Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia atentamente as afirmativas propostas:
I. Filosofia e Educação são dois fenômenos que estão presentes em todas as sociedades.
II. Quando se reflete sobre a educação ela se processa dentro de uma cultura cristalizada e perenizada.
III. Filosofia e educação estão vinculadas no tempo no espaço.
IV. A educação pode prescindir de pressupostos, de conceitos que fundamentam e orientam os seus caminhos.
V. A filosofia se encarrega de interpretar teoricamente as aspirações, desejos e anseios de um grupo humano.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
"A Pedagogia Renovada agrupa correntes que advogam a renovação escolar apoiando-se à Pedagogia tradicional." José C. Libâneo Entre as características desse movimento destacam-se:
Escolarização e crescimento econômico
Não podemos justificar o desenvolvimento escolar apenas pelas possibilidades de crescimento econômico que ele gera. Ao contrário, o crescimento econômico só é justificável pelo desenvolvimento social, educacional inclusive, que ele propicia. Entretanto, não podemos ignorar a relação direta existente entre a melhoria do sistema escolar e o desenvolvimento econômico.
Diversos especialistas têm se dedicado a estudar o impacto econômico dos investimentos em educação escolar. Embora suas conclusões quantitativas sejam dependentes de opções ideológicas automaticamente embutidas nas análises matemáticas, especialmente quando envolvem a relação entre a distribuição de renda e a escolaridade, um ponto é comum a todos eles: investimentos em educação escolar provocam crescimento econômico. A taxa de crescimento econômico varia de país para país, de época para época, e depende do nível de escolaridade da população. Em termos aproximados, essa variação está entre cerca de 10%, no caso do ensino superior nos países ricos, e cerca de 30%, no caso do ensino básico nos países pobres.
Esse retorno econômico é um reflexo em escala nacional do aumento da renda individual com o aumento da escolaridade do trabalhador. Cada ano a mais de escolaridade garante um aumento individual de renda que varia entre cerca de 5% a 10%, no caso de países com fortes mecanismos de controle de renda e sistemas escolares muito organizados, há cerca de 100%, no caso do ensino fundamental em países pobres de populações subescolarizadas.
(Otaviano Helene)
"A taxa de crescimento econômico varia de país para país, de época para época, e depende do nível de escolaridade da população." A afirmativa destacada é a base para a seguinte conclusão:
"Não podemos justificar o desenvolvimento escolar apenas pelas possibilidades de crescimento econômico que ele gera."
"Investimentos em educação escolar provocam crescimento econômico."
"Diversos especialistas têm se dedicado a estudar o impacto em educação escolar."
"Embora suas conclusões quantitativas sejam dependentes de opções ideológicas..."
N.R.A.
O estudo é uma atividade cognitiva que se realiza por meio de tarefas e ações cuja finalidade é a assimilação consciente de conhecimentos. A partir dessa informação, assinale a opção correta.
Ensinar a pensar é uma das tarefas primordiais do professor, independentemente da área de atuação em que se concentre sua disciplina.
O trabalho docente se efetiva no ensino de conhecimentos e métodos que desenvolvam a capacidade de aprendizagem por meio do cumprimento de determinadas tarefas.
A repetição é um dos pontos primordiais para aquisição de conhecimentos e, por isso, deve ser constantemente incentivada pelos professores.
O fornecimento de respostas corretas é uma das principais funções dos que se propõem a educar crianças, posto que isso favorece a criação de hábitos saudáveis de conhecimento.
Entre as competências, habilidades e atitudes dos profissionais da educação incluem-se
I participação ativa em grupos de trabalho, desenvolvendo a capacidade de liderança e compreendendo os processos evolutivos nas inovações organizacionais, pedagógicas e curriculares.
II aprendizado da tomada de decisões sobre problemas e dilemas da organização escolar, elaborando planos e projetos de ação, sem deixar de pesquisar constantemente.
III desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo como meios básicos o pleno desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo, compreendendo o meio ambiente natural e social e suas interferências na vida do ser humano.
IV aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores como solidariedade humana e tolerância recíproca para melhor integração no meio social.
Estão certos apenas os itens
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Analisando o texto, é correto concluir que ele:
1- revela a preocupação da autora em não se deixar enquadrar em teorias conservadoras de avaliação, propondo um redirecionamento do julgamento e da classificação, presentes nas concepções tradicionais.
