Questões de Pedagogia do ano 2006

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Das medidas abaixo, constituem adaptações de acesso ao currículo:

I- Criar condições físicas, ambientais e materiais para o aluno na sua unidade escolar de atendimento.

II- Propiciar os melhores níveis de comunicação e interação com as pessoas com as quais convive na comunidade escolar.

III- Fornecer ou atuar para a aquisição dos equipamentos e recursos materiais específicos necessários.

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II e III.

Nas "Adaptações Curriculares Significativas", consta no quesito "objetivo":

  • A.

    Introdução de métodos e procedimentos complementares.

  • B.

    Introdução de critérios específicos de avaliação.

  • C.

    Eliminação de objetivos básicos.

  • D.

    Eliminação de conteúdos básicos do currículo.

Constitui adaptações de acesso ao currículo:

  • A.

    Favorecer a participação nas atividades escolares.

  • B.

    Propiciar o mobiliário específico necessário.

  • C.

    Adaptar materiais de uso comum em sala de aula.

  • D.

    Todas as anteriores estão corretas.

Considerando a contextualização e a interdisciplinaridade dos conteúdos como eixos orientadores da construção curricular, marque a alternativa que confirme esta concepção:

  • A.

    os saberes docentes são reafirmados pois há uma visão única dos conhecimentos disciplinares.

  • B.

    não há mais diferenciação curricular entre os diversos componentes curriculares

  • C.

    a interdisciplinaridade valoriza a autonomia escolar perante o sistema de ensino.

  • D.

    há uma mudança curricular para expressar a proposta pedagógica construída coletivamente.

  • E.

    a cultura do aluno é confrontada com a cultura erudita.

A partir da interdisciplinaridade e da contextualização, os componentes curriculares são:

  • A.

    dispensados em favor de uma proposta unificadora de currículo.

  • B.

    valorizados em suas especificidades.

  • C.

    redefinidos como algo transitório.

  • D.

    reaproveitados somente naquilo que é essencial para o aluno.

  • E.

    reconsiderados em sua origem epistemológica.

Para trabalhar a partir da perspectiva da Pedagogia de Projetos, é necessário que o aluno seja considerado:

  • A.

    autônomo diante dos demais agentes escolares.

  • B.

    sujeito do seu processo de conhecimento.

  • C.

    responsável pela transformação da sociedade.

  • D.

    conhecedor das soluções dos problemas

  • E.

    dinâmico e idealizador.

A concepção de Pedagogia de Projetos que fundamenta a organização curricular é:

  • A.

    privilegiamento da vontade e do ritmo do aluno na construção curricular.

  • B.

    uma mudança radical no currículo, impondo nova organização escolar

  • C.

    transformação metodológica das práticas curriculares.

  • D.

    reflexão sistemática sobre o processo de aprendizagem escolar.

  • E.

    adoção da perspectiva interdisciplinar de currículo.

No currículo por competências o aluno deve ser capaz de:

  • A.

    construir seu próprio conhecimento.

  • B.

    identificar os diferentes pontos de vista da realidade e optar por somente um.

  • C.

    perceber a aprendizagem como abrangência para todos os aspectos da vida.

  • D.

    estudar os conteúdos disciplinares ao mesmo tempo

  • E.

    demonstrar interesse em conhecer novas realidades.

Em certa escola, os professores decidiram modificar o currículo, adotando a perspectiva da construção de competências. Esta mudança visava a:

  • A.

    permitir ao professor maior independência em relação ao currículo formal.

  • B.

    favorecer ao professor a metodologia de ensino.

  • C.

    aumentar a autonomia do professor e da sua disciplina.

  • D.

    possibilitar ao professor o conhecimento dos diferentes conteúdos ensinados aos alunos.

  • E.

    introduzir a perspectiva integrada do conhecimento.

Os currículos do ensino fundamental e médio, segundo a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:

  • A.

    Incluem em sua base comum nacional o incentivo ao desporto educacional e práticas desportivas não formais.

  • B.

    Devem ter uma base nacional comum a ser complementada em cada sistema e estabelecimento de ensino por uma parte diversificada.

  • C.

    Autorizam e credenciam os estabelecimentos de ensino baixando normas gerais e específicas para seu funcionamento.

  • D.

    Incluem em sua parte diversificada, a partir do primeiro ano da educação básica, o ensino de uma língua estrangeira moderna.

  • E.

    Integram sua parte diversificada programas de aceleração de estudos para alunos da educação básica em atraso escolar.

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