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De acordo com Philippe Perrenoud in Construir as Competências desde a Escola, analise as afirmativas a seguir.
I. Trabalhar na perspectiva de construir competências e habilidades, implica transformar a relação dos professores com o saber, suas metodologias em sala de aula, a forma como lidam com os alunos, o currículo, a avaliação e a produção do conhecimento.
II. É possível desenvolver competências e habilidades nos alunos, se houver investimento na construção da identidade do professor e no desenvolvimento de suas próprias competências profissionais.
III. Desenvolver competências no contexto escolar implica lidar com desafios e tarefas complexas, mobilizando saberes diversos para solucionar problemas e tomar decisões, superando a lógica formal do ensino centrado nos conteúdos, desenvolvendo práticas contextualizadas.
Indique a alternativa correta.
Apenas a I está correta
Apenas a II está correta
Sobre os novos caminhos para a ação do pedagogo, alguns autores defendem que cabe a este profissional assumir com os educadores uma postura de parceria, ao invés de imposição. Esta forma de atuar pode servir tanto à burocracia estatal quanto à escola, ajudando a torná-la viável, autônoma e sedutora. Com base nesta reflexão, analise as afirmativas abaixo.
I. "Agir de modo autoritário não combina com a educação, mas perder a autoridade também não." (Pedro Demo)
II. "A questão fundamental é realmente a nova maneira de conceber a autoridade dentro da organização."(Myrthes Alonso)
III. "(...) o poder não é principalmente manutenção e reprodução das relações econômicas, mas, acima de tudo, uma relação de força." (Michel Foucault)
Indique a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
Apenas I está correta
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas
Apenas II e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
O Pedagogo que pretende atuar junto às camadas populares, precisa levar em consideração aspectos sociais, psicológicos e educativos. Com base neste pensamento, analise as afirmativas abaixo.
I. Ao considerar a dimensão individual e a social em relação ao trato com crianças e adolescentes em situação de risco ou exclusão social, é preciso respeitar as diferenças. Para isso, as medidas sócio-educativas devem ter um caráter disciplinador, isolando-os e evitando a sua interação com outros menores, repressor e punitivo para evitar desvios de conduta, baseando-se nas experiências negativas como exemplos, para evitar que estes adolescentes e jovens retornem às situações de risco e/ou à criminalidade.
II. Em relação à questão da identidade cultural, Freire apresenta contribuições ao destacar que assumir a si próprio não significa a exclusão dos outros, ao contrário, implica reconhecer-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva e de amar. Capaz de assumir-se como sujeito, porque também é capaz de reconhecer-se como objeto. Este é um dos desafios postos ao educador na sociedade atual.
III. O Pedagogo, ao trabalhar com crianças e jovens em situação de risco, precisa compreender o valor dos sentimentos, das emoções, do desejo e da insegurança a ser superada através do exercício da criatividade e do resgate da auto-estima.
Indique a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
Apenas I está correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
I, II e III estão corretas
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre o papel do professor na instituição escolar, é correto afirmar:
Ele está situado numa das bases do triângulo pedagógico, que envolve ainda o saber e o aluno, sendo que o professor não pode negociar o saber, que é universal e a-temporal.
Não é apenas um papel pedagógico, mas também político, na definição de objetivos sociais da educação (cidadania) e na formação da consciência moral.
Esse papel será cada vez mais irrelevante em função das metodologias e técnicas envolvendo as chamadas "máquinas de ensinar".
Segundo Paulo Freire (Pedagogia da Autonomia), o professor é, sobretudo um "diretor de consciência", que deve conduzir o aluno a aceitar as regras da sociedade instituída.
O professor –e, sobretudo a professora- é um prolongamento afetivo da mãe e tem por obrigação de ofício, amar seus educandos como filhos, daí o carinhoso apelido de "tio" ou "tia".
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O espaço escolar representa um modelo organizacional constituído por diferentes segmentos que interagem permanentemente, cada qual com capacidade de promover intervenções, a fim de concretizar o ato pedagógico. O Pedagogo - Orientador pode contribuir como:
I. Construtor de projetos inseridos no projeto político-pedagógico.
II. Pesquisador da realidade.
III. Articulador na prática educativa.
IV. Controlador dos problemas dos alunos.
Analisadas a proposições, assinale a alternativa correta:
Todas as proposições são falsas.
Somente a proposição I é verdadeira.
Somente as proposições I e III são verdadeiras.
Apenas a proposição IV é falsa.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O papel do Pedagogo – Orientador Educacional diante das perspectivas atuais deve ser numa dimensão:
Pedagógica com ênfase em um conhecimento que promova a transformação do sujeito, da escola e da própria sociedade.
Psicológica com ênfase nos problemas individuais de ajustamento do aluno à escola, à família e à sociedade.
Política com ênfase no favorecimento de determinados grupos sociais.
Social com ênfase nas questões particulares do aluno, da família e da comunidade.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Conforme o autor assinale a alternativa correta:
As atividades educativas tendem a ocorrer de forma não intencional de acordo a visão fragmentada de cada professor.
O processo de apropriação encontra-se desvinculado dos processos sociais e educativos.
O conhecimento deve ter uma dimensão fragmentadora dos diferentes campos do saber levando as ações isoladas e restritivas.
Educar significa integrar os diferentes saberes de modo a buscar a aproximação entre conceitos fundamentais das diferentes unidades curriculares a partir de um eixo temático.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Os pedagogos como agentes sociais capazes de atuar no e sobre o universo educativo devem assumir a condição de protagonistas e produtores de sua profissão em constante articulação com o desenvolvimento de redes formativas que propiciem a troca de experiências e partilha de saberes. Os especialistas podem exercer esse papel
Considerando o aluno como principal objetivo de modo a analisar as relações que ele estabelece, procurando socializá-las como uma participação mais crítica.
Consolidando espaços interativos assumindo a condição de articuladores pedagógicos em uma nova cultura, já que é preciso entender que a intervenção acontece, sobretudo, nos diferentes espaços educativos
Sensibilizando os alunos, as famílias, os professores, a administração para uma ação autocrática.
Organizando a informação dos alunos dentro de um processo contínuo de maneira a favorecer a adaptação destes à vida escolar.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A educação obrigatória é uma experiência universal inerente às sociedades do mundo moderno. Consiste em um projeto educativo reconhecido como um direito universal que deveria contribuir para a inclusão social e para o progresso da humanidade. Assinale a proposição verdadeira:
O acesso à educação pública e de qualidade consiste em um direito dos indivíduos o que não significa igualá-los entre si e sim buscar alternativas para minimizar as desigualdades sociais
"A educação é fundamental para a socialização do homem e sua humanização". Pode-se afirmar então, que:
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