Questões de Pedagogia do ano 2007

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No Brasil, desde o processo de colonização portuguesa, apenas a elite brasileira teve acesso à Educação, em detrimento das outras camadas sociais. Assim, os movimentos sociais são respostas coletivas aos problemas que vivenciam, procurando lutar por suas reivindicações, construindo e refazendo sua própria história em determinado tempo. Neste sentido, sobre a história dos movimentos sociais em torno da educação no Brasil é correto afirmar que são:

  • A.

    fenômenos políticos, organizados pelos partidos políticos e existirão enquanto seus interesses ideológicos, relativos à educação, não forem atendidos.

  • B.

    fenômenos históricos, e existirão enquanto a humanidade não resolver seus problemas relacionados ao acesso, permanência e qualidade da escola.

  • C.

    organizações propostas pelo poder público quando há impasses entre as esferas de poder do estado em matéria de educação.

  • D.

    organizações de trabalhadores, filiados a sindicatos, que vislumbram o atendimento das necessidades e dificuldades cotidianas dos seus filhos nas escolas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No final da década de 70, a noção de democratização do direito à educação conviveu com a idéia dos direitos da cidadania. Na luta contra a ditadura e na busca de caminhos para a transição, nasceu a idéia de participação da sociedade civil, através de grupos e movimentos organizados, na formulação, implantação e acompanhamento das políticas públicas, algumas incorporadas na legislação federal em setores diversos, inclusive na educação. Assim, emanam dos movimentos sociais relacionados à educação os seguintes temas/reivindicações:

1- A gestão democrática da unidade escolar.

2- A superação de desigualdades entre os gêneros, através do debate sobre a interação entre os sexos, as concepções e práticas socializadoras na sala de aula.

3- O atendimento das metas traçadas pelo Banco Mundial, no que se refere às novas linguagens tecnológicas.

4- A formação da parceria entre os EUA e o Brasil, para a reestruturação do sistema de ensino brasileiro, que culminou no acordo MEC/USAID.

O correto está somente em:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    3 e 4

  • D.

    1 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em 2006, o Brasil viveu um amplo e irrestrito exercício democrático, porém, há menos de 40 anos o estado era controlado pelos militares, através de uma violenta repressão política sobre a sociedade civil. No apogeu do autoritarismo, no período de 1964 a 1974, o campo da educação foi marcado por reformas institucionais. Sobre a relação entre o estado militar e a educação no Brasil, está correto afirmar:

1- O controle político e ideológico da educação escolar foi exercido em todos os níveis.

2- Instituiu-se a meta da universalização do 1º Grau e a superação do analfabetismo escolar.

3- Desenvolveu-se uma política de financiamento da escola pública e gratuita que valoriza a escola e seus profissionais.

4- Estabeleceu-se uma relação direta entre mercado de trabalho e formação escolar.

O correto está somente em:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    1 e 4.

  • C.

    2 e 3

  • D.

    3 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em relação à Pedagogia histórico-crítica é correto afirmar:

  • A.

    A tendência histórico-crítica em educação resulta da tentativa de aplicar na escola o modelo empresarial, que se baseia na "racionalização", própria do sistema de produção capitalista.

  • B.

    Os teóricos da pedagogia histórico-crítica, influenciados pela dialética marxista, consideram que não há uma natureza humana dada de uma vez por todas, porque o homem se constrói pelo trabalho, inserido na cultura em que vive

  • C.

    Um dos objetivos teóricos da pedagogia histórico-crítica é adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica, evidentemente com economia de tempo, esforços e custos.

  • D.

    Na pedagogia histórico-crítica, a função da escola é preparar indivíduos competentes para o mercado de trabalho, visando à especialização técnica.

"O conhecimento é a principal ferramenta dos educadores. ... O ramo da filosofia que se ocupa do conhecimento tem o nome de epistemologia. ... Do ponto de vista do professor, uma das mais importantes distinções feitas em epistemologia é entre os diferentes tipos de conhecimento." (In:KNELLER,G.F. Introdução à Filosofia da Educação.RJ:1984.)

São considerados tipos de Conhecimento:

I- Conhecimento Revelado

II- Conhecimento Intuitivo

III- Conhecimento Racional

IV- Conhecimento Empírico

V- Conhecimento Autoritário Assinale:

  • A.

    se apenas as afirmativas I, II, III e IV estiverem corretas

  • B.

    se apenas as afirmativas II, III, IV e V estiverem corretas

  • C.

    se todas as afirmativas estiverem corretas

  • D.

    se apenas as afirmativas I, III, IV e V estiverem corretas

  • E.

    se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas

Na prática, o planejamento ainda tem-se reduzido à atividade em que se preenche um formulário (...) É preciso assumir que é possível e desejável superar os entraves colocados pelo tradicional formulário, previamente traçado, fotocopiado ou impresso, onde são delimitados centímetros quadrados para se registrar os "objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação".

 O texto acima faz uma análise crítica a uma tendência

  • A.

    tecnicista, em que se concebe o planejamento como ação mecânica e burocrática.

  • B.

    tradicional de planejamento, onde o especialista é o responsável por esta ação.

  • C.

    conservadora de planejamento, em que se exige a presença dos objetivos do projeto.

  • D.

    liberal, em que se desconsidera a necessidade do item "avaliação", no planejamento.

  • E.

    progressista, em que os membros de um grupo têm direito à participação.

A organização curricular deve ser considerada como um recurso para ajudar a escola a alcançar seus objetivos.

Um dos princípios básicos da organização curricular é:

  • A.

    as experiências do currículo devem condicionar o comportamento abstrato;

  • B.

    as experiências do currículo devem sempre levar ao raciocínio abstrato;

  • C.

    as experiências do currículo devem ser constantemente avaliadas e reformuladas conforme os objetivos educacionais;

  • D.

    o currículo deve ser dividido e implantado de acordo com os interesses administrativos;

  • E.

    todas as experiências do currículo devem ser apenas individualizadas.

Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.

Na perspectiva emancipadora de currículo, o conteúdo é considerado uma construção social e o professor é o mediador entre os saberes historicamente produzidos e a experiência trazida pelo aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.

As dificuldades de aprendizagem devem ser tratadas de forma específica pelos professores de diferentes áreas, já que não são elementos de integração do currículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.

Quando se trata da concepção de currículo oculto, admite-se a possibilidade de que a história de vida dos atores envolvidos no processo de construção de saberes influencie no currículo formal.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...