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"A chamada Escola Nova trouxe à baila a discussão da relação professor/aluno, (mas) não alterou, na prática, a relação de poder em sala de aula."
Assinale a alternativa correta sobre o objetivo do ensino da História para uma relação que inclua a realidade e os interesses próprios do aluno.
O professor, fundamentado na sua competência, é o vértice da relação ensino/aprendizagem.
A base da relação ensino/aprendizagem é o próprio aluno, cujo interesse norteia o processo.
Em História, mais importante do que "cumprir o programa", é provocar o exercício da crítica, porque o objetivo da disciplina é a formação de questionadores do processo social e não de acomodados às estruturas existentes.
Além do livro didático, do quadro de giz e de outros recursos, inclusive eletrônicos, o ensino da História deve ser lúdico e teatral, para que se produza no aluno a absorção do conhecimento, mais do que o aprender.
Professor e aluno não são iguais nem opostos e devem aproveitar suas diversidades em função do objetivo comum: a reflexão colaborativa em sala de aula, que produza efeitos para além de seus limites.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
A participação da sociedade civil nas decisões públicas é um indicativo do processo de democratização que o Brasil vem atravessando, o que pode ser verificado no campo da educação. A descentralização do poder público, produto da transição democrática, pode encobrir, contudo, uma relação autoritária, especialmente em contexto de políticas neoliberais, porque
diminui a ação estatal na área do bem-estar social tendo em vista a redução das despesas públicas.
introduz a participação dos cidadãos nas políticas sociais reivindicatórias, buscando relações não hierarquizadas.
atende às demandas sociais envolvendo paritariamente o Estado e a sociedade na busca de soluções para os problemas.
distribui competências e articulações entre diversos níveis de governo sem qualquer intervenção da sociedade.
aproxima a sociedade civil do Estado, possibilitando uma prestação de serviços equânime e universal.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Alguns guardam rancor contra a escola, mas o pior talvez seja o fato de que a maioria dos alunos se conforma passivamente à monotonia da escola, esperando que ela termine ao fim de cada dia, ao fim de cada ano, ao fim da juventude...
Este depoimento exemplifica as críticas existentes em relação ao
desinteresse da escola em trabalhar com os alunos fracos.
distanciamento da escola com a vida concreta que o aluno enfrenta.
baixo desempenho de alunos que não têm apoio familiar para estudar.
descaso de alunos indisciplinados que não se interessam pelo estudo.
não envolvimento da escola junto a alunos com dificuldades cognitivas.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A alegria começa onde a escola termina; pode-se fazer o que quiser, como se quiser, não há mais sanções [...] A escola de hoje, onde não há mais palmatória, onde quase não há castigo, não tem uma imagem melhor à daquele tempo...
As idéias acima expressam uma crítica às escolas que não conseguem perceber o espaço escolar como espaço educativo, onde é permitido
estabelecer um regulamento rígido como forma de desenvolver o senso de responsabilidade do aluno.
e estimulado o trabalho sério de ensinar, onde o aluno aprenda conhecimentos úteis para a vida.
o desenvolvimento de habilidades voltadas ao crescimento intelectual do aluno.
o lúdico, momentos de lazer, problemas contemporâneos e o cotidiano do aluno.
o ensinamento de comportamentos desejáveis por meio do reforço positivo.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
O horizonte da proposta de ciclos é a construção de uma nova concepção do processo de aquisição e produção do conhecimento. Considerando o conhecimento como processo - numa construção em que o aluno é situado como sujeito da ação em seu tempo próprio de aprendizagem, sendo formado continuamente - a idéia de interrupção é inadmissível.
A partir do exposto acima, um dos objetivos centrais da proposta de organização do ensino por ciclos é
permitir que todos alunos tenham tempo adequado de aprendizagem.
procurar uma metodologia que dê conta das dificuldades cognitivas dos alunos.
promover o aluno para que este não tenha um conceito negativo de si mesmo.
possibilitar que o professor desenvolva uma mesma metodologia com todos alunos.
evitar processos avaliativos utilizados para exercer controle sobre os alunos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Esta situação marcou a educação no Brasil nos últimos 50 anos, mostrando-se ora conservadora, ora renovada. Enfatiza: o preparo do indivíduo para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais; os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes da sociedade de classes e, embora propague a idéia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.
Estas idéias traduzem uma concepção de educação
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. Instrumento de compreensão do mundo, de transformação social, o currículo da escola emancipadora deve abranger o conhecimento como processo de construção permanente, interdisciplinar e contextualizado, resultado da ação individual e coletiva dos sujeitos envolvidos.
A respeito de currículo como elemento formador da cidadania,
são feitas as afirmativas a seguir.
I - As grades curriculares expressam hierarquias, legitimam
concepções de educação e de docentes qualificados.
II - Todo conhecimento poderá desenvolver a consciência
crítica e lógica, o raciocínio e a sensibilidade, a memória,
a emoção, a estética e a ética, dependendo do trato
pedagógico.
III - A visão instrumental tanto das ciências como das letras
e das artes, se tratadas pelos docentes como docência,
familiariza os alunos para a totalidade da cultura científica,
literária e artística.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
Uma organização curricular estruturada em disciplinas estanques, sobretudo no segundo ciclo do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, vem sendo questionada em função da situação social em constante processo de mudança que atravessamos, demandando novas posturas em relação à vida cultural e ao conhecimento. Nesta perspectiva, apresenta-se para a educação a necessidade de conceber o conhecimento de forma transdisciplinar. Esta concepção de conhecimento é caracterizada por
busca de solução para um problema, com seus componentes empíricos e teóricos, em processo criativo que transcende as tradições de campo e estudo especializados.
compreensão do conhecimento como conteúdo conceitual, procedimental e socialmente aceito como representativo da cultura científica refletida nas disciplinas.
definição de um problema comum a diferentes disciplinas, de caráter imóvel e estável, capaz de se prever seu desenvolvimento futuro e suas possíveis aplicações.
atitude de pesquisa em que cada campo do conhecimento observa o objeto a partir de seus pressupostos epistemológicos, estruturando seu ponto de vista específico para a solução de um problema.
adoção de uma postura eminentemente científica diante do conhecimento, tornando-o objeto de experimentação cujos resultados devem ser socializados a todos os campos do saber.
O currículo constitui um importante instrumento na educação tanto de conservação quanto de transformação dos conhecimentos historicamente acumulados. O entendimento de que o currículo é um campo de investigação que problematiza discussões essenciais à educação relativas a aspectos culturais, ideológicos e de poder está em consonância com as teorias que fundamentam o currículo em uma perspectiva:
tecnicista
moderna.
crítica.
tradicional.
renovada.
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