Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os educandos com necessidades especiais, são os que NÃO apresentam, durante o processo educacional, a seguinte característica:
deficiência visual ou auditiva;
deficiência física e de locomoção;
deficiências mentais ou autismo;
altas habilidades e superdotação;
bom desempenho na leitura e na escrita.
Camila estudou até o 4º ano do Ensino Fundamental numa escola em Santarém, interior do Pará. Mudou-se para Santana e foi matricular-se numa escola particular. No ato da matrícula, seus pais não tinham como comprovar sua escolaridade, uma vez que a escola não era regularizada.
O procedimento da direção da escola, diante da situação de Camila, foi a de:
recusar a matrícula, pois Camila não tem como comprovar sua escolaridade;
encaminhar Camila a uma escola pública, para que possa efetuar sua matrícula;
recusar, pois Camila teria que refazer seus estudos uma vez que está acima da faixa etária dos demais alunos;
classificar Camila, de acordo com a legislação em vigor, no ano escolar adequado;
avisar os pais de Camila que o ideal seria retornar para a escola de origem.
A aprendizagem constitui uma mudança de comportamento resultante da experiência. Isto significa que a aprendizagem é:
uma mudança de comportamento ou conduta com uma característica própria;
uma resposta modificada, estável e durável, interiorizada e condicionada no próprio cérebro do indivíduo;
uma construção coletiva em que o sujeito depende do grupo para poder assimilar o conhecimento;
uma conseqüência da imposição do professor e aquilo que espera dos alunos;
uma função cerebral que necessita de condicionamento imediato para haver resposta.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens que se seguem, acerca da aprendizagem em organizações e do desenho instrucional.
A abordagem de desenho instrucional construtivista de Jonassen (1999) preconiza a aprendizagem a partir de um problema pouco estruturado e pouco definido. O desenho envolve a criação de objetivos educacionais específicos, espaço de manipulação de informações e a presença de um professor para transmitir os conteúdos ao estudante.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens que se seguem, acerca da aprendizagem em organizações e do desenho instrucional.
A abordagem de desenho, resolução colaborativa de problemas, de Nelson (1999), se propõe a desenvolver no estudante o conhecimento de fatos e procedimentos de trabalho.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens que se seguem, acerca da aprendizagem em organizações e do desenho instrucional.
A abordagem de desenho instrucional denominada aprendizagem pela ação é desenhada para fomentar o desenvolvimento de habilidades e a aprendizagem de informações factuais no contexto em que serão utilizadas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens que se seguem, acerca da aprendizagem em organizações e do desenho instrucional.
Segundo o modelo de aprendizagem de Argyris e Schon (1996), a aprendizagem de ciclo simples é aquela que ocorre por meio da detecção, correção de erros e alteração de valores ligados ao trabalho.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens que se seguem, acerca da aprendizagem em organizações e do desenho instrucional.
Existem duas grandes vertentes que integram os estudos sobre aprendizagem organizacional: a da aprendizagem organizacional, desenvolvida por consultores e orientada para a transformação organizacional, e a das organizações que aprendem, representada por pesquisadores, orientada para a produção de conhecimentos sobre a aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens que se seguem com base nos fundamentos epistemológicos da educação.
A complexidade, uma categoria proposta por Edgar Morin, trata o ser humano como ser biológico e cultural, em sua natureza binária.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens que se seguem com base nos fundamentos epistemológicos da educação.
A transdisciplinaridade procura formar um método comum para atender às especificidades de um novo objeto, sem aniquilar os diferentes matizes constituintes desse objeto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...