Questões de Pedagogia do ano 2006

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Com relação ao uso das novas tecnologias na educação, segundo Perrenoud:

  • A.

    Trata-se de um mal necessário.

  • B.

    É uma das dez novas competências.

  • C.

    Deve ser evitado.

  • D.

    Poupa em 60% o trabalho do professor em sala de aula.

Para Telma Weisz:

  • A.

    As cartilhas não devem ser usadas na escola porque não empregam nenhuma metodologia.

  • B.

    As cartilhas só não são bem usadas na escola porque os professores não estão devidamente preparados.

  • C.

    A metodologia embutida nas cartilhas de alfabetização contribui para o fracasso na escola.

  • D.

    As metodologias empregadas nas cartilhas são contribuições determinantes para evitar o fracasso escolar.

Para Regina Scarpa a tarefa do professor é:

  • A.

    Fundamentalmente prática e marcada pelo contexto. Por isso a competência não é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.

  • B.

    Fundamentalmente teórica e marcada, tão somente, pela decisão do professor. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.

  • C.

    Fundamentalmente prática e marcada pelos ditames de consciência do professor. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.

  • D.

    Fundamentalmente teórica e marcada pelo contexto. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.

Ainda para Gadotti citando Melchior, a Autonomia Pedagógica:

  • A.

    É a autonomia frente à política educacional.

  • B.

    É a capacidade de definir o currículo da escola.

  • C.

    É a forma de operacionalizar objetivos político-filosóficos.

  • D.

    Refere-se às atividades de ensino-aprendizagem.

Para Gadotti, citando Melchior, a autonomia da escola pode ser vista sob cinco perspectivas. Refere-se à capacidade de estabelecer valores que são transformados em fins e objetivos:

  • A.

    Autonomia política.

  • B.

    Autonomia filosófica.

  • C.

    Autonomia didática.

  • D.

    Autonomia administrativa.

Qual das alternativas abaixo traduz a concepção do processo pedagógico para Paulo Freire?

  • A.

    Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado.

  • B.

    Quem forma não se forma, mas re-forma ao formar e quem é formado não se forma, mas forma ao ser formado.

  • C.

    Quem forma não se forma ou re-forma ao formar, mas quem é formado forma-se e forma.

  • D.

    Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se, mas não forma ao ser formado.

Assinale a alternativa correta. Para Paulo Freire:

  • A.

    O professor é o sujeito e o aluno é o objeto que é formado.

  • B.

    O professor é aquele que sabe e que transfere conhecimentos ao aluno, o único sujeito da relação.

  • C.

    O aluno é um paciente que recebe os conhecimentosconteúdos- acumulados pelo sujeito que sabe, o professor.

  • D.

    A docência e a discência se explicam mutuamente e seus sujeitos não se reduzem à condição de objeto um do outro.

Qual das alternativas abaixo não corresponde, segundo Paulo Freire a uma das exigências necessárias à prática educativa?

  • A.

    Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo.

  • B.

    Ensinar exige risco.

  • C.

    Ensinar exige aceitação do novo.

  • D.

    Ensinar exige que a rigorosidade metódica seja deixada de lado.

Com base no pensamento de Selma Garrido Pimenta(1988), analise a afirmação abaixo.

Ao criticar a formação do Pedagogo no contexto atual, a autora destaca que os cursos de Pedagogia apresentam uma organização curricular apoiada em

  • A.

    correlação de matérias.

  • B.

    especialização dos conteúdos.

  • C.

    organicidade dos conhecimentos

  • D.

    complementaridade de metodologias.

  • E.

    concepção interdisciplinar de formação.

LIBÂNEO (in Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998) destaca que a Pedagogia, na atualidade, vive um grande paradoxo.

Assinale a alternativa que expressa o paradoxo por ele abordado.

  • A.

    A sociedade muda e, somente mais tarde, muda a educação

  • B.

    Os profissionais do meio educacional não buscam respaldo junto à sociedade.

  • C.

    Os setores profissionais da sociedade fazem concorrência aos profissionais da educação.

  • D.

    A sociedade valoriza o pedagógico, embora deprecie os intelectuais do meio educacional.

  • E.

    Os pedagogos e a sociedade precisam ser valorizados.

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