Questões de Pedagogia do ano 2005

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. Apesar das potencialidades de um grupo, podem surgir conflitos entre os participantes durante a organização do trabalho pedagógico em sala de aula. Diante de situações como essa, independentemente do nível de conflito, a melhor estratégia para preparar os alunos é o professor dissolver o grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. O tempo, o agrupamento e a atitude dos alunos nos trabalhos em grupo, a resolução de conflitos e o cuidado físico requerem a intervenção do professor mais intensamente nas séries iniciais da escolarização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento participativo — concepção, construção, acompanhamento e avaliação —, julgue os itens a seguir. A avaliação perde sua importância no processo de execução do planejamento participativo, uma vez que todos aprovam e tomam coletivamente as decisões.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos aspectos pedagógicos e técnico-didáticos do treinamento — metodologia de ensino, conceituação, tipos e modalidades, técnicas e instrumentos de avaliação do desempenho didático e avaliação de aprendizagem —, julgue os itens seguintes. A maneira de pensar a formação humana é alterada devido a fatores como: a organização da produção industrial, o modelo do Estado e das relações econômicas estabelecidas mundialmente.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos aspectos pedagógicos e técnico-didáticos do treinamento — metodologia de ensino, conceituação, tipos e modalidades, técnicas e instrumentos de avaliação do desempenho didático e avaliação de aprendizagem —, julgue os itens seguintes. Com base na concepção do conhecimento empirista, a avaliação de aprendizagem significa valorizar a autoavaliação e julgar o crescimento e o desenvolvimento de cada aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que apresenta a atividade mais adequada para o professor trabalhar com seus alunos a relação forma de organização do espaço geográfico e dificuldades ou facilidades para a população em suas atividades cotidianas.

  • A.

    discussão, após observação feita, das transformações que estão acontecendo na sua paisagem cotidiana

  • B.

    organização de um esquema apresentando a escola como centro polarizador, para alunos e funcionários, e polarizado

  • C.

    representação gráfica das formas naturais e construídas que compõem a paisagem de um bairro

  • D.

    mapeamento do lugar onde o aluno mora, mostrando o uso do solo e os espaços por onde circula em seu dia-a-dia

  • E.

    leitura e interpretação de um texto sobre a modificação do espaço geográfico feita pelo trabalho de muitas pessoas

Leia o fragmento do poema "Pássaro Vermelho", de Milton Nascimento e Fernando Brandt:

É correto afirmar que o poema apresentado pode servir para o professor discutir com seus alunos, principalmente:

  • A. as diferenças sociais e culturais.
  • B. a diversidade racial.
  • C. a aculturação.
  • D. a divisão natural do trabalho.
  • E. os diferentes tipos de preconceito.

Os alunos organizam uma linha de tempo com os acontecimentos mais significativos da história do município.

Essa atividade – confecção e exploração da linha de tempo – permite ao professor trabalhar com seus alunos a noção de tempo:

  • A. histórico.
  • B. intuitivo.
  • C. social.
  • D. físico.
  • E. psicológico.

Um professor planejou com seus alunos uma visita a uma fábrica de sapatos. Os alunos percorreram todas as dependências, observaram os operários trabalhando, entrevistaram pessoas, fizeram anotações. Assinale a etapa do trabalho desenvolvido em sala de aula, após a visita feita, em que está implícito o conceito de divisão social do trabalho.

  • A.

    organização de um esquema apresentando as etapas da produção de um sapato

  • B.

    elaboração de planta simplificada mostrando a disposição espacial do local visitado

  • C.

    confecção de uma linha de tempo representando um dia na vida de um operário

  • D.

    utilização de mapa para identificação de locais de onde vem a matéria-prima (couro) e para onde é vendida a produção

  • E.

    discussão sobre as entrevistas feitas, com roteiros preparados pelos alunos, com os operários e o proprietário da fábrica

Observe atentamente a foto abaixo.

Imaginemos uma situação de ensino de História em uma turma de 4ª série.

A professora utiliza a foto acima para disparar uma discussão com os alunos em sala.

A partir da situação descrita, podemos concluir que a professora trabalha com uma perspectiva de currículo:

  • A. estruturalista.
  • B. positivista.
  • C. fenomenológica.
  • D. tecnicista.
  • E. crítica.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...