Questões de Pedagogia do ano 2006

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No referente a métodos e técnicas de ensino, julgue os itens a seguir.

As técnicas de texto livre são empregadas em metodologias dedutivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No referente a métodos e técnicas de ensino, julgue os itens a seguir.

Tanto o método científico quanto o método pedagógico utilizam-se de processos como análise, síntese, dedução e indução.

  • C. Certo
  • E. Errado

Interdisciplinaridade é corretamente definida como

  • A.

    qualquer ramo de conhecimento considerado como objeto de ensino em escolas, tendo em vista a aprendizagem do aluno. Organiza-se por meio de conteúdos e metodologias específicas de cada área de conhecimento.

  • B.

    resultado de uma premissa comum a um conjunto de disciplinas que acaba provocando o surgimento de uma nova macrodisciplina dependente de todas as outras, mas que não se reduz a nenhuma delas.

  • C.

    interação e integração de conceitos, idéias e conteúdos das ciências, das terminologias, da metodologia de ensino e dos dados de organização dos conhecimentos.

  • D.

    justaposição de disciplinas mais ou menos vizinhas nos domínios do conhecimento. É também simbolizada por áreas que agrupam várias disciplinas afins que se complementam sem, no entanto, perder suas especificidades.

A administração de disciplina é um aspecto de grande importância em sala de aula. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

I A autoridade máxima em sala de aula deve ser o professor, que, por meio de imposição, deve controlar todas as possíveis manifestações que possam colocar em risco a ordem do ambiente.

II A autoridade do professor deve-se manifestar no domínio do conteúdo, nos métodos de ensino, no trato com a classe e nas diferenças individuais entre alunos.

III A autoridade moral se manifesta no conjunto de qualidades do professor: dedicação profissional, sensibilidade, senso de justiça e traços de caráter.

IV A autoridade técnica constitui o conjunto de qualidades, capacidades, habilidades e hábitos pedagógicos necessários para a administração da disciplina em sala de aula.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

O trabalho docente se caracteriza por um constante vaivém entre as tarefas cognitivas colocadas pelo professor e o nível de preparo dos alunos para resolverem as tarefas. À luz dessa assertiva, assinale a opção correta.

  • A.

    O professor precisa estabelecer objetivos e aprender a combinar severidade, respeito e aspectos socioemocionais, sem perder de vista as necessidades afetivas de seus alunos e o contexto em que estes estão inseridos.

  • B.

    Na maioria das escolas, existem alunos com muita deficiência de conteúdo, além de defasagem entre a idade cronológica e a série em que estão matriculados, o que dificulta a realização de um trabalho homogêneo.

  • C.

    Para que haja uma boa interação entre professor e aluno, o professor deve apresentar os objetivos, os temas e as tarefas de forma clara e compreensível, esforçando-se em formular questões compreensíveis para os alunos.

  • D.

    O professor precisa aprender a ouvir seus alunos, adequando os conteúdos ao que interessa a eles. Nesse sentido, a fala do aluno é mais importante que os conteúdos a serem trabalhados.

Na organização dos planos de estudo de forma interdisciplinar, sugere-se que o processo pedagógico tenha como base

  • A.

    o trabalho sistematizado com leitura restrita dos livros didáticos adotados, garantindo-se o cumprimento do currículo mínimo estabelecido em lei.

  • B.

    a produção própria e coletiva de textos, de forma a garantir a cobertura de todos os capítulos dos livros didáticos adotados.

  • C.

    o uso de poucos recursos pedagógicos, considerada a constatada e tradicional baixa disponibilidade desses recursos nas escolas.

  • D.

    a investigação de problemas de ordem socioeconômica, do ponto de vista histórico, geográfico, sociológico, filosófico e político.

Ocupa-se dos valores:

  • A. A teoria epistemológica.
  • B. A teoria antropológica.
  • C. A teoria axiológica.
  • D. A teoria construtivista.
  • E. A teoria sociológica.

Uma das alternativas abaixo não diz respeito à efetivação do princípio de gestão democrática na escola. Assinale-a.

  • A.

    Participação e envolvimento dos profissionais da educação na discussão e elaboração do projeto pedagógico.

  • B.

    Vinculação entre educação escolar, o trabalho, a prática social, inclusão e projetos de aceleração

  • C.

    Participação e envolvimento da comunidade escolar e local na composição dos conselhos escolares

  • D.

    Articulação entre família e comunidade criando processos de integração entre sociedade escola

  • E.

    Envolvimento da comunidade escolar e usuária na tomada de decisões e enfrentamento dos desafios da realidade escolar.

A prática administrativa e pedagógica e a organização do currículo e das situações de aprendizagem dos sistemas de ensino deverão, de acordo com a LDB, estar em consonância com os fundamentos estéticos, políticos e éticos do novo ensino médio brasileiro. Estes fundamentos relacionam-se, respectivamente a:

  • A.

    sensibilidade, igualdade e solidariedade

  • B.

    sensibilidade, igualdade e identidade

  • C.

    igualdade, solidariedade e diversidade

  • D.

    identidade, diversidade e sensibilidade

  • E.

    criatividade, identidade e igualdade

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A teoria interdisciplinar da educação enfatiza o papel do professor como mediador, modificando a aula, o espaço onde esta se desenvolve e a forma de intervenção didática. Neste sentido, escreva V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, nos parênteses. Assinale depois, a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo:

( ) O novo papel do professor é de formar iguais, ou seja, formar-se professor-pesquisador para que nas práticas pedagógicas lance mão da pesquisa como princípio educativo e assim, forme novos sujeitos críticos e reflexivos.

( ) A aula modifica a postura do professor de "ensinante" para "estar com", de "transmissor" para "parceiro de troca", por meio de uma ação conjunta de grupo, que visa a formação do cidadão, do profissional, do pesquisador, e favorece a iniciativa, a criatividade e a participação no processo.

( ) O professor propõe atividades de pesquisa e estudo individual e juntos " professor e aluno " buscam informações e dados novos para os debates em aula. Desde o início, os alunos são colocados em situações concretas, e são orientados para aprender na ação.

( ) O espaço da sala de aula é o espaço privilegiado das construções e (re)construções. Deve constituir-se num ambiente de transmissão de valores socioculturais. A realidade social é o ponto de partida dos fenômenos educativos, desde que se observe a ordem social vigente.

( ) A (re)significação do espaço escolar em sintonia com o tempo criativo e com a escuta sensível, rompe com a dimensão temporal e constrói o desenho de formação do aluno e do professor.

A seqüência correta é:

  • A.

    F, V, V, F, V

  • B.

    V, V, V, F, V

  • C.

    F, V, V, V, F

  • D.

    V, V, F, V, F

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...