Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A avaliação do processo de planejamento é um importante momento para retomada de ações e realinhamento de metas e objetivos. Acerca do papel da avaliação no planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.
A avaliação visa ao melhoramento da atividade escolar, identificando dificuldades, encontrando causas e meios de superação.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir.
A descentralização dos serviços educacionais implica a autonomia da escola, que passa a ter poder de decisão mediante autonomia pedagógica e financeira.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir.
Na proposta de planejamento participativo, o currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico. É ele que define o que ensinar, para que ensinar, como ensinar e formas de avaliação. Por isso, sua definição não pode ser um ato solitário.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir.
O projeto pedagógico da escola deve ser compreendido, na atualidade, como um modelo para ação. Nesse sentido, a escola que planeja bem tem bons resultados.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir.
O planejamento corresponde estritamente ao momento de elaboração dos planos de trabalho.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Assinale a alternativa correta.
O Projeto Político-Pedagógico compreende:
A história e a filosofia institucional, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão da produção, - os processos de práticas educativas, - a organização curricular e didático-pedagógica, - o planejamento e o desenvolvimento institucional.
A história e a filosofia institucional, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão das políticas, - os processos de práticas educativas, - a organização curricular e didático-pedagógica, - a composição das instalações, - a infra-estrutura de serviços e - a avaliação institucional.
O diagnóstico institucional, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão das políticas, - os processos de práticas educativas, - a organização financeira, - o desenvolvimento organizacional e a avaliação institucional.
O diagnóstico da escola, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão das políticas, - os processos burocráticos, - a organização curricular e didático-pedagógica, - a composição das instalações, - o desenvolvimento institucional e - a avaliação institucional.
A história e a filosofia institucional, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão das políticas, - os processos de práticas educativas, - a organização curricular e didático-pedagógica, - o processo eleitoral institucional, - o planejamento institucional e - a avaliação institucional.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo o modelo cognitivo do conhecimento,
o ensino é a transmissão de informações para a aquisição da aprendizagem.
o conhecimento deve ser tratado como um conteúdo a ser transmitido ao aluno.
a aprendizagem é a recepção de informações e seu armazenamento na memória.
o raciocínio e o pensamento dos alunos devem ser salientados no processo de ensino-aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo Ubiratan D'Ambrósio, aprendizagem é
a aquisição da capacidade de memorizar conteúdos, informações, fatos e procedimentos.
a capacidade de manifestar o que foi ensinado ou transmitido.
a aquisição da capacidade de explicar, de apreender e compreender, e de lidar, criticamente, com situações novas.
o domínio de técnicas, habilidades e memorização de algumas explicações e teorias.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da dimensão social do letramento, abordada por Magda Soares, assinale a opção correta.
Na interpretação liberal, progressista, letramento é essencialmente um conjunto de práticas socialmente construídas que envolvem a leitura e a escrita, geradas por processos sociais mais amplos.
Na perspectiva radical, revolucionária, letramento é definido como um conjunto de habilidades necessárias para que o sujeito se envolva adequadamente em práticas sociais nas quais a leitura e a escrita são exigidas.
Na perspectiva de um letramento para a libertação, pessoas ou grupos com ideologias e objetivos políticos distintos propõem diferentes práticas de letramento, determinadas por seus valores, afirmações, ideais.
De acordo com a perspectiva radical, revolucionária, as habilidades de leitura e escrita não podem ser dissociadas de seus usos, das formas empíricas que elas realmente assumem na vida social.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta a respeito de conceitos relacionados a alfabetização e letramento, conforme proposta de Magda Soares.
Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, sendo ideal ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais de leitura e escrita.
Letramento corresponde ao processo pelo qual se adquire a tecnologia de codificar em língua escrita e a de decodificar a língua escrita.
Alfabetizado é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que responde às demandas sociais de leitura e escrita.
Como alfabetizar e letrar são duas ações distintas, é necessário que o sujeito tenha aprendido a ler e escrever para envolver-se nas práticas de leitura e escrita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...