Questões de Pedagogia do ano 2007

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Paralelamente às comunidades de aprendizagem profissional, um outro modelo de organização vem buscando políticas que produzam resultados para a melhoria do ensino em grande escala. Trata-se do modelo denominado por Hargreaves (2004) como "seitas de treinamento para o desempenho". Assinale a opção que contém uma crítica específica a este modelo.

  • A.

    Demandas por resultados rápidos na elevação dos níveis de aquisição desencorajam sua adoção pelos fornecedores de políticas públicas.

  • B.

    Áreas do conhecimento ligadas às Ciências Sociais ou Humanas, que desenvolvem o pensamento crítico e a cidadania, são pouco enfatizadas.

  • C.

    Professores se sentem retraídos diante das exigências de curto prazo e desistem de buscar, por conta própria, iniciativas coletivas de melhoria de longo prazo.

  • D.

    Escolas competem para atrair investimentos públicos, gerando prejuízo para a construção de um projeto pedagógico que proporcione mudanças conseqüentes.

  • E.

    Formas cooperativas de trabalho são abandonadas quando a urgência de implantação ou criação de um plano de melhoria da escola tenha passado.

A avaliação, entendida como um processo, tem por objetivo melhorar a ação educativa e não, apenas, medir resultados (...) Ninguém melhor do que os próprios envolvidos para dizer o que precisa ser mudado e como isto pode ser feito. Ou seja, os procedimentos utilizados em uma avaliação devem ser próprios à proposta educativa, considerando, portanto suas especificidades.

Uma proposta de auto-avaliação, num projeto educativo, tem como pressuposto

  • A.

    ser a alternativa de avaliar a prática educativa quando não há realização de provas.

  • B.

    a crença na capacidade do grupo de resolver seus próprios problemas.

  • C.

    ser a única possibilidade de avaliar a aprendizagem, quando não há exigência de notas e controles externos pelo sistema de ensino.

  • D.

    a negação da participação autoritária da Coordenação do Projeto no acompanhamento educativo.

  • E.

    a não necessidade de quantificar os conhecimentos aprendidos e, sim, a formação geral realizada.

Pode-se afirmar que uma avaliação educacional foi adequada, se as estratégias adotadas referiam-se, sempre,

  • A.

    aos objetivos educacionais propostos.

  • B.

    aos instrumentos e técnicas adotadas no processo.

  • C.

    às etapas escolhidas para essa realização.

  • D.

    ao número de alunos reprovados e aprovados, ao final de cada etapa da aprendizagem.

  • E.

    ao número de respostas corretas aos diferentes itens da avaliação de múltipla escolha.

Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.

Segundo a LDB, a elaboração do PPP é de responsabilidade dos conselhos escolares, sob a supervisão das secretarias estaduais e municipais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.

Com base no pressuposto da emancipação, a elaboração do PPP deve ficar sob a responsabilidade de estrategistas externos para que a ação dos concretizadores ou executores seja facilitada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.

Na lógica democrática de gestão de um PPP, a autonomia da escola precisa ser construída social e politicamente, por meio da interação de diferentes agentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.

Na perspectiva da gestão democrática, a qualidade formal e total e o planejamento técnico e eficaz são diretrizes de uma concepção emancipatória do PPP de uma escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.

O PPP revela a cultura organizacional de uma escola, sendo formas de manifestação dessa cultura a arquitetura e a organização dos espaços físicos, a utilização de equipamentos e os rituais e eventos realizados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.

A democratização do sistema escolar, inclusive da escola, é um caminho para se alcançar a efetiva democratização da educação pública, pois deve proporcionar a participação cada vez mais ampla de todos os segmentos e setores da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma gestão escolar democrática e participativa, por ser um trabalho complexo, requer o conhecimento e a adoção de princípios básicos. Nesse sentido, podem ser considerados princípios básicos dessa gestão:

I. Autonomia das escolas e da comunidade educativa.

II. Envolvimento da comunidade no processo escolar.

III. O processo de tomada de decisões deve basear-se em informações concretas, analisando apenas os problemas relevantes em seus múltiplos aspectos.

IV. Constante aperfeiçoamento profissional, político, científico e pedagógico para parte da equipe escolar.

V. Avaliação compartilhada.

Estão corretas apenas:

  • A. I, II e III
  • B. III e V
  • C. II e IV
  • D. I, II e V
  • E. I, III e IV
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