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Pedagogia - Processo de Planejamento - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Ao se reunirem na Escola X para elaborarem o Projeto Político-Pedagógico, a equipe técnico-pedagógica pediu para que todos os presentes refletissem sobre o seu significado para a comunidade escolar. Segundo Vasconcelos, "do ponto de vista conceitual, há necessidade de se precisar o próprio conceito de Projeto Político-Pedagógico, pois, embora se tenha avançado bastante neste campo, ainda persistem algumas confusões, como por exemplo, achar que Projeto é o mesmo que regimento, ou ainda confundir Projeto com o mero agrupamento dos planos de ensino ou dos vários planos setoriais da escola." Entendendo-se o Projeto Político-Pedagógico como sendo o plano global da instituição, o que deve estar dando suporte formal, legal e jurídico para aquilo que a equipe pedagógica se propõe a realizar?
o plano de curso
o plano de aula
os centros de interesse
o regimento
o planejamento educacional
Duas ações a seguir são adequadas a uma prática de orientação pedagógica que favorece a interdisciplinaridade:
I- orientar os professores para que organizem melhor suas aulas;
II- sugerir aos professores o uso de material audiovisual que facilite a compreensão dos alunos;
III- discutir com os professores os respectivos planos de curso à luz da realidade dos alunos ;
IV- propor grupos de estudo sobre temas da atualidade que facilitem a integração de conteúdos.
São elas :
II e III
I e IV
I e III
III e IV
I e II
"Alicerçado nas linhas-mestras de ação da escola, isto é, no planejamento curricular, surge, em níveis mais específicos, o planejamento de ensino. Indica a atividade direcional, metódica e sistematizada que será empreendida pelo professor junto a seus alunos, em busca de propósitos definidos." ( TURRA, Clódia M.G. et al.1988)
Com base na citação acima pode-se afirmar que são objetivos do planejamento de ensino , EXCETO :
racionalizar as atividades educativas;
assegurar um ensino efetivo e econômico;
conduzir os alunos ao alcance dos objetivos;
verificar a marcha do processo educativo;
ajudar os membros da comunidade escolar a definir seus objetivos.
Planejamento Educacional é : " processo contínuo que se preocupa como o "para onde ir" e "quais as maneiras adequadas para chegar lá", tendo em vista a situação presente e possibilidade futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto às necessidades do desenvolvimento da sociedade, quanto às do indivíduo." (COARACY, Joana. O planejamento como processo. Revista Educação. Ano I, nº4. Brasília.)
Com base na citação acima pode-se afirmar que são objetivos do planejamento educacional , EXCETO :
conciliar e aperfeiçoar a eficiência interna e externa do sistema;
alcançar maior coerência interna na determinação dos objetivos e nos meios mais adequados para atingi-los;
estabelecer as condições necessárias para o aperfeiçoamento dos fatores que influem diretamente sobre a eficiência do sistema educacional;
relacionar o desenvolvimento do sistema educacional com o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do País,em geral, e de cada comunidade, em geral;
previsão das situações específicas do professor com a classe.
Podem ser ensinados a partir das várias áreas do currículo escolar, embora nem todas, por meio das concepções e valores que veiculam nos conteúdos, eduquem em relação a questões sociais.
Têm a mesma natureza das áreas convencionais e, por serem questões sociais, tratam de processos que estão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano.
Têm, como finalidade última, que os alunos possam desenvolver a capacidade de posicionar-se diante das questões que interferem na vida coletiva, superar a indiferença e intervir de forma responsável.
A aplicação dos temas transversais implica, para além da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade, a concepção do conhecimento em rede, sem o qual a transversalidade não se configura.
As áreas convencionais devem acolher as questões dos temas transversais de forma a que seus conteúdos as explicitem e que seus objetivos sejam contemplados.
O quadro abaixo apresenta a correlação entre competências e habilidades, segundo a Matriz do ENEM. Assinale a correlação INADEQUADA.
Outra forma de integração entre família e escola que Joana conheceu foi a Associação de Pais e Mestres (APM). De acordo com o Decreto nº 12.983/78, todas as afirmações abaixo sobre a participação do Diretor da escola na APM são corretas, EXCETO uma. Assinale-a.
A seleção e a indicação de alunos para participação na APM ficam a critério do Diretor da escola, guardada a proporcionalidade de 20%.
A Assembléia Geral da APM é convocada e dirigida pelo Diretor da escola.
O Conselho Deliberativo da APM deve ser constituído por, no mínimo, 11 membros, e o Diretor da escola é seu presidente nato.
O Diretor é sócio nato da APM e, nesta condição e dentro de suas possibilidades, tem o dever moral de contribuir financeiramente com ela.
O Diretor da escola pode participar das reuniões da Diretoria Executiva da APM, mas sem direito a voto.
Interessada em participar do processo educacional de seus filhos, Joana decidiu se candidatar a membro do Conselho de Escola, sobre o qual, de acordo com a Lei Complementar nº 444/85, Art. 95, é correto afirmar que:
deve ser composto na proporcionalidade de: 40% de docentes, 5% de funcionários, 30% de pais e 25% de alunos.
tem o dever de se reunir mensalmente e, extraordinariamente, por convocação do Diretor da escola.
tem a atribuição de deliberar sobre alternativas de solução para os problemas de natureza administrativa e pedagógica.
é presidido pelo Diretor da escola e composto por um mínimo de 10 e um máximo de 40 membros.
acompanha a gestão da escola durante dois anos, período após o qual há eleição para composição de novo Conselho.
Joana interessou-se em participar do Programa Escola da Família, obtendo as informações a seguir.
I – As atividades são desenvolvidas em quatro eixos: cultura, esporte, saúde e qualificação para o trabalho, visando a uma cultura de paz.
II – O Programa foi criado em consonância com os Princípios Básicos da Política Educacional do Estado: inclusão, participação e autonomia.
III – As escolas do sistema de ensino desenvolvem as mesmas atividades socioculturais, garantindo a equidade na promoção do Programa.
IV – O voluntariado é estimulado por meio da participação de universitários, egressos da Rede Estadual de Ensino, que recebem bolsa integral da mensalidade em suas universidades.
V – Resultados de pesquisas evidenciam que houve um leve crescimento de situações de depredação escolar, em conseqüência da maior circulação de pessoas nas unidades em função do Programa.
Por serem corretas, Joana deve considerar, apenas, as informações:
As expectativas de Joana em relação à educação dos filhos dizem respeito, também, às diferentes instâncias que promovem a formação do sujeito no contexto contemporâneo, sobre as quais, segundo Neidson Rodrigues (2001), é correto afirmar que houve:
crescente deterioração da educação escolar no Brasil, o que demanda das famílias suprir as necessidades de escolarização de seus membros.
paulatina transferência das responsabilidades educacionais da escola para as comunidades, devido às novas formas de organização da vida coletiva.
esvaziamento da Igreja como instituição hegemônica e formadora do sujeito ético, havendo um deslocamento desta função para organizações políticas.
assunção completa, pelos meios de comunicação social, do papel educativo antes desempenhado pela família, pelas religiões e pela escola.
perda da hegemonia educativa das famílias, das igrejas e das comunidades, recaindo sobre a escola uma função educativa que ultrapassa a escolarização.
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