Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Das medidas abaixo, constituem adaptações de acesso ao currículo:
I- Criar condições físicas, ambientais e materiais para o aluno na sua unidade escolar de atendimento.
II- Propiciar os melhores níveis de comunicação e interação com as pessoas com as quais convive na comunidade escolar.
III- Fornecer ou atuar para a aquisição dos equipamentos e recursos materiais específicos necessários.
Apenas I.
I e II.
I, II e III.
II e III.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Nas "Adaptações Curriculares Significativas", consta no quesito "objetivo":
Introdução de métodos e procedimentos complementares.
Introdução de critérios específicos de avaliação.
Eliminação de objetivos básicos.
Eliminação de conteúdos básicos do currículo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Constitui adaptações de acesso ao currículo:
Favorecer a participação nas atividades escolares.
Propiciar o mobiliário específico necessário.
Adaptar materiais de uso comum em sala de aula.
Todas as anteriores estão corretas.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considerando a contextualização e a interdisciplinaridade dos conteúdos como eixos orientadores da construção curricular, marque a alternativa que confirme esta concepção:
os saberes docentes são reafirmados pois há uma visão única dos conhecimentos disciplinares.
não há mais diferenciação curricular entre os diversos componentes curriculares
a interdisciplinaridade valoriza a autonomia escolar perante o sistema de ensino.
há uma mudança curricular para expressar a proposta pedagógica construída coletivamente.
a cultura do aluno é confrontada com a cultura erudita.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A partir da interdisciplinaridade e da contextualização, os componentes curriculares são:
dispensados em favor de uma proposta unificadora de currículo.
valorizados em suas especificidades.
redefinidos como algo transitório.
reaproveitados somente naquilo que é essencial para o aluno.
reconsiderados em sua origem epistemológica.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Para trabalhar a partir da perspectiva da Pedagogia de Projetos, é necessário que o aluno seja considerado:
autônomo diante dos demais agentes escolares.
sujeito do seu processo de conhecimento.
responsável pela transformação da sociedade.
conhecedor das soluções dos problemas
dinâmico e idealizador.
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A concepção de Pedagogia de Projetos que fundamenta a organização curricular é:
privilegiamento da vontade e do ritmo do aluno na construção curricular.
uma mudança radical no currículo, impondo nova organização escolar
transformação metodológica das práticas curriculares.
reflexão sistemática sobre o processo de aprendizagem escolar.
adoção da perspectiva interdisciplinar de currículo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
No currículo por competências o aluno deve ser capaz de:
construir seu próprio conhecimento.
identificar os diferentes pontos de vista da realidade e optar por somente um.
perceber a aprendizagem como abrangência para todos os aspectos da vida.
estudar os conteúdos disciplinares ao mesmo tempo
demonstrar interesse em conhecer novas realidades.
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Em certa escola, os professores decidiram modificar o currículo, adotando a perspectiva da construção de competências. Esta mudança visava a:
permitir ao professor maior independência em relação ao currículo formal.
favorecer ao professor a metodologia de ensino.
aumentar a autonomia do professor e da sua disciplina.
possibilitar ao professor o conhecimento dos diferentes conteúdos ensinados aos alunos.
introduzir a perspectiva integrada do conhecimento.
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Os currículos do ensino fundamental e médio, segundo a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:
Incluem em sua base comum nacional o incentivo ao desporto educacional e práticas desportivas não formais.
Devem ter uma base nacional comum a ser complementada em cada sistema e estabelecimento de ensino por uma parte diversificada.
Autorizam e credenciam os estabelecimentos de ensino baixando normas gerais e específicas para seu funcionamento.
Incluem em sua parte diversificada, a partir do primeiro ano da educação básica, o ensino de uma língua estrangeira moderna.
Integram sua parte diversificada programas de aceleração de estudos para alunos da educação básica em atraso escolar.
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