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Sobre a finalidade do Projeto Pedagógico assinale a opção incorreta:
resgatar a intencionalidade da ação, possibilitando a (re) significação do trabalho;
ser um instrumento de transformação da realidade, resgatando o poder da coletividade;
ser um referencial para o caminhar coletivo, somando vozes em torno de uma proposta comum;
ser um canal de participação coletiva, superando práticas autoritárias e / ou individualistas;
formar líderes que definirão as principais metas a serem alcançadas pelos demais participantes.
O Projeto Pedagógico é uma necessidade das escolas e um excelente instrumento para a implementação de suas ações. Uma característica básica do Projeto Pedagógico é:
atuar como um instrumento regulador das atividades da escola segundo a Lei de Diretrizes e Bases;
servir como um instrumento nas escolas públicas para nortear as ações dos componentes da comunidade escolar;
ser conhecido pela comunidade como um recurso de gestão administrativa e financeira da escola;
servir como um referencial que cobre das autoridades e da comunidade as exigências construídas pelos agentes sociais;
ser um documento construído e vivenciado no processo educativo, que busca um compromisso coletivo.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto político-pedagógico (PPP).
A avaliação diagnóstica e permanente é uma característica do PPP que possibilita a criação de soluções às situaçõesproblema identificadas ao longo da implementação.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto político-pedagógico (PPP).
Na implementação do PPP, a tendência emancipatória é a de eliminação dos conflitos entre indivíduos ou grupos para garantia da sua eficiência e eficácia.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto político-pedagógico (PPP).
A concepção emancipatória do PPP prescinde da qualidade técnica e trabalha exclusivamente com a sua dimensão política.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto político-pedagógico (PPP).
A elaboração de instrumentos pela administração central e a possibilidade de utilização desses instrumentos em grande escala por especialistas são características do PPP sob o ponto de vista estratégico-empresarial.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto político-pedagógico (PPP).
A priorização das atividades-meio de cunho políticopedagógico é uma das diretrizes da gestão do projeto de escola em uma perspectiva emancipadora.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto político-pedagógico (PPP).
Os pressupostos neotecnicistas de gestão preconizam a separação entre aqueles que pensam e aqueles que fazem tanto no tempo como na posição funcional, além de estabelecer uma distância entre atos e conseqüências.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Segundo Demo (1995):
A construção de um projeto político-pedagógico próprio insinua menos um produto demonstrativo do que o fazer e o refazer incessante da capacidade dos professores, motivando-os a trabalharem coletivamente, a revisarem sempre sua formação, a buscarem atualização constante, a realizarem a escola como obra comunitária de todos, sob a liderança competente do grupo de professores. Nesse contexto, analise as afirmações abaixo:
I. A prática de construção de um projeto deve estar amparada por concepções teóricas sólidas e supõe o aperfeiçoamento e a formação de seus agentes: funcionários, professores e direção da comunidade educativa. Só assim serão rompidas as resistências em relação a novas práticas educativas.
II. Os agentes educativos devem sentir-se atraídos por essa proposta, pois assim terão uma postura comprometida e responsável.
III. Para que o projeto pedagógico seja efetivo, é necessário que todos os membros da instituição escolar compreendam o seu papel e atuem de acordo com os pressupostos da cidadania.
IV. Trata-se da conquista do MEC para o exercício da autonomia e conseqüentemente de um espaço mais democrático para as escolas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao planejamento escolar, na concepção de Libâneo, assinale a opção incorreta.
O planejamento escolar é um processo contínuo de conhecimento e análise da realidade escolar em suas condições concretas.
A avaliação dos processos e resultados previstos no projeto não devem ser incluídos no planejamento escolar.
O ato de planejar é uma atividade de reflexão e ação permanentes.
O planejamento escolar concretiza-se por planos e projetos, tanto da escola e do currículo quanto do ensino.
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