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Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O projeto político - pedagógico de uma instituição de educação expressa as intencionalidades da ação educativa que serão desenvolvidas dentro da escola, em articulação com a sociedade e o mundo do trabalho. Para elaborar um projeto pedagógico de forma democrática, torna-se necessária a mobilização de todos os segmentos que compõem a organização escolar, além de uma reflexão sobre e com o entorno social. Nessa linha de raciocínio, será necessário que a instituição compreenda o contexto da sociedade atual, identifique suas necessidades, verifique as potencialidades existentes externa e internamente de maneira que possa tomar decisões quanto
à amplitude de atuação das políticas existentes no âmbito da sociedade; à educação e às questões sociais a serem enfrentadas para a mudança da estrutura.
às ferramentas e estratégias políticas que deverá utilizar para ampliar o seu espaço de atuação no seio da sociedade, acarretando em alterações efetivas junto à comunidade.
a seus objetivos, função social, níveis, etapas e modalidades de ensino que poderá oferecer quanto às formas de operacionalização, de avaliação, de controle e de registro dos resultados obtidos.
à elaboração de perfis profissionais dos alunos e das famílias que serão envolvidas nas ações pedagógicas, como instrumentos de controle e acompanhamento.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A teoria da escola como "violência simbólica", anunciada por Pierre Bourdieu nos anos 70, afirmava basicamente que
a escola era uma forma institucional que só pode se afirmar historicamente após uma longa luta "simbólica" contra a alienação imposta pela religião.
os símbolos culturais veiculados pela escola, municiam os alunos para as lutas contra a violência das classes dominantes
os conteúdos e valores, explícitos ou latentes, veiculados pela escola estão distanciados da vida dos alunos, impondo uma cultura (simbólica) alienada e, neste sentido, exerce uma espécie de violência
esta teoria é o resultado da crise do modelo escolar e afirma qual a violência na escola não pode ser resolvida apenas com medidas pedagógicas
a maior parte dos intelectuais foram vítimas da "violência simbólica" escolar e, no entanto, isto não tinha impedido sua formação intelectual, concluindo que a teoria era uma "criação do radicalismo pedagógico"
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Vieira in Ferreira e Aguiar (2001) analisa a Função Social da Escola no contexto da sociedade globalizada e do desenvolvimento científico e tecnológico. Com base nesses estudos, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) e F (falso)
( ) No contexto da sociedade globalizada e do desenvolvimento científico e tecnológico, a Função Social da Escola é redimensionada, na medida em que se questionam os conteúdos, os métodos, a avaliação, a relação professor-aluno, a qualidade do ensino e a questão da Gestão Escolar.
( ) Na sociedade atual, a difusão do conhecimento em rede e o uso de Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação poderão constituir-se em mais um mecanismo de exclusão social.
( ) Através da Gestão Democrática das Escolas, o Estado possibilita a autonomia e a descentralização das ações, não sendo mais de responsabilidade direta ou indireta do poder público, Federal, Estadual e Municipal a gestão pedagógica e financeira.
( ) O sistema educacional brasileiro, através do MEC, tem dado ênfase às ações de políticas voltadas para o ensino fundamental, o ensino médio e o profissional.
( ) Cabe, exclusivamente, às escolas responder pela gestão pedagógica, financeira, tecnológica e de recursos humanos, de forma autônoma, envolvendo os diversos segmentos: pais, alunos, professores e comunidade escolar com base nos princípios da gestão democrática.
Indique a alternativa correta.
V V V V F.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
De acordo com o autor assinale a proposição INCORRETA:
As diferenças de oportunidades tende a limitar o desenvolvimento de habilidades e competências para a inserção nas atividades produtivas.
As desigualdades em relação a educação provoca a exclusão social ao restringir o exercício da cidadania.
O aumento do nível de escolarização da população relaciona-se com a melhoria de outros indicadores sobre o consumo de cultura e sobre a qualidade de vida.
O processo de educação inclusiva vem ocorrendo nas escolas de modo geral em que a organização curricular é hierarquizada.
Um som estridente de campainha corta o ar, juntando-se ao burburinho de vozes, carros e ônibus. São 19 horas e a escola dá o seu primeiro sinal. Nota-se uma pequena agitação. A entrada dos alunos na escola parece um ritual cotidiano, repetindo-se todos os dias os gestos, falas, sentimentos, risos, cumprimentos, conversas ao pé de ouvido. Rapazes e moças continuam chegando aos poucos...
Numa concepção crítica de educação, analisar a escola em sua função sócio-cultural significa compreendê-la na ótica da cultura que considera
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O pedagogo é um profissional da área da educação que, entre outras coisas, deve ter competência para orientar os professores para estabelecerem critérios quantitativos e qualitativos de avaliação e a forma de registro da demonstração do desempenho dos alunos de acordo com o que foi estabelecido no projeto político-pedagógico. Deve ser, ainda, um profissional capaz de coordenar o processo de avaliação qualitativa e quantitativa de toda a produção advinda da ação pedagógica desenvolvida pela escola. Diante dessa premissa, é possível afirmar que o pedagogo
é capaz de dominar todos os campos científicos e tecnológicos com bastante profundidade e desenvoltura.
deve ser capaz de fazer a mediação entre diferentes especialistas para que haja uma construção sólida do conhecimento dos alunos.
pode e deve realizar a tarefa de outros profissionais vinculados ao processo educativo com a mesma condição de desempenho técnico.
deve ser cúmplice de alunos e professores dentro do processo de ensino-aprendizagem realizado pela escola.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O pedagogo, dentro de uma instituição de educação, é importante, tendo em vista a função social de uma escola, seus objetivos e toda a base científica trabalhada na sua formação profissional, que deve ter possibilitado o desenvolvimento de competências e habilidades para tornar esse profissional um trabalhador capaz de realizar ações para ser
um direcionador de idéias das várias ciências que embasam a educação.
um articulador e mediador no desenvolvimento das ações técnico-pedagógicas.
um planejador das atividades didáticopedagógicas dos professores.
um articulador de todas as atividades dos discentes dentro da escola.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Na organização da educação profissional estão previstas as seguintes possibilidades para a estruturação de cursos:
formação inicial e continuada, técnica de nível médio, tecnológica de graduação e de pósgraduação.
organização por áreas profissionais a partir das diversas funções existentes, unicamente como necessidades do processo produtivo.
Utilização de certificações parciais para permitir ao aluno integrar-se ao mercado de trabalho.
estruturação sem nenhuma certificação parcial para garantir uma base científica e tecnológica sólida a todos os estudantes.
Leia com atenção as afirmativas abaixo:
I. Todo professor deverá ser um professor de ética em sala de aula.
II. A educação se tornará mais coerente e eficaz se esclarecer as bases axiológicas da educação
III. Se os valores estão na base de todas as nossas ações, é inevitável reconhecer sua importância para a prática educativa.
IV. Aprende-se a ser moral estudando sobre a moral.
V. A aprendizagem da vida moral é espontânea e resulta de um automotismo.
São falsas as afirmativas:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O papel do professor vem se modificando diante dos avanços sociais e tecnológicos e das novas demandas da sociedade, sendo ele, hoje, concebido como:
um sistematizador do conhecimento, permitindo ao aluno a construção da sua aprendizagem.
um especialista dos diferentes saberes disciplinares, pois o conhecimento cresce a cada dia
um animador cultural e político dos alunos diante dos inúmeros desafios postos à escola na atualidade.
um expert do saber, responsável pelos novos conhecimentos do aluno.
um facilitador da aprendizagem do aluno, apto a acelerar o seu crescimento.
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