Questões de Pedagogia do ano 2008

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A avaliação do processo de planejamento é um importante momento para retomada de ações e realinhamento de metas e objetivos. Acerca do papel da avaliação no planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.

A avaliação visa ao melhoramento da atividade escolar, identificando dificuldades, encontrando causas e meios de superação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

A descentralização dos serviços educacionais implica a autonomia da escola, que passa a ter poder de decisão mediante autonomia pedagógica e financeira.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

Na proposta de planejamento participativo, o currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico. É ele que define o que ensinar, para que ensinar, como ensinar e formas de avaliação. Por isso, sua definição não pode ser um ato solitário.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

O projeto pedagógico da escola deve ser compreendido, na atualidade, como um modelo para ação. Nesse sentido, a escola que planeja bem tem bons resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

O planejamento corresponde estritamente ao momento de elaboração dos planos de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa correta.

O Projeto Político-Pedagógico compreende:

  • A.

    A história e a filosofia institucional, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão da produção, - os processos de práticas educativas, - a organização curricular e didático-pedagógica, - o planejamento e o desenvolvimento institucional.

  • B.

    A história e a filosofia institucional, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão das políticas, - os processos de práticas educativas, - a organização curricular e didático-pedagógica, - a composição das instalações, - a infra-estrutura de serviços e - a avaliação institucional.

  • C.

    O diagnóstico institucional, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão das políticas, - os processos de práticas educativas, - a organização financeira, - o desenvolvimento organizacional e a avaliação institucional.

  • D.

    O diagnóstico da escola, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão das políticas, - os processos burocráticos, - a organização curricular e didático-pedagógica, - a composição das instalações, - o desenvolvimento institucional e - a avaliação institucional.

  • E.

    A história e a filosofia institucional, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão das políticas, - os processos de práticas educativas, - a organização curricular e didático-pedagógica, - o processo eleitoral institucional, - o planejamento institucional e - a avaliação institucional.

Segundo o modelo cognitivo do conhecimento,

  • A.

    o ensino é a transmissão de informações para a aquisição da aprendizagem.

  • B.

    o conhecimento deve ser tratado como um conteúdo a ser transmitido ao aluno.

  • C.

    a aprendizagem é a recepção de informações e seu armazenamento na memória.

  • D.

    o raciocínio e o pensamento dos alunos devem ser salientados no processo de ensino-aprendizagem.

Segundo Ubiratan D'Ambrósio, aprendizagem é

  • A.

    a aquisição da capacidade de memorizar conteúdos, informações, fatos e procedimentos.

  • B.

    a capacidade de manifestar o que foi ensinado ou transmitido.

  • C.

    a aquisição da capacidade de explicar, de apreender e compreender, e de lidar, criticamente, com situações novas.

  • D.

    o domínio de técnicas, habilidades e memorização de algumas explicações e teorias.

Acerca da dimensão social do letramento, abordada por Magda Soares, assinale a opção correta.

  • A.

    Na interpretação liberal, progressista, letramento é essencialmente um conjunto de práticas socialmente construídas que envolvem a leitura e a escrita, geradas por processos sociais mais amplos.

  • B.

    Na perspectiva radical, revolucionária, letramento é definido como um conjunto de habilidades necessárias para que o sujeito se envolva adequadamente em práticas sociais nas quais a leitura e a escrita são exigidas.

  • C.

    Na perspectiva de um letramento para a libertação, pessoas ou grupos com ideologias e objetivos políticos distintos propõem diferentes práticas de letramento, determinadas por seus valores, afirmações, ideais.

  • D.

    De acordo com a perspectiva radical, revolucionária, as habilidades de leitura e escrita não podem ser dissociadas de seus usos, das formas empíricas que elas realmente assumem na vida social.

Assinale a opção correta a respeito de conceitos relacionados a alfabetização e letramento, conforme proposta de Magda Soares.

  • A.

    Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, sendo ideal ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais de leitura e escrita.

  • B.

    Letramento corresponde ao processo pelo qual se adquire a tecnologia de codificar em língua escrita e a de decodificar a língua escrita.

  • C.

    Alfabetizado é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que responde às demandas sociais de leitura e escrita.

  • D.

    Como alfabetizar e letrar são duas ações distintas, é necessário que o sujeito tenha aprendido a ler e escrever para envolver-se nas práticas de leitura e escrita.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...