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Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta a respeito das formas de conversão do conhecimento nas organizações.
A externalização repassa conhecimentos tácitos por meio de experiências entre pessoas.
A internalização converte conhecimento tácito em explícito, gerando o chamado conhecimento conceitual.
A socialização converte conhecimento explícito em tácito por meio da prática, gerando conhecimento operacional.
A combinação converte conhecimentos explícitos individuais em conhecimento explícito da organização.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Relativamente aos níveis de planejamento nas organizações, assinale a opção incorreta.
O nível estratégico está voltado para a definição da missão e do futuro de toda a organização e é mais flexível que os níveis tático e operacional.
No nível tático, que está diretamente relacionado às principais divisões e funções da organização, definem-se os objetivos da organização.
As atividades, os recursos e as formas de controle da organização são definidas no nível operacional, que apresenta os menores riscos em função de ser realizado em curto prazo.
Os níveis tático e operacional vinculam-se às atividades meio, já o nível estratégico, às atividades fim, principalmente.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A autonomia significa gestão centrada na escola, mas também aumento de flexibilidade, alterações no sistema de controle e desburocratização dos processos administrativos. Além disso, a escola necessita de autonomia curricular, o que lhe permitirá atender às necessidades educacionais e culturais de sua comunidade escolar. Isto significa que:
a autonomia administrativa assim como, a autonomia curricular nem sempre supõe a autonomia financeira, difícil de ser efetivada mesmo quando os sistemas de ensino fazem o repasse de verbas diretamente às escolas.
a autonomia organizacional definida estruturalmente, dificilmente assegura o vínculo da escola com os demais níveis do sistema e, conseqüentemente, não garante a sua liberdade de decisão às ações administrativas e pedagógicas.
a autonomia da escola, como um todo, é algo que se conquista, apesar de depender de instâncias superiores.
a autonomia deve ser compreendida tanto no nível pedagógico como no nível administrativo, pois a viabilização de qualquer proposta pedagógica depende de medidas administrativas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Quando observamos o cotidiano de uma escola, verificamos que as dimensões pedagógica, administrativa, financeira e jurídica contribuem para o êxito da organização de seu trabalho. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando as dimensões com suas características.
A seqüência correta está em:
2, 3, 1 e 4.
2, 4, 1 e 3.
4, 3, 2 e 1.
4, 3, 1 e 2.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Quando a escola é capaz de construir, implementar e avaliar o seu projeto pedagógico, pode propiciar uma educação de qualidade e exercer sua autonomia pedagógica. Ao exercer sua autonomia, a escola implementa um processo compartilhado de planejamento e responde por suas ações e seus resultados. Sobre a autonomia construída, é correto afirmar que:
I- ocorre à medida que existe a capacidade da escola assumir pequenas responsabilidades.
II- objetiva ampliar os espaços de decisão e participação da comunidade atendida pela escola, criando e desenvolvendo instâncias coletivas.
III- deve ser criada em torno de um projeto educativo que vise, primordialmente, à melhoria da qualidade do ensino e ao sucesso da aprendizagem do aluno.
IV-permite a escola discutir as possibilidades de organizar o seu trabalho, distanciando-se de suas reais necessidades.
O correto está somente em:
I e IV.
I, II e III.
I e III.
I, III e IV.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Entre as competências, habilidades e atitudes dos profissionais da educação incluem-se
I participação ativa em grupos de trabalho, desenvolvendo a capacidade de liderança e compreendendo os processos evolutivos nas inovações organizacionais, pedagógicas e curriculares.
II aprendizado da tomada de decisões sobre problemas e dilemas da organização escolar, elaborando planos e projetos de ação, sem deixar de pesquisar constantemente.
III desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo como meios básicos o pleno desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo, compreendendo o meio ambiente natural e social e suas interferências na vida do ser humano.
IV aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores como solidariedade humana e tolerância recíproca para melhor integração no meio social.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.
I A pesquisa participante trabalha na perspectiva da práxis, o que a conduz a uma concepção de conhecimento aproximado, apropriado para a análise da complexidade da sociedade, e demonstra a limitação da objetividade a que, muitas vezes, o método científico é reduzido.
II Uma das propostas da pesquisa participante é a ênfase nos conhecimentos advindos da sabedoria e tradição popular, denominada por alguns teóricos, ciência emergente e que tem como objetivo contribuir para que o grupo pesquisado possa superar o senso comum e imprimir a validade científica à pesquisa.
III A pesquisa participante tem como perspectiva a intervenção na realidade social, porisso privilegia a mudança imediata, ou seja, aquela que ocorre durante a pesquisa, em detrimento daquela que extrapola a temporalidade e busca transformações estruturais.
IV A pesquisa participante constitui-se como processo educativo. Isso ocorre por meio da interação dialética do processo de construção do conhecimento em que os conhecimentos já existentes no pólo pesquisado e no pesquisador são compartilhados.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta quanto aos tipos de liderança e às relações humanas no trabalho.
De acordo com o estilo autocrático de liderança, a obediência é a principal atitude de grupo e a responsabilidade de determinação das ações é do chefe e de sua equipe de trabalho.
Segundo o estilo democrático, a cooperação é a principal atitude do grupo e a tomada de decisão é compartilhada por toda a equipe.
O estilo liberal destaca a iniciativa como principal atitude do grupo e determina que a responsabilidade de determinação das ações é apenas do chefe.
No estilo autocrático, as idéias e as ações a serem executadas são determinadas pelo chefe, e a iniciativa é tomada individualmente por cada membro da equipe.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da pesquisa participante, assinale a opção incorreta.
A pesquisa participante é concebida e realizada para se resolucionar um problema coletivo.
Na pesquisa participante, as relações comunicativas com pessoas ou grupos envolvidos na situação investigada são fundamentais para que o pesquisador seja mais facilmente aceito.
Com a pesquisa participante, tenta-se resolver a tensão contínua entre o processo de geração de conhecimento e o seu uso por intelectuais e trabalhadores.
O projeto de uma pesquisa participante é construído pelo pesquisador que define suas bases teóricas e as comunica aos participantes antes de iniciar os procedimentos metodológicos.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a educação nas organizações e a aprendizagem organizacional, assinale a opção correta.
A educação corporativa é um componente importante da gestão do conhecimento que atua com o fim de que todos os envolvidos no processo adquiram qualificação que assegure os objetivos empresariais.
Uma proposta de modelo de educação corporativa não pode ter como objetivo dar suporte às estratégias empresariais de uma organização.
Não há relação entre o modelo de gestão da organização e a educação corporativa, uma vez que esta leva em conta somente os conhecimentos individuais e as habilidades demandadas por unidades da organização.
A educação corporativa não abrange os clientes da organização, já que suas fronteiras são limitadas à estrutura organizacional e seus empregados.
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