Questões de Pedagogia do ano 2006

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Para o trabalho de conscientização de um grupo, foram consideradas as seguintes metas:

 Ouvir com desenvoltura.

Entender melhor o outro.

Usar e controlar sua agressividade.

Ser curioso, criativo, inovador e aberto a mudanças.

O estímulo a estas metas faz parte do comportamento de um profissional voltado, principalmente, à competência

  • A.

    técnica.

  • B.

    gerencial.

  • C.

    interpessoal.

  • D.

    organizacional.

  • E.

    política.

A importância das relações humanas passou a ser reconhecida no universo das organizações de modo geral que poder ser favorecida com:

  • A.

    A competitividade de membros da equipe de trabalho.

  • B.

    A integração de indivíduos nas diferentes situações de trabalho.

  • C.

    A falta de colaboração dos profissionais.

  • D.

    A falta de qualidade de vida do profissional.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A efetivação de um projeto pedagógico pode ser dificultada por certos entraves, fatores que, ainda hoje caracterizam as escolas no Brasil, o que exige, tanto dos sistemas de ensino quanto das escolas um esforço para superá-los. São entraves à efetivação do projeto pedagógico:

1- Rotatividade do corpo docente; a falta de professores e a improvisação com professores não efetivos que ministram aulas em várias escolas e têm pouca participação na vida da escola.

2- Falta de espaço coletivo para estudo e discussão periódicas, para formação continuada, que é base para a efetivação do projeto, decorrente da forma de organização da escola, que não possibilita ação colegiada e reflexão permanente.

3- Gestão escolar descentralizada, colegiada e democrática; o caráter público da escola; a autonomia; o fato da construção do projeto ser algo processual; a coesão do grupo e a articulação.

4- A participação da comunidade e do Conselho Escolar; a gestão escolar descentralizada.

O correto está somente em:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    3 e 4.

  • C.

    1 e 4.

  • D.

    2 e 3.

A ação supervisora pode contribuir de forma mais efetiva para a democratização da gestão escolar se propiciar uma

  • A. formação profissional aos educadores para que adquiram competência para o exercício de sua função.
  • B. estruturação administrativa da escola, possibilitando seu uso, nos finais de semana, para grupos de pais que têm colaborado financeiramente com a escola.
  • C. definição de normas disciplinares que incentive a criação de grêmios estudantis.
  • D. articulação dos processos pedagógico e do de participação dos vários segmentos sociais.
  • E. definição precisa de papéis dentro da instituição escolar, visando ao bom relacionamento de todos.

Autoridade tem que ver com autoria e, num grupo, todos devem ser co-autores de seu produto. A autoridade é construída por todo o grupo, na medida em que cada um exerce a sua autoridade-autoria na realização do produto comum.

O exercício do poder da ação supervisora, em questão, nos remete à concepção de autoridade com intenções

  • A. emancipatórias.
  • B. administrativas.
  • C. organizativas.
  • D. socializadoras.
  • E. conciliadoras.

No que se refere a gestão do conhecimento, julgue os itens seguintes.

Essa gestão objetiva a melhoria do desempenho pela criação do conhecimento gerador de inovação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.

I A pesquisa participante trabalha na perspectiva da práxis, o que a conduz a uma concepção de conhecimento aproximado, apropriado para a análise da complexidade da sociedade, e demonstra a limitação da objetividade a que, muitas vezes, o método científico é reduzido.

II Uma das propostas da pesquisa participante é a ênfase nos conhecimentos advindos da sabedoria e tradição popular, denominada por alguns teóricos, ciência emergente e que tem como objetivo contribuir para que o grupo pesquisado possa superar o senso comum e imprimir a validade científica à pesquisa.

III A pesquisa participante tem como perspectiva a intervenção na realidade social, por isso privilegia a mudança imediata, ou seja, aquela que ocorre durante a pesquisa, em detrimento daquela que extrapola a temporalidade e busca transformações estruturais.

IV A pesquisa participante constitui-se como processo educativo. Isso ocorre por meio da interação dialética do processo de construção do conhecimento em que os conhecimentos já existentes no pólo pesquisado e no pesquisador são compartilhados.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.

Assinale a opção correta quanto a comunicação e interação grupal.

  • A.

    A comunicação organizacional tem como funções o controle, a motivação, a expressão emocional e as informações, que não podem ter barreiras, como, por exemplo, ruídos, filtragens ou bloqueios.

  • B.

    No modelo interpretativo, a comunicação organizacional é vista como instrumento de dominação e cooptação dos trabalhadores e a organização, como instrumento de opressão.

  • C.

    Segundo o modelo crítico de comunicação organizacional, a realidade da organização é socialmente construída por meio da comunicação, que reflete a interação entre os indivíduos e se constitui como uma rede de significados.

  • D.

    De acordo com o modelo de comunicação organizacional tradicional, o comportamento pode ser medido, padronizado e classificado e a comunicação mantém uma relação direta com a eficiência organizacional.

Segundo a teoria que considera a comunicação nas organizações como

  • A.

    transferência de informação, cabe ao emissor definir o significado das mensagens e a comunicação é um processo assimétrico e linear.

  • B.

    processo transacional, a comunicação deve ser equilibrada e o indivíduo tem a oportunidade de falar e de ser ouvido.

  • C.

    espaço de diálogo, a comunicação é a mediadora das tensões e estabelece o equilíbrio entre o que pode e o que deve ser feito.

  • D.

    estratégia de controle, o feedback deve ser enfatizado e o receptor constrói/desconstrói o significado da mensagem recebida.

Assinale a opção correta acerca das concepções de organização e de gestão educacional.

  • A.

    A concepção técnico-científica acentua a divisão técnica do trabalho escolar e a concepção democrático-participativa, a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão.

  • B.

    A concepção autogestionária enfatiza o poder instituinte da instituição e a concepção técnico-científica, a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão.

  • C.

    A concepção democrático-participativa ressalta o poder instituinte da instituição e a concepção autogestionária, a divisão técnica do trabalho escolar.

  • D.

    A concepção autogestionária destaca a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão e a concepção técnico-científica, o poder instituinte da instituição.

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