Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. Apesar das potencialidades de um grupo, podem surgir conflitos entre os participantes durante a organização do trabalho pedagógico em sala de aula. Diante de situações como essa, independentemente do nível de conflito, a melhor estratégia para preparar os alunos é o professor dissolver o grupo.
Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. O tempo, o agrupamento e a atitude dos alunos nos trabalhos em grupo, a resolução de conflitos e o cuidado físico requerem a intervenção do professor mais intensamente nas séries iniciais da escolarização.
Com relação ao planejamento participativo concepção, construção, acompanhamento e avaliação , julgue os itens a seguir. A avaliação perde sua importância no processo de execução do planejamento participativo, uma vez que todos aprovam e tomam coletivamente as decisões.
No que se refere aos aspectos pedagógicos e técnico-didáticos do treinamento metodologia de ensino, conceituação, tipos e modalidades, técnicas e instrumentos de avaliação do desempenho didático e avaliação de aprendizagem , julgue os itens seguintes. A maneira de pensar a formação humana é alterada devido a fatores como: a organização da produção industrial, o modelo do Estado e das relações econômicas estabelecidas mundialmente.
No que se refere aos aspectos pedagógicos e técnico-didáticos do treinamento metodologia de ensino, conceituação, tipos e modalidades, técnicas e instrumentos de avaliação do desempenho didático e avaliação de aprendizagem , julgue os itens seguintes. Com base na concepção do conhecimento empirista, a avaliação de aprendizagem significa valorizar a autoavaliação e julgar o crescimento e o desenvolvimento de cada aluno.
Assinale a alternativa que apresenta a atividade mais adequada para o professor trabalhar com seus alunos a relação forma de organização do espaço geográfico e dificuldades ou facilidades para a população em suas atividades cotidianas.
discussão, após observação feita, das transformações que estão acontecendo na sua paisagem cotidiana
organização de um esquema apresentando a escola como centro polarizador, para alunos e funcionários, e polarizado
representação gráfica das formas naturais e construídas que compõem a paisagem de um bairro
mapeamento do lugar onde o aluno mora, mostrando o uso do solo e os espaços por onde circula em seu dia-a-dia
leitura e interpretação de um texto sobre a modificação do espaço geográfico feita pelo trabalho de muitas pessoas
Leia o fragmento do poema "Pássaro Vermelho", de Milton Nascimento e Fernando Brandt:
É correto afirmar que o poema apresentado pode servir para o professor discutir com seus alunos, principalmente:
Os alunos organizam uma linha de tempo com os acontecimentos mais significativos da história do município.
Essa atividade – confecção e exploração da linha de tempo – permite ao professor trabalhar com seus alunos a noção de tempo:
Um professor planejou com seus alunos uma visita a uma fábrica de sapatos. Os alunos percorreram todas as dependências, observaram os operários trabalhando, entrevistaram pessoas, fizeram anotações. Assinale a etapa do trabalho desenvolvido em sala de aula, após a visita feita, em que está implícito o conceito de divisão social do trabalho.
organização de um esquema apresentando as etapas da produção de um sapato
elaboração de planta simplificada mostrando a disposição espacial do local visitado
confecção de uma linha de tempo representando um dia na vida de um operário
utilização de mapa para identificação de locais de onde vem a matéria-prima (couro) e para onde é vendida a produção
discussão sobre as entrevistas feitas, com roteiros preparados pelos alunos, com os operários e o proprietário da fábrica
Observe atentamente a foto abaixo.
Imaginemos uma situação de ensino de História em uma turma de 4ª série.
A professora utiliza a foto acima para disparar uma discussão com os alunos em sala.
A partir da situação descrita, podemos concluir que a professora trabalha com uma perspectiva de currículo:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...