Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca das teorias de aprendizagem, assinale a opção correta.
O cognitivismo como teoria da aprendizagem de David Ausubel ancora-se, fundamentalmente, no princípio da aprendizagem significativa.
Karl Rogers é o principal teórico da vertente behaviorista da aprendizagem, que se baseia na teoria do reforço.
Skinner agregou às proposições de Piaget sobre o construtivismo a idéia, denominada sociointeracionismo, de que é o próprio processo de aprendizagem que promove o desenvolvimento de estruturas mentais superiores.
A teoria humanística da aprendizagem, cujo principal representante é Vigostky, tem como, foco o aluno, que possui liberdade para aprender.
"Lúdico, criança, lazer, escola. São essas as palavras centrais deste livro. (...) Para mim, o reconhecimento dessa relação de interdependência exige uma nova pedagogia, embasadora de uma nova prática educativa e realimentada através dessa própria prática, considerando as possibilidades do lazer como canal viável de atuação no plano cultural, de modo integrado com a escola. (...) Procurarei defender, assumindo todos os riscos que isso possa significar, a dimensão "utópica" da pedagogia da animação, fundada no lúdico, do jogo, da festa, do brinquedo – do lazer, inclusive como crítica ao antilazer que se manifesta hoje, na nossa sociedade, dominada pelos critérios da utilidade e produtividade" In: Nélson Carvalho Marcellino, Pedagogia da Animação. O autor, anteriormente citado, reflete sobre as relações lazer-escola-processo educativo e a vinculação entre o lúdico e a educação. Apresenta razões para a escola valorizar as brincadeiras infantis, como
seu aproveitamento com bons resultados na educação escolar, em face das suas imensas possibilidades de beneficiar o processo ensino/aprendizagem, mormente quando se educa para o amanhã previsível de uma sociedade já estruturada.
suas possibilidades de contrabalançar a unilateralidade da formação das novas gerações, precocemente induzidas à especialização profissional, que lhes amplia a perspectiva de vida e lhes facilita a adaptação a um mundo de trabalho em constante mutação.
seu emprego na chamada educação compensatória, que nas últimas duas décadas vem procurando minorar as dificuldades escolares de crianças oriundas de meios muito carentes.
valorização da cultura da criança, e não instrumentalizá-la para "facilitar" o inculcamento de uma cultura pretensamente superior.
possibilita adaptar a criança ao mundo como já está dado, pronto e estabelecido. Seu livro é um manual de atividades recreativas para professores que compreendem a importância das atividades lúdicas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Os efeitos do economicismo na política educacional brasileira se expressaram de várias formas: pelo desmantelamento da escola pública e reforço da educação como "negócio" ou prestação de serviço; pelo dualismo de uma prática educativa que difere de qualidade e quantidade de educação para a classe dominante e outra para a classe trabalhadora; e pelo tecnicismo e fragmentação do processo de conhecimento e proletarização do magistério público. Pode-se dizer que a afirmação refere-se à aplicação
da Teoria do Capital Humano na educação.
dos princípios da Teoria da Qualidade Total na educação.
dos princípios da Teoria da Perda de Centralidade do Trabalho na educação.
dos princípios da Teoria da Sociedade do Conhecimento na educação.
Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre:
"A filosofia contribui com a educação na medida em que indaga a respeito do homem que se quer formar, quais os valores emergentes que se contrapõem a outros, já decadentes, e, quais, os pressupostos do conhecimento subjacentes aos métodos e procedimentos utilizados." (Maria Lúcia Aranha) Pode-se afirmar que três aspectos foram destacados no texto acima:
O papel da escola na tendência liberal Tecnista é:
Segundo Luckesi, na tendência tradicional, a pedagogia liberal se caracteriza:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Vygotsky sustenta que é relevante para a educação conhecer a zona de desenvolvimento proximal de cada criança, conceituando-a como sendo à distância entre dois níveis: o de desenvolvimento atual, avaliado pela capacidade da criança para resolver problemas sozinha e o nível de desenvolvimento avaliado pela capacidade da criança para resolver problemas auxiliada por alguém. Qual a importância dessa afirmação para o ato pedagógico?
Auxiliar a compreender o potencial social, cognitivo e afetivo da criança.
Apontar para a mediação sociocultural, uma vez que irá sempre existir a interação aluno-professor.
Valorizar a transdisciplinaridade e a multiculturalidade.
Realizar a integração entre professor, aluno, comunidade, sempre na percepção do todo.
Organizar os saberes, de acordo com o planejamento previamente estabelecido.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Conforme as abordagens desenvolvidas por Philips,
a afetividade docente não é compatível com o desempenho da profissão de professor
a afetividade docente deve atuar de forma harmoniosa no ensino.
o professor deve priorizar a afetividade na sua prática docente.
Philips não trata de afetividade na prática docente.
o professor não deve considerar as questões afetivas na sua prática docente.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
O capítulo I do livro Pedagogia da Autonomia, Freire (1996) aborda a temática "não há docência sem discência", em que aponta algumas exigências ao exercício da prática docente.
Dentre as alternativas a seguir, indique a que não corresponde ao pensamento de Paulo Freire.
O ato de ensinar exige estética, ética e rigorosidade metódica.
Ensinar não exige riscos, cabe ao educador escolher o grupo e a classe social com a qual deseja trabalhar.
Ensinar exige pesquisa, criatividade e respeito aos saberes dos educandos.
Ensinar exige coerência entre o discurso e a prática através do exemplo.
Ensinar exige do docente uma reflexão crítica sobre a prática, reconhecendo e assumindo sua identidade cultural.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...