Questões de Pedagogia do ano 2008

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.

O nível tático refere-se a estratégias e ações que afetam uma parte da organização no grau intermediário do planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.

Devido aos projetos e às facilidades de revisões periódicas, o nível operacional é caracterizado pelo fato de que possíveis impactos limitam-se a setores específicos da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.

O nível estratégico refere-se, primordialmente, ao relacionamento da organização com o ambiente externo e, por isso, nesse nível, o grau de incerteza é baixo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta, relativamente ao planejamento na educação infantil.

  • A.

    Planejar, na educação infantil, é uma atividade necessária, pois proporciona uma reflexão acerca do que se pretende, do que se faz e de como se avalia nessa etapa de ensino. Essa reflexão permite que as decisões tomadas sejam pautadas pela coerência e pela continuidade.

  • B.

    O planejamento na educação infantil deve servir como ferramenta que impeça as variações, de forma que o foco seja mantido nas ações previstas e que os improvisos provocados pelo momento sejam evitados.

  • C.

    O planejamento não requer uma ação intencional. Ao planejar, o professor deve preparar e prever os recursos, prevenindo as possíveis dificuldades e organizando o tempo e os espaços necessários.

  • D.

    Na educação infantil, não é necessário haver um projeto pedagógico na escola, devendo-se focalizar o ensino fundamental, que é o objetivo final da educação infantil.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento escolar, à didática e aos componentes do processo educativo.

Uma das funções dos objetivos específicos de um plano de ensino é expor aos alunos o que se espera deles ao longo do processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento escolar, à didática e aos componentes do processo educativo.

A seleção de conteúdos ou métodos de ensino não pode ser direcionada pelas condições objetivas de trabalho de uma instituição educativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento escolar, à didática e aos componentes do processo educativo.

A flexibilidade das ações previstas em um plano de aula compromete a seqüência lógica do planejamento em sua totalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para a identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos e a tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com assessoramento técnico, avaliação do aluno no processo de ensino e aprendizagem, contando, para tal, com:

I. a experiência de seu corpo docente, seus diretores, coordenadores, orientadores e supervisores educacionais;

II. o funcionamento de novas escolas que preenchem os requisitos de infraestrutura definidos;

III. o setor responsável pela educação especial do respectivo sistema;

IV. a colaboração da família e a cooperação dos serviços de Saúde, Assistência Social, Trabalho, Justiça e Esporte, bem como do Ministério Público, quando necessário.

Estão CORRETOS os itens:

  • A. I, II e III.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, II, III e IV.

A certificação especial de conclusão de etapa ou curso de educação básica oferecido ao aluno com necessidades educacionais especiais, no que e como couber, descreverá as habilidades e competências a partir de relatório circunstanciado e plano de desenvolvimento, de que constem ainda:

  • A. tempo de permanência na etapa do curso.
  • B.

    nível de aprendizado da leitura, escrita e cálculo.

  • C.

    programa de desenvolvimento educacional para o aluno.

  • D.

    processos de aprendizagem funcionais, da vida prática e da convivência social.

Segundo Vasconcellos (2006, p. 147), "o projeto de ensino-aprendizagem é uma síntese que o educador faz dos apelos da realidade, das expectativas sociais, de seus compromissos e objetivos, das condições concretas do trabalho". Assim sendo, o projeto que o professor elabora é um instrumento de luta, de resistência e para tal devem ser considerados alguns elementos na sua construção, a saber:

I. Ter a clareza de que o Projeto Político-Pedagógico é a grande referência para todos os demais projetos da escola.

II. O educador deve ter autonomia e a disciplina que ministra deve estar integrada na perspectiva geral do trabalho da área, do curso e da escola.

III. Buscar superar as visões parciais, dicotômicas do planejamento em uma concepção dialética entre realidade e conhecimento.

A opção CORRETA é:

  • A. Os itens I, II e III são verdadeiros.
  • B. Apenas o item I é verdadeiro.
  • C. Apenas o item II é verdadeiro.
  • D. Apenas os itens I e II são verdadeiros.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...