Questões de Pedagogia do ano 2007

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As dúvidas de Joana em relação à educação de seus filhos têm estreita ligação com a organização e gestão da escola em que estudam. Considerando que o projeto pedagógico é instrumento para a melhoria do padrão de gestão, assinale a opção que apresenta apenas características de um projeto pedagógico na perspectiva da concepção democráticoparticipativa.

  • A.

    Envolve a participação de toda a comunidade escolar; inclui exclusivamente aspectos pedagógicos; fomenta a conquista da autonomia.

  • B.

    Favorece o alcance dos objetivos delimitados; supõe o consenso em todas as etapas; explicita as mudanças que são feitas na gestão.

  • C.

    Está em construção permanente; é definido politicamente por especialistas; altera as rotinas escolares.

  • D.

    Supõe processos de negociação; resulta num documento definitivo; apresenta aspectos de ordem eminentemente administrativa.

  • E.

    Parte do diagnóstico da realidade escolar; revela a identidade da escola, intenções e estratégias; orienta mudanças nas relações de poder.

Nos projetos educativos buscamos desenvolver a capacidade do aluno em estabelecer conexões interdisciplinares entre os diferentes conteúdos e áreas do conhecimento constitutivos da aprendizagem escolar. A partir desse fragmento avalie as afirmativas a seguir:

I – estamos estabelecendo relações e construindo significados através das experiências e noções que os sujeitos estabelecem independentemente de suas capacidades cognitivas, afetivas e relacionais;
II – estamos oferecendo condições para que o aluno construa sua autonomia através da proposição de novas questões a partir do que já conhece e do (re)significado de seus registros simbólicos- representacionais acerca do aprendido;
III – estamos tornando a aprendizagem sistemática, quando o aluno percebe a informação ou o conhecimento que lhe está sendo apresentado através de reforço audiovisual;
IV – estamos utilizando a avaliação como um processo a ser encarado tanto nos seus aspectos teórico-conceituais, quanto nos aspectos referentes à construção de instrumentos ao que se está avaliando.

As afirmativas corretas são:

  • A.

    I e II;

  • B.

    II e III;

  • C.

    I e IV;

  • D.

    II e IV

  • E.

    III e IV.

Quando se fala em aprendizagem, estamos nos referindo ao fenômeno que ocorre no dia –a- dia desde o nascimento. Todo ato de aprendizagem depende de uma série de acontecimentos externos ao aprendiz, projetados para estimular os processos internos da aprendizagem. Sobre a aprendizagem avalie as afirmativas:

I- implica em um treinamento repetitivo e memorizante por parte do sujeito que aprende;
II- promove uma modificação relativamente duradoura do comportamento, através de treinos, experiências e observações;
III - provoca alterações superficiais do comportamento, embora exija um excessivo treinamento de habilidades;
IV- implica num esforço reconstrutivo pessoal do educando, inserindo-se num processo tipicamente formativo.

Estão corretas somente as afirmativas;

  • A.

    I e III;

  • B.

    II e III;

  • C.

    II e IV;

  • D.

    III e IV;

  • E.

    I e IV.

Ausubel assinala que a característica essencial da aprendizagem por descoberta, seja na forma de conceitos ou soluções de problemas exige que:

  • A.

    o conteúdo principal deva fornecer o agrupamento de informações para que possa ser integrado pelos alunos à sua estrutura cognitiva;

  • B.

    o conteúdo deva ser trazido ao aluno, na proposição de estímulos para provocar uma resposta padrão esperada e possa ser percebido no comportamento manifesto;

  • C.

    o professor seja o manipulador da informação, cabendo-lhe treinar o aluno para eliciar um comportamento significativo;

  • D.

    o aluno trabalhe sozinho sem a atuação do professor, bastando que responda a uma instrução programada préconstruída;

  • E.

    a solução de problemas seja uma atividade que exija do aluno o movimento de hipotetizar sobre os dados e, portanto, não se aplica a qualquer série ou ano escolar.

O conhecimento de mundo é um dos conhecimentos que compõem a competência comunicativa do aluno.

A frase que completa corretamente a afirmação acima é:

  • A.

    Porém, nem todos os alunos possuem esse conhecimento.

  • B.

    É a língua inglesa que pode proporcionar esse conhecimento na sociedade globalizada.

  • C.

    Este condensa os conhecimentos gerais estudados ao longo da vida escolar das pessoas.

  • D.

    Se um professor não tem conhecimento de mundo, não pode passá-lo a seus alunos.

  • E.

    Este representa as experiências que cada pessoa armazena ao longo de sua vida.

Os PCNEF/LI-1998 indicam que as atividades pedagógicas de língua inglesa devem voltar-se para a constituição do aluno como ser discursivo, o que significa que

  • A.

    o aluno deve ser visto como sujeito do discurso, capaz de criar significados.

  • B.

    o aluno deve dominar as quatro habilidades da comunicação − ler, escrever, ouvir, falar.

  • C.

    o professor deve utilizar a abordagem comunicativa e priorizar o desenvolvimento da habilidade oral.

  • D.

    o professor deve ensinar os significados dos textos nas aulas de leitura.

  • E.

    o aluno deve criar diálogos em sala de aula, interagindo com os colegas.

Uma das contribuições de uma língua estrangeira na composição do currículo do ensino fundamental pode ser entendida por uma visão sócio-interacional, ou seja:

  • A.

    a possibilidade de ascensão social por meio da habilidade comunicativa.

  • B.

    o desenvolvimento de cidadania na preparação para o mercado.

  • C.

    a preparação do aluno para ler e escrever na língua inglesa.

  • D.

    a ampliação da autopercepção do aluno como ser humano e cidadão.

  • E.

    a compreensão do papel da língua inglesa na globalização.

A formação de um professor de inglês atualmente prioriza

  • A.

    a educação continuada sobre materiais didáticos atualizados.

  • B.

    o treinamento no desenho de programas de computação.

  • C.

    a reflexão sobre sua prática e o conhecimento para a ação.

  • D.

    a sua capacitação lingüística para o ensino das quatro habilidades.

  • E.

    o conhecimento cultural dos povos falantes da língua inglesa.

Considere a entrevista abaixo.

Entrevistador: Como a senhora observa a aprendizagem de seus alunos de inglês?
Professora: Temos provas bimestrais marcadas pela escola. Às vezes faço uma mensal também. A cada bimestre, ou mesmo a cada mês, vou avaliando a matéria dada... as estruturas gramaticais de cada unidade, por exemplo. Vejo também quantos acertos os alunos têm nas perguntas de leitura. Aí, comparo se têm mais acertos de um bimestre para outro.

Neste depoimento, o procedimento avaliativo da professora revela uma concepção de avaliação

  • A.

    diagnóstica, ou seja, por meio das provas a professora tem um diagnóstico do rendimento comunicativo dos alunos.

  • B.

    tradicional; a preocupação concentra-se numa visão convencional do que representa saber uma língua.

  • C.

    adequada aos objetivos comunicativos, que se voltam para a competência comunicativa dos alunos.

  • D.

    apropriada aos objetivos instrumentais do ensino; prioriza o desenvolvimento da leitura.

  • E.

    continuada; ocorre periodicamente, possibilitando ao professor avaliar se os alunos estão aprendendo.

A idéia de que o conhecimento é construção social e que, em sala de aula, é construído entre os participantes desse contexto significa que um componente essencial nesse processo é a

  • A.

    negociação entre professor e aluno.

  • B.

    avaliação formal periódica.

  • C.

    atuação do professor como modelo.

  • D.

    aprendizagem centrada no aprendiz.

  • E.

    comunicação sem falhas entre os participantes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...