2- se volta para uma visão diagnóstica na qual a avaliação passa a ser um processo de verificação e pesquisa das mudanças de estratégias e instrumentos que interferem na condução do processo educativo.
3- defende que a avaliação deve ser um instrumento do processo de decisão dos agentes escolares e deve procurar estabelecer uma comparação entre o que foi retido/memorizado diante do que foi transmitido, para então classificar.
4- evidencia uma postura classificatória da autora e considera a avaliação como julgamento de valor com base em padrões pré-definidos no projeto educativo.
Estão corretas somente as afirmativas:
1 e 2.
2 e 3.
3 e 4.
1 e 4.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Analise as afirmativas abaixo:
I - A verdadeira aprendizagem é a construção ativa de conhecimentos realizada pelo sujeito que aprende.
II - Os professores têm a responsabilidade de conhecer e de considerar os limites e os pontos fortes dos alunos, provocá-los, situá-los onde se encontram e convidá-los a dar um passo à frente, avançar.
III - Os professores devem reduzir sua força e estimular os alunos a debater seus pontos de vista a fim de promover o desenvolvimento da autonomia intelectual.
O correto está em:
I e III, somente.
I, II e III.
I, somente.
II, somente.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Tendo o texto acima como referência, julgue os pontos a seguir:
I. A formação inicial e continuada é uma estratégia para que os educadores se capacitem para enfrentar as mudanças ocorridas no mundo.
II. A construção de uma autonomia intelectual e ética configura-se como uma das respostas exigidas pelas novas formas de mediação entre o homem e o conhecimento.
III. Torna-se necessária a proposição de uma Pedagogia rigidamente definida e planejada, com vistas o permanente ajuste dos alunos às constantes inovações do mundo.
O correto está em:
I e II, somente.
I e III, somente.
II e III, somente.
I, II e III.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A partir da ilustração e de seus conhecimentos sobre educação como processo social julgue os itens a seguir:
I. Como espaço privilegiado de socialização, a escola cumpre sua missão quando ajuda os indivíduos a conviver, aprender e passar do mundo infantil à adolescência e da adolescência à fase adulta.
II. Desde o final da década de 90 do século XX, diversos estudiosos da educação têm alertado que tanto o ensino público quanto o privado têm perdido a qualidade. Um dos fatores que contribui sobremaneira para isso é a incapacidade de memorização dos alunos, provocada pelo bombardeio de informações.
III. A aprendizagem significativa caracteriza-se como a formação de conceitos relevantes, mesmo sem associação aos conceitos preexistentes na estrutura cognitiva do indivíduo.
IV. No contexto da aprendizagem significativa, o aluno é o construtor do seu conhecimento de maneira autônoma, ou seja, o papel do professor e a metodologia de ensino são considerados os aspectos menos importantes.
V. Em uma proposta pedagógica voltada para habilidades e competências, os atributos intelectuais e cognitivos são aprendidos a partir da ação educativa e estarão disponíveis em qualquer situação de vida.
O correto está somente em:
I, II e III.
I e V.
II e IV.
I, III, IV e V.
No início da vida e na primeira infância é através do ato motor que a criança se aproxima do mundo. O próprio corpo legal hoje afirma que uma criança não permanece parada, como ouvinte e com uma postura obediente às ordens de um professor, esperando que lhe entregue uma folha ou um brinquedo e aguardando que lhe diga o que fazer. Nessa perspectiva o professor, conjuntamente com o Diretor da instituição deve se preocupar, sobretudo, com
a organização do tempo, garantindo hora e local para correr ou ter aula de educação física, dança e natação..
os momentos de " rodinha", pois é grande o tempo que a criança passa sentada em cadeiras enfileiradas esperando, imóvel, que o adulto lhe dirija, distante, a palavras, como acontece no ensino fundamental.
a disponibilidade afetiva do educador para aceitar a aproximação da criança e saber ouvi-la, atendê-la.
o ambiente, visto em seus aspectos físico, social e emocional de forma integrada que possibilite liberdade para que a criança se movimente em busca de uma atividade e que possa interagir com outras crianças e com o adulto.
a exploração do meio ambiente, pois o conhecimento do mundo deve ser encarado como o fim último da educação
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