Questões de Pedagogia do ano 2005

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Hoje, as famílias de nossos alunos são desestruturadas, não se responsabilizam mais pela educação de seus filhos e menos ainda estão interessadas em acompanhar seus filhos na lição de casa. Os pais nem sequer comparecem nas reuniões da escola.

Considerando uma visão crítica de educação, o tema participação da comunidade na escola exige postura positiva da instituição com relação aos responsáveis pelos estudantes,

  • A.

    propiciando espaços de orientação individual aos pais com dificuldades de entender seus filhos.

  • B.

    compreendendo e tolerando as suas dificuldades de comunicação.

  • C.

    promovendo palestras para sensibilizá-los sobre a importância de sua presença na escola.

  • D.

    percebendo e aceitando suas deficiências intelectuais e culturais.

  • E.

    oferecendo ocasiões de diálogo, de convivência e de participação na vida da escola.

Na ação participativa e democrática não deve existir relação de subordinação entre equipe técnica, educadores e comunidade escolar. Pais, professores e direção da escola são vistos como partes interessadas no sucesso escolar dos alunos...

Para que se efetive essa relação de participação, como explicitada acima, a escola NÃO poderá

  • A.

    utilizar metodologias de trabalho que demande habilidades cognitivas complexas.

  • B.

    trabalhar com pais de alunos que apresentem baixa capacidade de participação.

  • C.

    tratar de forma discriminativa a diversidade cultural existente em sua comunidade.

  • D.

    aceitar que pais ou alunos exerçam funções de comando.

  • E.

    permitir a ação de alunos indisciplinados, sob o risco de contagiar o grupo com comportamentos indesejáveis.

É comum aos leigos no assunto confundir progressão continuada com promoção automática, que expressam decisões e ações pedagógicas distintas. Assinale a opção que caracteriza corretamente essa diferença.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A avaliação institucional realizada em uma escola evidenciou a necessidade de qualificação profissional, tanto pedagógica quanto acadêmica. Um trabalho de formação continuada com professores que tenha a intenção de desenvolver competências no enfoque pedagógico e escolar deverá

  • A.

    favorecer o desenvolvimento profissional de forma crítica, numa perspectiva técnica e corporativa.

  • B.

    promover o desenvolvimento profissional, baseado na autonomia e na colegialidade, numa perspectiva cognoscitiva.

  • C.

    redimensionar o desenvolvimento profissional fomentado em processos reflexivos, na pesquisa-ação e na perspectiva sociocrítica.

  • D.

    redimensionar o desenvolvimento profissional centrado na pesquisa-ação, na reflexão organizacional e no enfoque fenomenológico.

  • E.

    compreender o desenvolvimento profissional baseado no trabalho com competências de aprender e ensinar, de perspectiva técnica e funcionalista.

A violência urbana é uma realidade que atinge de maneira perversa a todo cidadão e cidadã e, em especial, à criança e ao jovem. Para a escola enfrentar a cultura da violência, faz-se necessário promover uma educação em direitos humanos, que se realiza, segundo Candau (2001), quando

  • A.

    a questão é tratada nas aulas destinadas ao estudo dos temas transversais.

  • B.

    a segurança passa a ser o foco das soluções propostas para a violência escolar

  • C.

    os alunos são capacitados para se tornarem vigilantes uns dos outros no cotidiano escolar.

  • D.

    se oferece aos professores formação em direitos humanos por meio de técnicas didáticas e dinâmicas de grupo.

  • E.

    se transforma em uma postura que penetra as diversas dimensões da ação educativa.

Segundo Luis Armando Gandim, entre os elementos estruturais para se pensar a situação do professor, pode-se citar:

  • A.

    o racismo, a má formação teórica, a instabilidade no emprego e o stress profissional.

  • B.

    a feminização, a participação, a introdução de novas tecnologias e os baixos salários.

  • C.

    a feminização, a dissociação entre o pensar e o executar, o tecnicismo e a má formação teórica.

  • D.

    o racismo, a dissociação entre o pensar e o executar, a sobrecarga de trabalho e a introdução de novas tecnologias.

  • E.

    a diversidade cultural, a instabilidade no emprego, tecnicismo e salas superlotadas.

Ao refletir sobre as características e as conseqüências da participação na sociedade, Gandin apresenta basicamente dois tipos de participação, sendo que

  • A.

    a Participação ativa se refere à capacidade de autoorganização dos grupos e a participação passiva, aos grupos que aceitam o comando do poder instituído.

  • B.

    os dois tipos pressupõem a manutenção da distribuição do poder de decisão, tal qual socialmente instituído, variando apenas as esferas em que a participação deva ocorrer: governo ou comunidade.

  • C.

    os dois tipos pressupõem a manutenção do status quo já que a participação nas decisões é uma prática socialmente consagrada.

  • D.

    o primeiro tipo se limita a manter o que está instituído na sociedade (conservadora) e o segundo, refere- se à alteração das causas que justificam a maneira pela qual o poder está socialmente constituído.

  • E.

    os dois tipos têm caráter consultivo e variam em relação ao número de envolvidos e níveis administrativos em que a participação ocorre.

A escola é parte da sociedade e tem com o todo uma relação dialética - há uma interferência recíproca que atravessa todas as instituições que constituem o social.

Na relação Educação-Sociedade, a escola tem uma função

  • A.

    autônoma, diante dos fatores que estimulam as mudanças sociais.

  • B.

    reprodutora das idéias de uma sociedade capitalista.

  • C.

    contraditória, pois ao mesmo tempo em que é fator de manutenção, ela transforma a cultura de uma sociedade.

  • D.

    subordinada, com o objetivo de ser um aparelho ideológico do Estado.

  • E.

    mediadora, com o objetivo de eliminar as diferenças sociais e impedir os conflitos de classe.

A educação de jovens e adultos (EJA) é uma categoria organizacional constante da estrutura da educação nacional, com finalidades e funções específicas. Dentre estas funções estão a reparadora, a equalizadora e a qualificadora, que estão resumidamente definidas numa das alternativas abaixo. Assinale-a.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

O Projeto "Escola da Família", do Governo de São Paulo, visa, entre outros objetivos, ao favorecimento do protagonismo do aluno. Este projeto desenvolve

  • A.

    formas de solidariedade e a formação de novas atitudes na escola e na comunidade por meio de uma educação de valores.

  • B.

    prevenção de riscos por meio de projeto de saúde que valoriza a vida e contra o uso abusivo de drogas.

  • C.

    prevenção da violência por meio do combate ao uso de armas e encaminhamento de alunos agressivos aos Conselhos Tutelares.

  • D.

    alternativas voluntárias e solidárias de trabalho remunerado com jovens, prevenindo a ociosidade e a violência.

  • E.

    valorização da vida e desenvolvimento da auto-estima, das ações solidárias e do esporte profissional.

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