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Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação às teses e corolários que sintetizam a visão do autor do texto, considerado o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas no Brasil, assinale a opção correta.
Educação e política são, em termos conceituais, praticamente sinônimos.
Somente é possível captar a dimensão política da prática educativa tanto quanto a dimensão educativa da prática política se essas práticas forem captadas como idênticas.
A educação é uma relação de hegemonia alicerçada na falta de consenso.
A política é uma relação de dominação alicerçada na dissuasão.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Os princípios básicos da andragogia incluem o(a)
respeito à dignidade e aos direitos da criança, consideradas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais e religiosas.
socialização dos educandos por meio da participação em diferentes práticas sociais, fazendo que se interessem pelo próprio corpo e executando ações relacionadas à saúde e higiene.
experimentação e utilização de recursos disponíveis para a satisfação de necessidades essenciais, a expressão de desejos e sentimentos e a ação com progressiva autonomia.
efetivação do processo educativo por meio de situações e não por disciplinas, a construção do currículo em função da necessidade do estudante, a experiência do aprendiz como fonte de maior valor.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Na concepção democrático-participativa, ao se planejar um currículo,
é necessário considerar a garantia de uma base cultural comum e uma base de formação moral de práticas de cidadania. Deve-se constituir um espaço de síntese entre a cultura articulada e as experiências concretas dos alunos, sem perder de vista o espaço democrático na organização escolar.
o diretor da escola deve ter autonomia, com base na legislação vigente nos sistemas de ensino, para selecionar os profissionais que participarão no processo de ensino e deliberar sobre os conteúdos que devem ser ensinados na escola e em outros ambientes educacionais.
é preciso considerar apenas as necessidades locais da comunidade, criando e reinventando os objetivos e as metas compatíveis com os interesses do grupo de profissionais que atuam na instituição.
não é necessário criar um sistema de acompanhamento e avaliação das práticas de gestão para que as decisões sejam revistas pelos responsáveis das ações na implantação e na execução das mesmas.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Vários autores concordam que existem pelo menos três tipos de manifestações de currículo: o formal, o real e o oculto. Acerca dessas manifestações de currículo, assinale a opção correta.
O formal refere-se às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem; o real, ao que acontece em sala de aula e o oculto, ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino.
O formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino; o real, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem e o oculto, ao que acontece em sala de aula.
O formal refere-se ao que acontece em sala de aula; o real, ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino e o oculto, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem.
O Referencial Curricular para Educação Infantil, assim como as Diretrizes Curriculares, determina três grandes eixos em torno dos quais todas as atividades pedagógicas do currículo devem girar, a saber
o brincar com papéis ou de faz-de-conta, jogos de construção, jogos de regras.
a comunicação, a percepção, a reflexão mental.
a exploração do mundo físico, o conhecimento do espaço e o brincar.
artes visuais, língua oral, música.
o brincar; o movimento; o conhecimento de si e do outro.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Dentre as características de um currículo elaborado a partir das competências estão:
aprendizagem centrada no aluno e adequação do fluxo escolar
adequação do fluxo escolar e aprendizagem por conceitos- chave.
aprendizagem por conceitos-chave e aprendizagem centrada no aluno.
aprendizagem centrada no aluno e resolução de problemas de aprendizagem.
resolução de problemas de aprendizagem e adequação do fluxo escolar.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O currículo por competência surge como "novo" paradigma, construindo a idéia de que a Escola deve estar sintonizada com as mudanças da sociedade. A complexa conjuntura que se apresenta tanto nos Referenciais (1999) como nas Diretrizes (2001) indica para a escola novas tarefas entre as quais a resignificação do ensino face aos desafios contemporâneos. Dias e Lopes (2003).
Assinale a alternativa incorreta em relação aos novos paradigmas curriculares:
Uma escola que visa apenas a atender às necessidades do mercado de trabalho, fortalecendo a vinculação entre educação e interesse do mercado
Uma escola mais voltada à comunidade, especialmente com o envolvimento maior dos pais e da própria comunidade
Uma escola que desenvolve as competências para inserção em diferentes contextos de trabalho, em sintonia com as demandas de uma sociedade constantemente em mudança
Uma escola comprometida com a construção das competências requeridas para a convivência e o trabalho em equipe
Uma escola comprometida com prática reflexiva, trabalho por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Organizar o currículo por área de conhecimento significa:
exigir a dedicação integral dos professores.
exigir a dedicação total dos alunos.
integrar mais especialistas das diferentes áreas do conhecimento ao currículo escolar.
superar a concepção tradicional de currículo.
modificar a estrutura organizacional da escola.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Organizar o currículo a partir das disciplinas significa
dar preferência ao trabalho de cada professor, pois este detém o saber específico segundo sua formação docente
favorecer o saber específico de cada disciplina, pois permite o aprofundamento em cada área do conhecimento
não confundir as diferentes disciplinas, respeitando suas especificidades.
respeitar o ritmo do aluno que só consegue assimilar os conteúdos que são apresentados seqüencialmente.
privilegiar os conteúdos específicos a fim de favorecer a aprendizagem do aluno, pois ele não assimila todos os conteúdos necessários ao mesmo tempo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A proposta curricular do estado de Pernambuco divide o processo de escolarização em ciclos de ensino. A que corresponde o 4° ciclo?
Ao aprofundamento da sistematização do conhecimento, lida com a regularidade do conhecimento científico.
À especialização do conhecimento adquirido anteriormente, no ciclo de ampliação do conhecimento
À Identificação dos dados da realidade, onde ocorrem as primeiras aproximações com o esporte.
À organização do conhecimento através da identificação dos dados da realidade, estabelecendo generalidades.
À confrontação dos elementos descoberto após a identificação dos dados da realidade.
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