Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.
Na perspectiva eficientista, o currículo e sua realização são considerados uma única coisa, sendo os professores responsáveis pela execução, e o planejamento ocorre apenas em nível local.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.
O currículo organizado de forma anual proporciona aos professores uma oportunidade de confronto com processos evolutivos de seus educandos de maneira mais ampla, possibilitando a identificação de suas transformações mais integrais.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.
A especialização dos professores em parcelas do currículo contribui efetivamente para o processo de profissionalização dos docentes, pois os professores devem sempre procurar aprofundar seus conhecimentos de forma mais especializada, trabalhando mais e melhor os campos preexistentes.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.
Para a perspectiva experimental do currículo, a escola deve ser vista como agente socializador e desenvolvedor de um projeto de educação global que vai além dos saberes acadêmicos.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.
Em uma concepção academicista de currículo, a lógica da ordenação sistemática do saber elaborado sobrepõe-se à lógica da transmissão e da recriação desse saber.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Um estabelecimento de ensino detectou muitos problemas no desempenho dos alunos em relação à aprendizagem. Os dirigentes perceberam que existiam fatores de várias dimensões que interferiam no processo de construção do conhecimento. Por isso, decidiram realizar um processo de avaliação que englobasse diversos segmentos da escola, como: participação dos pais, desempenho dos docentes e discentes, estrutura física, atividades complementares, órgãos de apoio aos estudantes, gestão da direção, instâncias de participação e outros. Posteriormente, tomaram algumas decisões baseadas nos dados e informações levantados.
Essa ação tem como princípio a concepção de avaliação denominada
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Uma escola organizou o seu currículo a partir de três grupos de conhecimentos: linguagens, tempo e espaço e natureza e sociedade. Dessa forma, houve uma articulação entre os professores para a organização e seleção dos saberes que comporiam esse currículo escolar.
Nessa situação, assinale a opção correta acerca da perspectiva de currículo que embasou essa organização curricular.
O currículo deve possibilitar a compreensão contextualizada do mundo e da cultura valorizando as identidades diferentes e a inclusão pela conquista do saber.
A busca da assimilação objetiva de um saber específico é o princípio básico dessa organização curricular, que privilegia o que ensinar em detrimento do porquê ensinar.
O currículo é uma organização formal de disciplinas, conteúdos, metodologias e tempos da escola, não permitindo a inclusão de atividades que não sejam previstas inicialmente.
Em uma perspectiva como a apresentada acima, o conhecimento científico não deve ser incorporado, pois o que prevalece é a vivência e a experiência prática de cada aluno.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
De acordo com a Teoria Crítica do Currículo, é correto afirmar que currículo é compreendido como:
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
No início dos anos 1970, a tendência curricular dominante foi criticada por especialistas da área. Nesse contexto, pode-se afirmar que as principais críticas a essa tendência incidiam sobre:
I. Seu caráter instrumental e apolítico.
II. A supervalorização do planejamento na implementação e controle dos currículos.
III. O incentivo à adoção de procedimentos �científicos� de avaliação.
IV. Sua concepção de que educação e currículo estão envolvidos com o processo cultural.
V. Sua concepção de currículo como espaço de manifestação dos conflitos sociais.
Estão corretas apenas:
O currículo integrado é uma tendência importante na educação contemporânea, em todos os seus níveis. Sua adoção se justifica, dentre outros motivos, pelo fato de proporcionar:
armazenagem do conhecimento em suas áreas específicas.
intercâmbio entre os docentes, visando ao acompanhamento personalizado da aprendizagem.
delineamento das linhas mestras para que possa ser gerado novo conhecimento.
reducionismo dos conteúdos e da maneira de realizar seu tratamento didático.
ordenamento especializado das disciplinas em uma progressão linear e didática.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...