Questões de Pedagogia do ano 2006

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos diversos tipos e modalidades de planejamento participativo no ensino e na aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.

A gestão cooperativa requer, necessariamente, a posse coletiva dos bens de produção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos diversos tipos e modalidades de planejamento participativo no ensino e na aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.

A co-gestão implica a divisão de responsabilidade de acordo com a estrutura hierárquica da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos diversos tipos e modalidades de planejamento participativo no ensino e na aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.

A gestão participativa significa a inserção do indivíduo ou do grupo em estruturas decisórias já existentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a gestão do conhecimento, julgue os itens seguintes.

A gestão do conhecimento pode ser definida como o processo pelo qual uma organização, consciente e sistematicamente, coleta, organiza, compartilha e analisa seu acervo de conhecimento para atingir sua missão.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a gestão do conhecimento, julgue os itens seguintes.

Trata-se de gestão que desenvolve mecanismos de salvaguarda do conhecimento produzido pela organização, tais como: direitos de copyright, patentes, marcas e registros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção incorreta no que tange à gestão educacional.

  • A.

    A gestão educacional fundamentada nos princípios e proposições da administração científica de Taylor e gerencial de Fayol materializou-se na administração tecnicista da educação.

  • B.

    Um dos mecanismos de aplicação da gestão democrática da educação, é a implantação de conselhos escolares, dos quais participam, obrigatoriamente, as comunidades escolar e local.

  • C.

    O princípio constitucional da gestão democrática do ensino público foi regulado por lei federal que dispõe sobre a escolha de diretores das unidades escolares por concurso público ou por eleição.

  • D.

    A gestão democrática do ensino público se expressa, na escola, também pelos progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira que devem ser assegurados pelos sistemas de ensino aos estabelecimentos que os integram.

Assinale a opção incorreta no que concerne às etapas de avaliação de um planejamento participativo.

  • A.

    A atribuição de sentido a um processo avaliativo vai além da explicitação da sua finalidade. Pelo seu caráter reflexivo e político, deve também explicitar que a avaliação pode ser utilizada para excluir ou punir.

  • B.

    Adotar procedimentos metodológicos interrelacionados é uma forma de assegurar a consistência interna e externa do processo de avaliação e a ampliação da sua qualidade.

  • C.

    Um dos pressupostos da avaliação é a transparência na comunicação. Por isso, os envolvidos no processo avaliativo devem ter acesso aos seus resultados, para se evitar o esvaziamento das ações a serem implementadas posteriormente.

  • D.

    O compromisso com a visão sistêmica da organização deve ser colocado em uma categoria inferior em relação a projetos ou programas cujo propósito específico seja criar a capacidade avaliativa institucional.

Considerando a educação nas organizações e a aprendizagem organizacional, assinale a opção correta.

  • A.

    A educação corporativa é um componente importante da gestão do conhecimento que atua com o fim de que todos os envolvidos no processo adquiram qualificação que assegure os objetivos empresariais.

  • B.

    Uma proposta de modelo de educação corporativa não pode ter como objetivo dar suporte às estratégias empresariais de uma organização.

  • C.

    Não há relação entre o modelo de gestão da organização e a educação corporativa, uma vez que esta leva em conta somente os conhecimentos individuais e as habilidades demandadas por unidades da organização.

  • D.

    A educação corporativa não abrange os clientes da organização, já que suas fronteiras são limitadas à estrutura organizacional e seus empregados.

Com relação ao planejamento participativo, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O planejamento educacional participativo permite articular as diferenças presentes no coletivo da instituição em prol de um projeto comum, de forma que a participação e o envolvimento de todos produza compromissos com as decisões tomadas.

  • B.

    O planejamento participativo, pela sua natureza democrática, dispensa a definição prévia do espaço e dos aspectos sobre os quais se deseja intervir.

  • C.

    Um sistema de comunicação bilateral com consultas para elaboração do planejamento não deve ser denominado planejamento participativo.

  • D.

    O planejamento participativo é contrário ao princípio da meritocracia, segundo o qual há especialistas detentores de informações qualificadas e técnicas mais adequadas a cada situação em que o planejamento é requerido.

No tocante ao atual processo de globalização, incluindo o de conhecimento, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A globalização é visível no processo de entrelaçamento da economia mundial por meio de mercados comuns ou de blocos econômicos, na deflagração da abertura econômica e competição internacional e na cadeia de produção.

  • B.

    A globalização é um processo permanente, pois é composta por uma gama de fatores econômicos, sociais, políticos e culturais que garantem o espírito de igualdade e desenvolvimento entre todos os povos.

  • C.

    Embora pareça contraditório, a globalização traz em seu bojo uma forte tendência de exclusão social, isto porque sua fundamentação é sustentada pela idéias capitalistas e neoliberais, o que pode provocar um fortalecimento dos mais poderosos.

  • D.

    O mundo atual apresenta um paradoxo entre as facilidades de acesso aos instrumentos de comunicação que viabilizam a interação e a socialização dos conhecimentos e a ignorância e pobreza, que assolam uma grande parte da humanidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...