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Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Para o trabalho de conscientização de um grupo, foram consideradas as seguintes metas:
Ouvir com desenvoltura.
Entender melhor o outro.
Usar e controlar sua agressividade.
Ser curioso, criativo, inovador e aberto a mudanças.
O estímulo a estas metas faz parte do comportamento de um profissional voltado, principalmente, à competência
técnica.
gerencial.
interpessoal.
organizacional.
política.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A importância das relações humanas passou a ser reconhecida no universo das organizações de modo geral que poder ser favorecida com:
A competitividade de membros da equipe de trabalho.
A integração de indivíduos nas diferentes situações de trabalho.
A falta de colaboração dos profissionais.
A falta de qualidade de vida do profissional.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A efetivação de um projeto pedagógico pode ser dificultada por certos entraves, fatores que, ainda hoje caracterizam as escolas no Brasil, o que exige, tanto dos sistemas de ensino quanto das escolas um esforço para superá-los. São entraves à efetivação do projeto pedagógico:
1- Rotatividade do corpo docente; a falta de professores e a improvisação com professores não efetivos que ministram aulas em várias escolas e têm pouca participação na vida da escola.
2- Falta de espaço coletivo para estudo e discussão periódicas, para formação continuada, que é base para a efetivação do projeto, decorrente da forma de organização da escola, que não possibilita ação colegiada e reflexão permanente.
3- Gestão escolar descentralizada, colegiada e democrática; o caráter público da escola; a autonomia; o fato da construção do projeto ser algo processual; a coesão do grupo e a articulação.
4- A participação da comunidade e do Conselho Escolar; a gestão escolar descentralizada.
O correto está somente em:
1 e 2.
3 e 4.
1 e 4.
2 e 3.
A ação supervisora pode contribuir de forma mais efetiva para a democratização da gestão escolar se propiciar uma
Autoridade tem que ver com autoria e, num grupo, todos devem ser co-autores de seu produto. A autoridade é construída por todo o grupo, na medida em que cada um exerce a sua autoridade-autoria na realização do produto comum.
O exercício do poder da ação supervisora, em questão, nos remete à concepção de autoridade com intenções
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No que se refere a gestão do conhecimento, julgue os itens seguintes.
Essa gestão objetiva a melhoria do desempenho pela criação do conhecimento gerador de inovação.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.
I A pesquisa participante trabalha na perspectiva da práxis, o que a conduz a uma concepção de conhecimento aproximado, apropriado para a análise da complexidade da sociedade, e demonstra a limitação da objetividade a que, muitas vezes, o método científico é reduzido.
II Uma das propostas da pesquisa participante é a ênfase nos conhecimentos advindos da sabedoria e tradição popular, denominada por alguns teóricos, ciência emergente e que tem como objetivo contribuir para que o grupo pesquisado possa superar o senso comum e imprimir a validade científica à pesquisa.
III A pesquisa participante tem como perspectiva a intervenção na realidade social, por isso privilegia a mudança imediata, ou seja, aquela que ocorre durante a pesquisa, em detrimento daquela que extrapola a temporalidade e busca transformações estruturais.
IV A pesquisa participante constitui-se como processo educativo. Isso ocorre por meio da interação dialética do processo de construção do conhecimento em que os conhecimentos já existentes no pólo pesquisado e no pesquisador são compartilhados.
Estão certos apenas os itens
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta quanto a comunicação e interação grupal.
A comunicação organizacional tem como funções o controle, a motivação, a expressão emocional e as informações, que não podem ter barreiras, como, por exemplo, ruídos, filtragens ou bloqueios.
No modelo interpretativo, a comunicação organizacional é vista como instrumento de dominação e cooptação dos trabalhadores e a organização, como instrumento de opressão.
Segundo o modelo crítico de comunicação organizacional, a realidade da organização é socialmente construída por meio da comunicação, que reflete a interação entre os indivíduos e se constitui como uma rede de significados.
De acordo com o modelo de comunicação organizacional tradicional, o comportamento pode ser medido, padronizado e classificado e a comunicação mantém uma relação direta com a eficiência organizacional.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Segundo a teoria que considera a comunicação nas organizações como
transferência de informação, cabe ao emissor definir o significado das mensagens e a comunicação é um processo assimétrico e linear.
processo transacional, a comunicação deve ser equilibrada e o indivíduo tem a oportunidade de falar e de ser ouvido.
espaço de diálogo, a comunicação é a mediadora das tensões e estabelece o equilíbrio entre o que pode e o que deve ser feito.
estratégia de controle, o feedback deve ser enfatizado e o receptor constrói/desconstrói o significado da mensagem recebida.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta acerca das concepções de organização e de gestão educacional.
A concepção técnico-científica acentua a divisão técnica do trabalho escolar e a concepção democrático-participativa, a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão.
A concepção autogestionária enfatiza o poder instituinte da instituição e a concepção técnico-científica, a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão.
A concepção democrático-participativa ressalta o poder instituinte da instituição e a concepção autogestionária, a divisão técnica do trabalho escolar.
A concepção autogestionária destaca a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão e a concepção técnico-científica, o poder instituinte da instituição.
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