Questões de Pedagogia do ano 2006

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Para Perlin, a identidade surda de quem nasceu ouvinte e com o tempo tornou-se surdo, pode ser chamada de:

  • A.

    Identidade surda de transição.

  • B.

    Identidade surda flutuante.

  • C.

    Identidade surda híbrida.

  • D.

    Identidade surda incompleta.

Perlin delineia três tipos de ouvintismo. Não é um deles:

  • A.

    Ouvintismo tradicional.

  • B.

    Ouvintismo natural.

  • C.

    Ouvintismo crítico.

  • D.

    Ouvintismo moderno.

Assinale a alternativa correta. Segundo Gladis T. T. Perlin (do livro "A Surdez"):

  • A.

    É inadequado o uso de termos como deficiência e diferença para classificar o surdo.

  • B.

    O surdo tem diferença e não deficiência.

  • C.

    O surdo tem deficiência e não diferença.

  • D.

    O surdo tem deficiência e diferença.

Em sua obra, Paulo Freire (1996) explica "radicalidade" como atitude que implica

  • A.

    intransigência, ativismo, humildade.

  • B.

    passividade, comunicabilidade, criticidade.

  • C.

    ativismo, intransigência, imposição.

  • D.

    diálogo, criticidade, transigência.

  • E.

    ação, reflexão, imposição.

Autores, dentre eles, Paulo Freire (1996), defendem que a educação popular deve ter como objetivo a emancipação humana. Nessa perspectiva, a concepção de educação pressupõe um método

  • A.

    ativo, retórico e mnemônico.

  • B.

    dialógico, crítico e participante.

  • C.

    mnemônico, participativo, acrítico.

  • D.

    impositivo, retórico e crítico.

  • E.

    bancário, progressista, dialógico.

É condição essencial para favorecer as práticas de escrita:

  • A.

    Propor atividades de escrita que façam sentido para as crianças, isto é, que elas saibam para que e para quem estão escrevendo, revestindo a escrita de seu caráter social.

  • B.

    Propor atividades que permitam diversidade de estratégias nas formas de resolução encontradas pelas crianças.

  • C.

    Auxiliar as crianças a desenvolverem a habilidade de retornar ao texto escrito – reler o que está ou foi escrito – para reelaborá-lo, ampliá-lo, ou melhor, compreendê-lo.

  • D.

    Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Para favorecer as práticas de escrita, algumas condições são consideradas essenciais. Uma delas é:

  • A.

    Reconhecer a incapacidade das crianças para escrever e dar legitimidade, mas não significação às escritas iniciais, uma vez que estas possuem intenção comunicativa.

  • B.

    Reconhecer a incapacidade das crianças para escrever e não dar legitimidade, mas sim significação às escritas iniciais, uma vez que estas possuem intenção comunicativa.

  • C.

    Reconhecer a capacidade das crianças para escrever e dar legitimidade e significação às escritas iniciais, uma vez que estas possuem intenção comunicativa.

  • D.

    Reconhecer a capacidade das crianças para escrever e dar legitimidade e significação às escritas iniciais. Isso será um estímulo, já que mesmo sem intenção comunicativa, o aluno já tenta brincar com a escrita.

O trabalho com música deve se organizar de forma a que as crianças desenvolvam a capacidade de:

  • A.

    Brincar com a música.

  • B.

    Perceber eventos sonoros.

  • C.

    Discriminar eventos sonoros.

  • D.

    Todas as alternativas anteriores.

A linguagem musical tem estrutura e características próprias, devendo ser considerada como, exceto:

  • A.

    Produção.

  • B.

    Apreciação.

  • C.

    Reflexão.

  • D.

    Bom gosto.

Assinale a alternativa correta. Segundo Perrenoud:

  • A.

    Não cabe ao professor coibir a violência na escola e fora dela.

  • B.

    Cabe ao professor prevenir a violência na escola e fora dela.

  • C.

    Cabe ao professor coibir a violência apenas no âmbito da escola.

  • D.

    Não é função do professor coibir violência na escola, já que os alunos considerariam que ele tomou partido.

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