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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um dos objetivos gerais da educação infantil, expressos nos Referenciais Curriculares da Educação Infantil (RCEI) é o "conhecimento de mundo". Em termos de organização curricular isto significa que a escola deve:
proporcionar às crianças experiências ricas e diversificadas, para facilitar a interação com a realidade social, cultural e natural.
sistematizar o mundo para apresentá-lo à criança, de modo a facilitar a compreensão das disciplinas escolares da educação infantil.
proporcionar viagens às crianças a fim de conhecerem muitos lugares novos e assim se adaptarem ao currículo.
se preocupar em mostrar às crianças imagens do mundo todo, para facilitar a sua identificação quando passar para o ensino fundamental.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A educação de adultos tem sido tema de muitos estudos e debates. De um lado, estão os defensores dessa população que não teve a oportunidade de freqüentar a escola regular e, de outro, há quem afirme: "Papagaio velho não aprende a falar". É verdadeira essa afirmativa sobre a aprendizagem dos adultos?
Sim. Os adultos perdem a capacidade de aprender com a idade, pois há declínio das capacidades físicas: visão, audição, agilidade física e das capacidades mentais: memória, inteligência e da capacidade emocional: auto-estima e afetividade.
Não. O ser humano aprende em qualquer idade, pois possui potencial para se desenvolver e produzir em todo o tempo de sua existência, além de ser um direito de cidadania.
A educação é um direito de todos e o governo só deve investir recursos na educação das crianças e jovens, pois são eles o futuro do Brasil e não os adultos.
Sim. Uma pessoa adulta possui muitos obstáculos que a impedem de aprender, que demoraria mais tempo e consumiria os recursos já escassos do governo para escolarizar essa população. Mesmo assim, o Brasil precisa qualificar a mão-de-obra.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O brinquedo, dentre outras coisas, possibilita à criança demonstrar suas emoções e suas criações. Isto significa que:
quando a criança brinca, demonstra seus conhecimentos sobre os mais variados tipos de brinquedos e as emoções que eles fazem surgir.
as emoções da criança são proporcionais à sofisticação e ao preço pago pelo brinquedo e pela possibilidade de agir sobre ele.
o brinquedo permite à criança conhecer e demonstrar, com mais clareza, importantes funções mentais, vínculos afetivos e expressões artístico-culturais.
o brinquedo é um objeto através do qual uma criança pode se comportar da maneira como desejar, pois qualquer regra poderia torná-la infeliz.
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Ao se referir à educação das pessoas com deficiência, Romeu Sassaki (1997) aponta quatro fases distintas. Assinale a alternativa em que as fases estão na seqüência evolutiva em que ocorrem:
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As pessoas consideradas diferentes, seja por sua cor, condição social, situação econômica, deficiência física ou mental, ou qualquer outra característica que as diferencie das demais passam pela discriminação e pelo preconceito, um obstáculo que as impedem de exercer sua cidadania. Em contrapartida, um processo inclusivo, no âmbito escolar, diz respeito ao:
atendimento do aluno a partir da adaptação da escola para atender à demanda da diversidade humana.
preparo do aluno para ser integrado ao processo educacional dito normal.
atendimento do aluno em instituição especializada com vistas à reabilitação da sua deficiência.
preparo da família do aluno para providenciar os meios necessários à educação escolar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
O Professor João Carlos, que ministra aulas de Geografia para a 1.a série do Ensino Médio, detectou que uma boa parcela dos alunos apresenta desinteresse e descompromisso quanto ao seu processo de aprendizagem.
Analise as estratégias que o professor poderá adotar a fim de tentar sanar esse problema.
I. Instituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e contratos.
II. Organizar a sala de aula por níveis de aprendizagem e utilizar o método de trabalho em grupo.
III. Suscitar o desejo de aprender dos alunos, utilizando-se da auto-avaliação e propor atividades opcionais de formação.
IV. Procurar homogeneizar a classe de acordo com o desempenho dos alunos e adotar a metodologia de ensino pautada em discussões.
V. Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno.
Assinale a alternativa que contém apenas os itens corretos.
III, IV e V.
I, III e V.
II e IV.
I e IV.
I e II.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Evidencia-se, nas escolas que adotam os ciclos de aprendizagem e têm trabalhado com mais autonomia, uma melhora significativa do desempenho de seus alunos, quando
I. os professores assumem coletivamente a responsabilidade pela progressão de seus alunos;
II. os professores desenvolvem pontos de vista comuns quanto à maneira de como seus alunos aprendem;
III. os professores dispõem de recursos e franquias geridos de maneira autônoma;
IV. o diretor direciona todas as atividades da escola.
Está correto apenas o contido em
III.
IV.
I e II.
II e IV.
I, II e III.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A grande maioria das pessoas pensa na progressão continuada como sendo sinônimo de promoção automática, mas existem diferenças de mecanismos pedagógicos adotados por esse sistema.
Pensando nele, analise os seguintes itens:
I. o desenvolvimento de atividades de reforço e de recuperação paralelas e contínuas ao longo do processo e, se necessário, ao final de cada ciclo;
II. a reclassificação dos alunos;
III. a aceleração de estudos;
IV. a apreciação do desempenho do aluno de maneira cumulativa;
V. a abolição do controle de presença dos alunos.
São mecanismos utilizados no sistema de progressão continuada apenas os expressos em
II e III.
II e IV.
IV e V.
I, II e IV.
I, II, III e IV
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A Escola de Ensino Fundamental "Sede do Saber" está trabalhando com seus professores uma nova proposta de avaliação, tomando como modelo a "avaliação no centro de um octógono" cujos oito pólos representam o sistema didático e de ensino.
O principal aspecto de mudança apresentado nesse modelo é a adoção da avaliação
somativa: apresentar regularmente as notas obtidas pelos alunos nas avaliações oficiais.
formativa, para homogeneizar a turma, garantindo que todos tenham o mesmo percurso em sua escolarização.
diagnóstica: entregar aos pais o relatório de apreciações qualitativas sobre seu desempenho escolar.
somativa: reunir os pais para informá-los dos conceitos obtidos por seus filhos nas provas regimentais.
formativa, para diferenciar as intervenções pedagógicas do professor, atendendo às diferenças individuais dos alunos e permitindo-lhes diferentes percursos em sua escolarização.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
De acordo com Perrenoud (2000), uma das competências do professor é administrar a progressão das aprendizagens dos alunos. Essa competência está intimamente relacionada com a
avaliação somativa utilizada no final do ano letivo para verificar o desempenho do aluno.
avaliação somativa realizada durante o ano letivo para acompanhar todo o processo de aprendizagem do aluno.
avaliação classificatória realizada no início do ano letivo a fim de organizar os alunos em grupos por níveis de aprendizagem.
observação e avaliação dos alunos em situações de aprendizagem, de acordo com a abordagem formativa.
avaliação seletiva dos alunos em situações de aprendizagem, a fim de atender à heterogeneidade da classe.
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