Questões de Pedagogia do ano 2007

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um dos objetivos gerais da educação infantil, expressos nos Referenciais Curriculares da Educação Infantil (RCEI) é o "conhecimento de mundo". Em termos de organização curricular isto significa que a escola deve:

  • A.

    proporcionar às crianças experiências ricas e diversificadas, para facilitar a interação com a realidade social, cultural e natural.

  • B.

    sistematizar o mundo para apresentá-lo à criança, de modo a facilitar a compreensão das disciplinas escolares da educação infantil.

  • C.

    proporcionar viagens às crianças a fim de conhecerem muitos lugares novos e assim se adaptarem ao currículo.

  • D.

    se preocupar em mostrar às crianças imagens do mundo todo, para facilitar a sua identificação quando passar para o ensino fundamental.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A educação de adultos tem sido tema de muitos estudos e debates. De um lado, estão os defensores dessa população que não teve a oportunidade de freqüentar a escola regular e, de outro, há quem afirme: "Papagaio velho não aprende a falar". É verdadeira essa afirmativa sobre a aprendizagem dos adultos?

  • A.

    Sim. Os adultos perdem a capacidade de aprender com a idade, pois há declínio das capacidades físicas: visão, audição, agilidade física e das capacidades mentais: memória, inteligência e da capacidade emocional: auto-estima e afetividade.

  • B.

    Não. O ser humano aprende em qualquer idade, pois possui potencial para se desenvolver e produzir em todo o tempo de sua existência, além de ser um direito de cidadania.

  • C.

    A educação é um direito de todos e o governo só deve investir recursos na educação das crianças e jovens, pois são eles o futuro do Brasil e não os adultos.

  • D.

    Sim. Uma pessoa adulta possui muitos obstáculos que a impedem de aprender, que demoraria mais tempo e consumiria os recursos já escassos do governo para escolarizar essa população. Mesmo assim, o Brasil precisa qualificar a mão-de-obra.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O brinquedo, dentre outras coisas, possibilita à criança demonstrar suas emoções e suas criações. Isto significa que:

  • A.

    quando a criança brinca, demonstra seus conhecimentos sobre os mais variados tipos de brinquedos e as emoções que eles fazem surgir.

  • B.

    as emoções da criança são proporcionais à sofisticação e ao preço pago pelo brinquedo e pela possibilidade de agir sobre ele.

  • C.

    o brinquedo permite à criança conhecer e demonstrar, com mais clareza, importantes funções mentais, vínculos afetivos e expressões artístico-culturais.

  • D.

    o brinquedo é um objeto através do qual uma criança pode se comportar da maneira como desejar, pois qualquer regra poderia torná-la infeliz.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Ao se referir à educação das pessoas com deficiência, Romeu Sassaki (1997) aponta quatro fases distintas. Assinale a alternativa em que as fases estão na seqüência evolutiva em que ocorrem:

  • A. exclusão, segregação, integração e inclusão.
  • B. segregação, exclusão, integração e inclusão.
  • C. integração, segregação, exclusão e inclusão.
  • D. exclusão, integração, segregação e inclusão.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As pessoas consideradas diferentes, seja por sua cor, condição social, situação econômica, deficiência física ou mental, ou qualquer outra característica que as diferencie das demais passam pela discriminação e pelo preconceito, um obstáculo que as impedem de exercer sua cidadania. Em contrapartida, um processo inclusivo, no âmbito escolar, diz respeito ao:

  • A.

    atendimento do aluno a partir da adaptação da escola para atender à demanda da diversidade humana.

  • B.

    preparo do aluno para ser integrado ao processo educacional dito normal.

  • C.

    atendimento do aluno em instituição especializada com vistas à reabilitação da sua deficiência.

  • D.

    preparo da família do aluno para providenciar os meios necessários à educação escolar.

O Professor João Carlos, que ministra aulas de Geografia para a 1.a série do Ensino Médio, detectou que uma boa parcela dos alunos apresenta desinteresse e descompromisso quanto ao seu processo de aprendizagem.
Analise as estratégias que o professor poderá adotar a fim de tentar sanar esse problema.

I. Instituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e contratos.
II. Organizar a sala de aula por níveis de aprendizagem e utilizar o método de trabalho em grupo.
III. Suscitar o desejo de aprender dos alunos, utilizando-se da auto-avaliação e propor atividades opcionais de formação.
IV. Procurar homogeneizar a classe de acordo com o desempenho dos alunos e adotar a metodologia de ensino pautada em discussões.
V. Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno.

Assinale a alternativa que contém apenas os itens corretos.

  • A.

    III, IV e V.

  • B.

    I, III e V.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I e IV.

  • E.

    I e II.

Evidencia-se, nas escolas que adotam os ciclos de aprendizagem e têm trabalhado com mais autonomia, uma melhora significativa do desempenho de seus alunos, quando
I. os professores assumem coletivamente a responsabilidade pela progressão de seus alunos;
II. os professores desenvolvem pontos de vista comuns quanto à maneira de como seus alunos aprendem;
III. os professores dispõem de recursos e franquias geridos de maneira autônoma;
IV. o diretor direciona todas as atividades da escola.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    III.

  • B.

    IV.

  • C.

    I e II.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    I, II e III.

A grande maioria das pessoas pensa na progressão continuada como sendo sinônimo de promoção automática, mas existem diferenças de mecanismos pedagógicos adotados por esse sistema.
Pensando nele, analise os seguintes itens:
I. o desenvolvimento de atividades de reforço e de recuperação paralelas e contínuas ao longo do processo e, se necessário, ao final de cada ciclo;
II. a reclassificação dos alunos;
III. a aceleração de estudos;
IV. a apreciação do desempenho do aluno de maneira cumulativa;
V. a abolição do controle de presença dos alunos.

São mecanismos utilizados no sistema de progressão continuada apenas os expressos em

  • A.

    II e III.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    IV e V.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    I, II, III e IV

A Escola de Ensino Fundamental "Sede do Saber" está trabalhando com seus professores uma nova proposta de avaliação, tomando como modelo a "avaliação no centro de um octógono" cujos oito pólos representam o sistema didático e de ensino.

O principal aspecto de mudança apresentado nesse modelo é a adoção da avaliação

  • A.

    somativa: apresentar regularmente as notas obtidas pelos alunos nas avaliações oficiais.

  • B.

    formativa, para homogeneizar a turma, garantindo que todos tenham o mesmo percurso em sua escolarização.

  • C.

    diagnóstica: entregar aos pais o relatório de apreciações qualitativas sobre seu desempenho escolar.

  • D.

    somativa: reunir os pais para informá-los dos conceitos obtidos por seus filhos nas provas regimentais.

  • E.

    formativa, para diferenciar as intervenções pedagógicas do professor, atendendo às diferenças individuais dos alunos e permitindo-lhes diferentes percursos em sua escolarização.

De acordo com Perrenoud (2000), uma das competências do professor é administrar a progressão das aprendizagens dos alunos. Essa competência está intimamente relacionada com a

  • A.

    avaliação somativa utilizada no final do ano letivo para verificar o desempenho do aluno.

  • B.

    avaliação somativa realizada durante o ano letivo para acompanhar todo o processo de aprendizagem do aluno.

  • C.

    avaliação classificatória realizada no início do ano letivo a fim de organizar os alunos em grupos por níveis de aprendizagem.

  • D.

    observação e avaliação dos alunos em situações de aprendizagem, de acordo com a abordagem formativa.

  • E.

    avaliação seletiva dos alunos em situações de aprendizagem, a fim de atender à heterogeneidade da classe.

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