Questões de Pedagogia do ano 2006

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A professora Vera, que atua no Ensino Fundamental de uma escola pública, acredita que os alunos não devem ser considerados como seres passivos no processo de ensino-aprendizagem. Ela compreende que a aprendizagem ocorre quando os alunos interagem com seus objetos de conhecimento, formulam hipóteses sobre os mesmos, testam essas hipóteses e, se for o caso, modificam-nas. Assim, Vera planeja suas ações pedagógicas de modo a criar situações-problema que levem a desafiar seus alunos e os levem a buscar as soluções. A prática pedagógica dessa professora inspira-se nas idéias de:

  • A.

    Piaget.

  • B.

    Skinner.

  • C.

    Freud.

  • D.

    Vygotsky.

A abordagem desenvolvimentista tem nas obras de Tani (1987), Tani et alii (1988) e Manoel (1994) a sua principal fundamentação no Brasil. Sobre essa abordagem é correto afirmar.

  • A.

    Utiliza-se do discurso da justiça social como ponto de apoio e bases nas teorias marxistas e neomarxistas

  • B.

    Tem a alfabetização como seu objeto de estudo.

  • C.

    Deve proporcionar ao aluno condições para seu comportamento motor ser desenvolvido através da interação entre o aumento da diversidade e a complexidade dos movimentos.

  • D.

    Tem o objetivo de oferecer experiências de movimento adequadas ao nível de crescimento e desenvolvimento, a fim de ser alcançada as habilidades motoras.

  • E.

    Considera a seleção de conteúdos para as aulas de educação física leva em consideração a relevância social, a contemporaneidade e adequação as características sócio- cognitivas dos alunos

Em relação à abordagem desenvolvimentista é correto afirmar que valoriza:

  • A.

    os elementos biológicos e de rendimento corporal.

  • B.

    o conhecimento de origem psicológica.

  • C.

    o desenvolvimento do conteúdo através de uma hierarquia de habilidades básicas e específicas.

  • D.

    as habilidades e conhecimentos trazidos pelos alunos sobre jogos e brincadeiras.

  • E.

    o desenvolvimento da criança, seus processos cognitivos e afetivos, buscando a formação integral.

Assinale a alternativa incorreta. Para Stephen Perreault a educação da criança com deficiência visual deveria se desenvolver sempre:

  • A.

    Focalizando o futuro.

  • B.

    Idealizando um passado idílico.

  • C.

    Criando oportunidades baseadas nos sonhos da criança deficiente visual.

  • D.

    Criando oportunidades baseadas nos sonhos da família da criança deficiente visual.

A afirmação abaixo está:

Somente a partir da conscientização de que a escola é, em grande parte, responsável pelas limitações ou progressos dos alunos com necessidades especiais é que será possível uma reflexão que conduza a uma reavaliação do que lhes é ensinado e como lhes é ensinado nos centros educacionais regulares.

  • A.

    Parcialmente correta, excluindo-se a menção ao progresso dos alunos.

  • B.

    Parcialmente correta, excetuando-se a menção às limitações dos alunos.

  • C.

    Totalmente correta.

  • D.

    Totalmente incorreta.

Para Piaget, o "ser social" de mais alto nível é justamente aquele que consegue relacionar-se com seus semelhantes de forma:

  • A.

    Recíproca.

  • B.

    Humilde.

  • C.

    Equilibrada.

  • D.

    Impositiva.

Para Perrenoud, a desigualdade só se torna um problema social se for denunciada como um escândalo ou, no mínimo, como uma injustiça. Isso só acontece se, ao menos, três condições são reunidas. Não é uma delas:

  • A.

    Que exista um mínimo de estatísticas, de dados públicos, de transparência.

  • B.

    Que um número suficiente de pessoas pense que a desigualdade e o fracasso não são fatalidades.

  • C.

    Que a desigualdade atinja os alunos oriundos de setores privilegiados da sociedade.

  • D.

    Que as desigualdades sejam julgadas inaceitáveis.

A afirmação abaixo, para Perrenoud:

"Todas as crianças de seis anos que entram na primeira série da escola obrigatória estão igualmente desejosas e são capazes de aprender a ler e a escrever em um ano".

  • A.

    É falsa.

  • B.

    É verdadeira.

  • C.

    É a meta do ensino construtivista.

  • D.

    Deveria ser a meta do ensino tradicional.

Dos itens abaixo, assinale a alternativa correta:

I- Na medida em que os sentimentos e emoções são aspectos presentes na vida de todos os seres humanos, sua abordagem na escola faz com que o currículo torne-se mais contextualizado no cotidiano das pessoas, trazendo um novo sentido para a escola.

II- Ao trabalhar sentimentos, emoções e valores, perpassando os conteúdos tradicionais de matemática, língua, história, ciências e artes, estes passam a ter um novo significado, deixando de ser encarados como a "finalidade" da educação, e passando a ser compreendidos como um importante "meio"! para as pessoas conhecerem a si mesmas e o mundo em que vivem.

  • A.

    Ambos estão corretos.

  • B.

    Ambos estão incorretos.

  • C.

    Apenas I está correto.

  • D.

    Apenas II está correto

Nas "Adaptações Curriculares Significativas", consta no quesito "Metodologia e Organização didática":

  • A.

    Organização.

  • B.

    Eliminação de critérios gerais de avaliação.

  • C.

    Introdução de objetivos específicos.

  • D.

    Introdução de objetivos complementares.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...