Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A professora Vera, que atua no Ensino Fundamental de uma escola pública, acredita que os alunos não devem ser considerados como seres passivos no processo de ensino-aprendizagem. Ela compreende que a aprendizagem ocorre quando os alunos interagem com seus objetos de conhecimento, formulam hipóteses sobre os mesmos, testam essas hipóteses e, se for o caso, modificam-nas. Assim, Vera planeja suas ações pedagógicas de modo a criar situações-problema que levem a desafiar seus alunos e os levem a buscar as soluções. A prática pedagógica dessa professora inspira-se nas idéias de:
Piaget.
Skinner.
Freud.
Vygotsky.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A abordagem desenvolvimentista tem nas obras de Tani (1987), Tani et alii (1988) e Manoel (1994) a sua principal fundamentação no Brasil. Sobre essa abordagem é correto afirmar.
Utiliza-se do discurso da justiça social como ponto de apoio e bases nas teorias marxistas e neomarxistas
Tem a alfabetização como seu objeto de estudo.
Deve proporcionar ao aluno condições para seu comportamento motor ser desenvolvido através da interação entre o aumento da diversidade e a complexidade dos movimentos.
Tem o objetivo de oferecer experiências de movimento adequadas ao nível de crescimento e desenvolvimento, a fim de ser alcançada as habilidades motoras.
Considera a seleção de conteúdos para as aulas de educação física leva em consideração a relevância social, a contemporaneidade e adequação as características sócio- cognitivas dos alunos
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação à abordagem desenvolvimentista é correto afirmar que valoriza:
os elementos biológicos e de rendimento corporal.
o conhecimento de origem psicológica.
o desenvolvimento do conteúdo através de uma hierarquia de habilidades básicas e específicas.
as habilidades e conhecimentos trazidos pelos alunos sobre jogos e brincadeiras.
o desenvolvimento da criança, seus processos cognitivos e afetivos, buscando a formação integral.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Assinale a alternativa incorreta. Para Stephen Perreault a educação da criança com deficiência visual deveria se desenvolver sempre:
Focalizando o futuro.
Idealizando um passado idílico.
Criando oportunidades baseadas nos sonhos da criança deficiente visual.
Criando oportunidades baseadas nos sonhos da família da criança deficiente visual.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A afirmação abaixo está:
Somente a partir da conscientização de que a escola é, em grande parte, responsável pelas limitações ou progressos dos alunos com necessidades especiais é que será possível uma reflexão que conduza a uma reavaliação do que lhes é ensinado e como lhes é ensinado nos centros educacionais regulares.
Parcialmente correta, excluindo-se a menção ao progresso dos alunos.
Parcialmente correta, excetuando-se a menção às limitações dos alunos.
Totalmente correta.
Totalmente incorreta.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Piaget, o "ser social" de mais alto nível é justamente aquele que consegue relacionar-se com seus semelhantes de forma:
Recíproca.
Humilde.
Equilibrada.
Impositiva.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Perrenoud, a desigualdade só se torna um problema social se for denunciada como um escândalo ou, no mínimo, como uma injustiça. Isso só acontece se, ao menos, três condições são reunidas. Não é uma delas:
Que exista um mínimo de estatísticas, de dados públicos, de transparência.
Que um número suficiente de pessoas pense que a desigualdade e o fracasso não são fatalidades.
Que a desigualdade atinja os alunos oriundos de setores privilegiados da sociedade.
Que as desigualdades sejam julgadas inaceitáveis.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A afirmação abaixo, para Perrenoud:
"Todas as crianças de seis anos que entram na primeira série da escola obrigatória estão igualmente desejosas e são capazes de aprender a ler e a escrever em um ano".
É falsa.
É verdadeira.
É a meta do ensino construtivista.
Deveria ser a meta do ensino tradicional.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Dos itens abaixo, assinale a alternativa correta:
I- Na medida em que os sentimentos e emoções são aspectos presentes na vida de todos os seres humanos, sua abordagem na escola faz com que o currículo torne-se mais contextualizado no cotidiano das pessoas, trazendo um novo sentido para a escola.
II- Ao trabalhar sentimentos, emoções e valores, perpassando os conteúdos tradicionais de matemática, língua, história, ciências e artes, estes passam a ter um novo significado, deixando de ser encarados como a "finalidade" da educação, e passando a ser compreendidos como um importante "meio"! para as pessoas conhecerem a si mesmas e o mundo em que vivem.
Ambos estão corretos.
Ambos estão incorretos.
Apenas I está correto.
Apenas II está correto
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Nas "Adaptações Curriculares Significativas", consta no quesito "Metodologia e Organização didática":
Organização.
Eliminação de critérios gerais de avaliação.
Introdução de objetivos específicos.
Introdução de objetivos complementares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...