Questões de Pedagogia do ano 2008

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Diante de seu grupo de alunos, o professor não pode partir da idéia de que todos estão no mesmo nível de desenvolvimento, que todos trazem histórias de vida semelhantes ou os mesmos conhecimentos prévios, a mesma relação com o saber, os mesmos interesses, os mesmos recursos e maneiras de aprender.

 Nesta perspectiva, trabalhar em grupo exige, por parte do professor,

  • A.

    um processo de avaliação que contemple os conteúdos trabalhados de maneira ampla, para todos os alunos, para que as diferenças individuais não se acentuem no trabalho coletivo.

  • B.

    capacidade de organizar também um ensino individualizado, para criar uma situação de aprendizagem significativa para os alunos.

  • C.

    organização do espaço da sala de aula, para que cada grupo de alunos possa aprender os conteúdos de seu interesse.

  • D.

    competência técnica para conhecer os vários processos de aprendizagem de todos seus alunos.

  • E.

    predisposição para conhecer seus alunos e, assim, elaborar um levantamento dos principais dados que os caracterizem, visando ao planejamento da prática educativa.

... a prática do planejamento em nosso país, especialmente na Educação, tem sido conduzida como se fosse uma atividade neutra, sem comprometimentos e pouco ou nada se discute a respeito do real significado social e político da ação que se está planejando.

Nesta concepção de planejamento,

  • A.

    as principais preocupações são a prática educativa e a qualidade social de ensino.

  • B.

    o professor planeja sua prática de sala de aula, com competência, em função de conteúdos previamente estabelecidos.

  • C.

    a função da escola é de assegurar acesso a todos alunos, independentemente da qualidade de ensino.

  • D.

    não se pergunta pelas determinações sociais que estão na base do problema a ser enfrentado.

  • E.

    não se considera o que a comunidade escolar reivindica, mas os resultados que a prática escolar conseguiu alcançar.

Considere as seguintes definições:

I. Plano é um guia e tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática e, portanto, não pode ser um documento rígido e absoluto.

II. O plano é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, envolve desafios e contradições.

III. Plano é um documento que precisa ser seguido pelo coletivo escolar, para que seus objetivos e metas possam ser avaliados em relação à sua pertinência e eficácia.

IV. Plano é um manual de conduta e de intenções que será mais eficaz quanto mais detalhado estabelecer objetivos e metas.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de planejamento educacional.

O planejamento participativo requer um elemento de coordenação, mesmo tendo um caráter essencialmente democrático.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de planejamento educacional.

Para o sucesso do planejamento de caráter participativo, os grupos devem ser formados homogeneamente, sem a participação de muitas pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de planejamento educacional.

A centralidade na questão orçamentária e a avaliação com ênfase nos produtos são características de uma abordagem emancipadora de planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de planejamento educacional.

A teoria positivista e o taylorismo são os pressupostos da abordagem tradicional de planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de planejamento educacional.

Uma liderança liberal tem como atitude principal a iniciativa dos indivíduos e uma liderança autocrática, a obediência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de planejamento educacional.

A missão de uma instituição é estabelecida no nível operacional do planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da concepção de interdisciplinaridade e da metodologia de projetos na organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.

O diálogo do senso comum com o conhecimento científico é uma das características da metodologia de projetos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...