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Paralelamente às comunidades de aprendizagem profissional, um outro modelo de organização vem buscando políticas que produzam resultados para a melhoria do ensino em grande escala. Trata-se do modelo denominado por Hargreaves (2004) como "seitas de treinamento para o desempenho". Assinale a opção que contém uma crítica específica a este modelo.
Demandas por resultados rápidos na elevação dos níveis de aquisição desencorajam sua adoção pelos fornecedores de políticas públicas.
Áreas do conhecimento ligadas às Ciências Sociais ou Humanas, que desenvolvem o pensamento crítico e a cidadania, são pouco enfatizadas.
Professores se sentem retraídos diante das exigências de curto prazo e desistem de buscar, por conta própria, iniciativas coletivas de melhoria de longo prazo.
Escolas competem para atrair investimentos públicos, gerando prejuízo para a construção de um projeto pedagógico que proporcione mudanças conseqüentes.
Formas cooperativas de trabalho são abandonadas quando a urgência de implantação ou criação de um plano de melhoria da escola tenha passado.
A avaliação, entendida como um processo, tem por objetivo melhorar a ação educativa e não, apenas, medir resultados (...) Ninguém melhor do que os próprios envolvidos para dizer o que precisa ser mudado e como isto pode ser feito. Ou seja, os procedimentos utilizados em uma avaliação devem ser próprios à proposta educativa, considerando, portanto suas especificidades.
Uma proposta de auto-avaliação, num projeto educativo, tem como pressuposto
ser a alternativa de avaliar a prática educativa quando não há realização de provas.
a crença na capacidade do grupo de resolver seus próprios problemas.
ser a única possibilidade de avaliar a aprendizagem, quando não há exigência de notas e controles externos pelo sistema de ensino.
a negação da participação autoritária da Coordenação do Projeto no acompanhamento educativo.
a não necessidade de quantificar os conhecimentos aprendidos e, sim, a formação geral realizada.
Pode-se afirmar que uma avaliação educacional foi adequada, se as estratégias adotadas referiam-se, sempre,
aos objetivos educacionais propostos.
aos instrumentos e técnicas adotadas no processo.
às etapas escolhidas para essa realização.
ao número de alunos reprovados e aprovados, ao final de cada etapa da aprendizagem.
ao número de respostas corretas aos diferentes itens da avaliação de múltipla escolha.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.
Segundo a LDB, a elaboração do PPP é de responsabilidade dos conselhos escolares, sob a supervisão das secretarias estaduais e municipais.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.
Com base no pressuposto da emancipação, a elaboração do PPP deve ficar sob a responsabilidade de estrategistas externos para que a ação dos concretizadores ou executores seja facilitada.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.
Na lógica democrática de gestão de um PPP, a autonomia da escola precisa ser construída social e politicamente, por meio da interação de diferentes agentes.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.
Na perspectiva da gestão democrática, a qualidade formal e total e o planejamento técnico e eficaz são diretrizes de uma concepção emancipatória do PPP de uma escola.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.
O PPP revela a cultura organizacional de uma escola, sendo formas de manifestação dessa cultura a arquitetura e a organização dos espaços físicos, a utilização de equipamentos e os rituais e eventos realizados.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.
A democratização do sistema escolar, inclusive da escola, é um caminho para se alcançar a efetiva democratização da educação pública, pois deve proporcionar a participação cada vez mais ampla de todos os segmentos e setores da sociedade.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Uma gestão escolar democrática e participativa, por ser um trabalho complexo, requer o conhecimento e a adoção de princípios básicos. Nesse sentido, podem ser considerados princípios básicos dessa gestão:
I. Autonomia das escolas e da comunidade educativa.
II. Envolvimento da comunidade no processo escolar.
III. O processo de tomada de decisões deve basear-se em informações concretas, analisando apenas os problemas relevantes em seus múltiplos aspectos.
IV. Constante aperfeiçoamento profissional, político, científico e pedagógico para parte da equipe escolar.
V. Avaliação compartilhada.
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