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Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.
O nível tático refere-se a estratégias e ações que afetam uma parte da organização no grau intermediário do planejamento.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.
Devido aos projetos e às facilidades de revisões periódicas, o nível operacional é caracterizado pelo fato de que possíveis impactos limitam-se a setores específicos da instituição.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.
O nível estratégico refere-se, primordialmente, ao relacionamento da organização com o ambiente externo e, por isso, nesse nível, o grau de incerteza é baixo.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta, relativamente ao planejamento na educação infantil.
Planejar, na educação infantil, é uma atividade necessária, pois proporciona uma reflexão acerca do que se pretende, do que se faz e de como se avalia nessa etapa de ensino. Essa reflexão permite que as decisões tomadas sejam pautadas pela coerência e pela continuidade.
O planejamento na educação infantil deve servir como ferramenta que impeça as variações, de forma que o foco seja mantido nas ações previstas e que os improvisos provocados pelo momento sejam evitados.
O planejamento não requer uma ação intencional. Ao planejar, o professor deve preparar e prever os recursos, prevenindo as possíveis dificuldades e organizando o tempo e os espaços necessários.
Na educação infantil, não é necessário haver um projeto pedagógico na escola, devendo-se focalizar o ensino fundamental, que é o objetivo final da educação infantil.
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Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento escolar, à didática e aos componentes do processo educativo.
Uma das funções dos objetivos específicos de um plano de ensino é expor aos alunos o que se espera deles ao longo do processo.
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Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento escolar, à didática e aos componentes do processo educativo.
A seleção de conteúdos ou métodos de ensino não pode ser direcionada pelas condições objetivas de trabalho de uma instituição educativa.
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Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento escolar, à didática e aos componentes do processo educativo.
A flexibilidade das ações previstas em um plano de aula compromete a seqüência lógica do planejamento em sua totalidade.
Para a identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos e a tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com assessoramento técnico, avaliação do aluno no processo de ensino e aprendizagem, contando, para tal, com:
I. a experiência de seu corpo docente, seus diretores, coordenadores, orientadores e supervisores educacionais;
II. o funcionamento de novas escolas que preenchem os requisitos de infraestrutura definidos;
III. o setor responsável pela educação especial do respectivo sistema;
IV. a colaboração da família e a cooperação dos serviços de Saúde, Assistência Social, Trabalho, Justiça e Esporte, bem como do Ministério Público, quando necessário.
Estão CORRETOS os itens:
A certificação especial de conclusão de etapa ou curso de educação básica oferecido ao aluno com necessidades educacionais especiais, no que e como couber, descreverá as habilidades e competências a partir de relatório circunstanciado e plano de desenvolvimento, de que constem ainda:
nível de aprendizado da leitura, escrita e cálculo.
programa de desenvolvimento educacional para o aluno.
processos de aprendizagem funcionais, da vida prática e da convivência social.
Segundo Vasconcellos (2006, p. 147), "o projeto de ensino-aprendizagem é uma síntese que o educador faz dos apelos da realidade, das expectativas sociais, de seus compromissos e objetivos, das condições concretas do trabalho". Assim sendo, o projeto que o professor elabora é um instrumento de luta, de resistência e para tal devem ser considerados alguns elementos na sua construção, a saber:
I. Ter a clareza de que o Projeto Político-Pedagógico é a grande referência para todos os demais projetos da escola.
II. O educador deve ter autonomia e a disciplina que ministra deve estar integrada na perspectiva geral do trabalho da área, do curso e da escola.
III. Buscar superar as visões parciais, dicotômicas do planejamento em uma concepção dialética entre realidade e conhecimento.
A opção CORRETA é:
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