Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Com relação ao uso das novas tecnologias na educação, segundo Perrenoud:
Trata-se de um mal necessário.
É uma das dez novas competências.
Deve ser evitado.
Poupa em 60% o trabalho do professor em sala de aula.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Telma Weisz:
As cartilhas não devem ser usadas na escola porque não empregam nenhuma metodologia.
As cartilhas só não são bem usadas na escola porque os professores não estão devidamente preparados.
A metodologia embutida nas cartilhas de alfabetização contribui para o fracasso na escola.
As metodologias empregadas nas cartilhas são contribuições determinantes para evitar o fracasso escolar.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Regina Scarpa a tarefa do professor é:
Fundamentalmente prática e marcada pelo contexto. Por isso a competência não é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.
Fundamentalmente teórica e marcada, tão somente, pela decisão do professor. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.
Fundamentalmente prática e marcada pelos ditames de consciência do professor. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.
Fundamentalmente teórica e marcada pelo contexto. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Ainda para Gadotti citando Melchior, a Autonomia Pedagógica:
É a autonomia frente à política educacional.
É a capacidade de definir o currículo da escola.
É a forma de operacionalizar objetivos político-filosóficos.
Refere-se às atividades de ensino-aprendizagem.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Gadotti, citando Melchior, a autonomia da escola pode ser vista sob cinco perspectivas. Refere-se à capacidade de estabelecer valores que são transformados em fins e objetivos:
Autonomia política.
Autonomia filosófica.
Autonomia didática.
Autonomia administrativa.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Qual das alternativas abaixo traduz a concepção do processo pedagógico para Paulo Freire?
Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado.
Quem forma não se forma, mas re-forma ao formar e quem é formado não se forma, mas forma ao ser formado.
Quem forma não se forma ou re-forma ao formar, mas quem é formado forma-se e forma.
Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se, mas não forma ao ser formado.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Assinale a alternativa correta. Para Paulo Freire:
O professor é o sujeito e o aluno é o objeto que é formado.
O professor é aquele que sabe e que transfere conhecimentos ao aluno, o único sujeito da relação.
O aluno é um paciente que recebe os conhecimentosconteúdos- acumulados pelo sujeito que sabe, o professor.
A docência e a discência se explicam mutuamente e seus sujeitos não se reduzem à condição de objeto um do outro.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Qual das alternativas abaixo não corresponde, segundo Paulo Freire a uma das exigências necessárias à prática educativa?
Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo.
Ensinar exige risco.
Ensinar exige aceitação do novo.
Ensinar exige que a rigorosidade metódica seja deixada de lado.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Com base no pensamento de Selma Garrido Pimenta(1988), analise a afirmação abaixo.
Ao criticar a formação do Pedagogo no contexto atual, a autora destaca que os cursos de Pedagogia apresentam uma organização curricular apoiada em
correlação de matérias.
especialização dos conteúdos.
organicidade dos conhecimentos
complementaridade de metodologias.
concepção interdisciplinar de formação.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
LIBÂNEO (in Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998) destaca que a Pedagogia, na atualidade, vive um grande paradoxo.
Assinale a alternativa que expressa o paradoxo por ele abordado.
A sociedade muda e, somente mais tarde, muda a educação
Os profissionais do meio educacional não buscam respaldo junto à sociedade.
Os setores profissionais da sociedade fazem concorrência aos profissionais da educação.
A sociedade valoriza o pedagógico, embora deprecie os intelectuais do meio educacional.
Os pedagogos e a sociedade precisam ser valorizados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...