunos fracos.

  • B.

    distanciamento da escola com a vida concreta que o aluno enfrenta.

  • C.

    baixo desempenho de alunos que não têm apoio familiar para estudar.

  • D.

    descaso de alunos indisciplinados que não se interessam pelo estudo.

  • E.

    não envolvimento da escola junto a alunos com dificuldades cognitivas.

A alegria começa onde a escola termina; pode-se fazer o que quiser, como se quiser, não há mais sanções [...] A escola de hoje, onde não há mais palmatória, onde quase não há castigo, não tem uma imagem melhor à daquele tempo...

As idéias acima expressam uma crítica às escolas que não conseguem perceber o espaço escolar como espaço educativo, onde é permitido

  • A.

    estabelecer um regulamento rígido como forma de desenvolver o senso de responsabilidade do aluno.

  • B.

    e estimulado o trabalho sério de ensinar, onde o aluno aprenda conhecimentos úteis para a vida.

  • C.

    o desenvolvimento de habilidades voltadas ao crescimento intelectual do aluno.

  • D.

    o lúdico, momentos de lazer, problemas contemporâneos e o cotidiano do aluno.

  • E.

    o ensinamento de comportamentos desejáveis por meio do reforço positivo.

O horizonte da proposta de ciclos é a construção de uma nova concepção do processo de aquisição e produção do conhecimento. Considerando o conhecimento como processo - numa construção em que o aluno é situado como sujeito da ação em seu tempo próprio de aprendizagem, sendo formado continuamente - a idéia de interrupção é inadmissível.

A partir do exposto acima, um dos objetivos centrais da proposta de organização do ensino por ciclos é

  • A.

    permitir que todos alunos tenham tempo adequado de aprendizagem.

  • B.

    procurar uma metodologia que dê conta das dificuldades cognitivas dos alunos.

  • C.

    promover o aluno para que este não tenha um conceito negativo de si mesmo.

  • D.

    possibilitar que o professor desenvolva uma mesma metodologia com todos alunos.

  • E.

    evitar processos avaliativos utilizados para exercer controle sobre os alunos.

Esta situação marcou a educação no Brasil nos últimos 50 anos, mostrando-se ora conservadora, ora renovada. Enfatiza: o preparo do indivíduo para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais; os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes da sociedade de classes e, embora propague a idéia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.

Estas idéias traduzem uma concepção de educação

  • A. libertária.
  • B. liberal.
  • C. tecnicista.
  • D. moderna.
  • E. crítica.

Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. Instrumento de compreensão do mundo, de transformação social, o currículo da escola emancipadora deve abranger o conhecimento como processo de construção permanente, interdisciplinar e contextualizado, resultado da ação individual e coletiva dos sujeitos envolvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de currículo como elemento formador da cidadania,

são feitas as afirmativas a seguir.

I - As grades curriculares expressam hierarquias, legitimam

concepções de educação e de docentes qualificados.

II - Todo conhecimento poderá desenvolver a consciência

crítica e lógica, o raciocínio e a sensibilidade, a memória,

a emoção, a estética e a ética, dependendo do trato

pedagógico.

III - A visão instrumental tanto das ciências como das letras

e das artes, se tratadas pelos docentes como docência,

familiariza os alunos para a totalidade da cultura científica,

literária e artística.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    II e III, apenas.

Uma organização curricular estruturada em disciplinas estanques, sobretudo no segundo ciclo do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, vem sendo questionada em função da situação social em constante processo de mudança que atravessamos, demandando novas posturas em relação à vida cultural e ao conhecimento. Nesta perspectiva, apresenta-se para a educação a necessidade de conceber o conhecimento de forma transdisciplinar. Esta concepção de conhecimento é caracterizada por

  • A.

    busca de solução para um problema, com seus componentes empíricos e teóricos, em processo criativo que transcende as tradições de campo e estudo especializados.

  • B.

    compreensão do conhecimento como conteúdo conceitual, procedimental e socialmente aceito como representativo da cultura científica refletida nas disciplinas.

  • C.

    definição de um problema comum a diferentes disciplinas, de caráter imóvel e estável, capaz de se prever seu desenvolvimento futuro e suas possíveis aplicações.

  • D.

    atitude de pesquisa em que cada campo do conhecimento observa o objeto a partir de seus pressupostos epistemológicos, estruturando seu ponto de vista específico para a solução de um problema.

  • E.

    adoção de uma postura eminentemente científica diante do conhecimento, tornando-o objeto de experimentação cujos resultados devem ser socializados a todos os campos do saber.

O currículo constitui um importante instrumento na educação tanto de conservação quanto de transformação dos conhecimentos historicamente acumulados. O entendimento de que o currículo é um campo de investigação que problematiza discussões essenciais à educação relativas a aspectos culturais, ideológicos e de poder está em consonância com as teorias que fundamentam o currículo em uma perspectiva:

  • A.

    tecnicista

  • B.

    moderna.

  • C.

    crítica.

  • D.

    tradicional.

  • E.

    renovada.

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