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No ritual das aulas, é ele quem adota o professor; é ele quem direciona o processo pedagógico: o livro didático.
As teorias críticas do currículo analisam a utilização do livro didático como uma prática em que os alunos
dependem dos pais; à aula cabe a função da correção dos exercícios feitos em casa.
interagem entre eles, com o professor e com o conhecimento.
aprendem sozinhos, podendo estabelcer seus próprios ritmos, com ou sem a presença do professor.
têm prazer de realizar as atividades, pois aprendem a estudar com mais facilidade.
ouvem, copiam, fazem os exercícios e falam, somente, quando o professor permite.
A organização do currículo por Projeto de Trabalho deve ser construída em parceria com os alunos. Nele o tema proporciona a aprendizagem significativa de conteúdos vinculados ao conhecimento historicamente acumulado, porém, o enfoque não está no tema e sim na apreensão dos meios necessários para a aprendizagem de qualquer conhecimento, buscando a autonomia intelectual do aluno.
A organização do currículo por Projeto de Trabalho tem como objetivo contribuir para que o aluno
aprenda a aprender.
aprenda a ser.
aprenda a ter.
aprenda a perceber-se.
aprenda a memorizar.
Múltiplas propostas curriculares existem em curso no cotidiano das escolas [...] é importante entender o currículo como política cultural que implica pensar em questões de gênero, raça/etnia, sexualidade, juventude, violência, tecnologias, trabalho, desemprego, entre tantas outras.
De acordo com a legislação em vigor, essa organização curricular é possível quando assegurada a
inclusão dos saberes práticos e reconhecimento destes pelos professores.
organização dos conteúdos, a metodologia indicada e o processo de avaliação.
disponibilidade dos professores em deixar de trabalhar por área do conhecimento.
condição de trabalho coletivo aos professores, por parte da Direção da escola.
possibilidade de remuneração específica a projetos coletivos na escola.
Para que se possa caminhar numa certa direção é preciso examinar cuidadosa e atenciosamente o lugar de onde se partiu.
Em relação à organização curricular, as idéias acima indicam a importância do
conteúdo a ser escolhido pela Equipe Técnica da Escola, a partir do referencial teórico adotado pelos professores.
método, para a seleção e organização dos conteúdos.
diagnóstico, na definição da proposta pedagógica.
planejamento, como direção do processo didático.
levantamento do universo cultural da comunidade, para que a escola não exija demais dos alunos.
Na verdade, em nome da "boa educação" e do respeito à individualidade de cada um, o que se faz, em geral, é impedir que o diferente se expresse. Aliás, as normas da boa educação são formas de controle social, em que o "diferente" é penalizado apenas por ser diferente dos que se acreditam iguais.
Segundo as teorias críticas sobre currículo, a escolha e a organização dos conhecimentos refletem os
desentendimentos entre aqueles que planejam e os que executam o currículo na escola.
problemas de infraestrutura que a escola encontra para viabilizar a ação educativa.
desacordos provocados pelas diferentes concepções de educação presentes na escola.
interesses particulares das classes e grupos dominantes.
métodos de ensino desenvolvidos pelos educadores de uma escola.
Na organização curricular, as tendências progressistas, anti-autoritárias e liberais, contrárias, portanto, à visão clássica, enfatizam a
aquisição de conhecimentos úteis no mercado de trabalho.
aquisição de conhecimentos úteis no mercado de trabalho.
transmissão do conhecimento científico.
racionalidade na organização do conhecimento.
experiência, a participação e a criatividade.
Não há como não repetir que ensinar não é pura transferência mecânica do conhecimento ao educando. Como não há também como não repetir que, partir do saber que os educandos tenham não significa ficar girando em torno deste saber. Partir significa pôr-se a caminho, ir-se, deslocar-se de um ponto a outro e não ficar, permanecer.
Nessa concepção, a escola deveria
favorecer oportunidades amplas e desafiadoras na construção do conhecimento.
organizar seu currículo, baseando-se fundamentalmente no conhecimento e na cultura dos alunos.
apresentar, ao educando, apenas os saberes universais.
ensinar o saber elaborado e validado pela ciência.
evitar que o currículo incorpore a discussão dos conhecimentos do senso comum.
Para as teorias críticas do currículo, não só fora da escola encontramos as causas das dificuldades e insucessos dos alunos nos estudos. A escola também é responsável pela produção de fracassos, na medida em que seleciona conteúdos e/ou atividades que permitem a
A interdisciplinaridade não pode ser vista como uma proposta teórica fechada, mas uma
prática que procura reproduzir a hierarquia dos conhecimentos existentes nas disciplinas.
metodologia que consegue dar sentido à existência do conjunto das disciplinas de um currículo.
prática permanente de organização do currículo de forma menos fragmentada.
direção para as dificuldades de aprendizagem resultantes da não ordenação de conteúdos.
concepção de organização do trabalho disciplinar numa grade de conteúdos.
As teorias críticas sobre currículos afirmam que o currículo está estreitamente relacionado às estruturas econômicas e sociais mais amplas; não é um corpo neutro, inocente e desinteressado de conhecimentos.
De acordo com essa concepção de currículo, a seleção de conhecimento é
resultado de processo que reflete os interesses particulares das classes e grupos dominantes.
produto da organização do mapa das habilidades necessárias à aprendizagem do aluno.
realizada através da imparcialidade dos conhecimentos científicos.
estruturada por valores consensuais da sociedade.
organizada por um conjunto de decisões técnicas.
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