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Recentemente a mídia noticiou que uma professora, de uma escola pública de São Paulo, teria obrigado um aluno de 4 anos a lavar a boca com sabão por ter beijado um colega. Nos EUA, um aluno de 7 anos foi indiciado por assédio sexual por ter abraçado uma colega.
A sexualidade, ainda hoje, continua assunto quase inexistente nas propostas curriculares das escolas, apesar dos PCNs proporem o trabalho dessa temática. Trabalhar nesta perspectiva é reconhecer que as manifestações da sexualidade
traduzem uma criação particular e única de cada sujeito.
exigem aulas de biologia, que devem fazer parte do currículo escolar.
não devem ser manifestadas no espaço escolar.
precisam ser planejadas por especialistas da área de psicologia.
necessitam ser trabalhadas em conjunto com as famílias dos alunos com problema
Aprender significa elaborar uma representação pessoal do conteúdo objeto da aprendizagem, fazê-lo seu, interiorizálo, integrá-lo nos próprios esquemas de conhecimento.
Esta representação
inicia-se na aprendizagem dos conteúdos simples, para, após, poder ser ensinados os conteúdos complexos.
exige o domínio de conhecimentos e conceitos prévios que precede a aprendizagem dos conteúdos escolares.
necessita da aquisição de habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos alunos, antes da aprendizagem dos conteúdos.
não se inicia no zero, mas a partir dos conhecimentos que os alunos já têm e que lhes permitem fazer conexões com os novos conteúdos.
exige um diagnóstico inicial em relação às múltiplas inteligências do aluno, visando um planejamento que leve em consideração as reais possibilidades de sua aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da atenção à saúde do adolescente que está no atendimento socioeducativo, julgue os itens seguintes.
I Deve-se assegurar que as ações de prevenção ao uso/abuso de drogas sejam realizadas por profissionais militares durante o período de internação, privilegiando-se ações de promoção da abstinência total da substância psicoativa com base na concepção de tolerância zero.
II Deve ser garantido aos adolescentes com transtornos mentais o acesso a tratamento de qualidade, preferencialmente, na rede pública extra-hospitalar de atenção à saúde mental, como os centros de convivência e os centros de atenção psicossocial.
III Deve-se assegurar aos adolescentes que estão cumprindo medida em meio fechado que recebam a visita do(s) filho(s), a fim de preservar os vínculos afetivos e que sejam desenvolvidas práticas educativas que promovam a saúde sexual e reprodutiva desses adolescentes e dos seus parceiros.
IV Deve-se assegurar que os adolescentes com suspeita de uso de drogas sejam mantidos afastados do convívio dos demais adolescentes, durante o período de internação, para impedir influência negativa e propagação do uso de drogas na unidade.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os parâmetros da ação socioeducativa estão organizados por eixos estratégicos. Os objetivos do eixo segurança incluem
I estruturar e organizar as ações do cotidiano socioeducativo e investir nas medidas de prevenção das situações-limite (brigas, quebradeiras, motins, fugas, invasões, incêndios, agressões etc.).
II oferecer periodicamente, no máximo a cada três meses, treinamentos práticos de segurança, combate a incêndio e prestação de atendimento de primeiros socorros para todos os profissionais do atendimento socioeducativo.
III evitar a contenção do adolescente, que deve ser utilizada somente como recurso para situações extremas que envolvam risco à sua integridade e à de outrem.
IV garantir segurança externa para o programa, com a atuação de policiais militares fardados, armados e treinados para esse trabalho.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As normativas que fundamentam a política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente autor de ato infracional incluem
I a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança.
II as regras mínimas das Nações Unidas para Administração da Justiça Juvenil.
III as regras mínimas das Nações Unidas para a Proteção dos Jovens Privados de Liberdade.
IV as regras mínimas da Tradição, Família e Propriedade (TFP).
A quantidade de itens de certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tomando-se como referência as reflexões de Paulo Freire acerca do papel do trabalhador social nos processos de mudanças, no desempenho de suas ações, o agente de segurança deve
I assumir posição de neutralidade frente às situações apresentadas pelos adolescentes e pela instituição, de modo a não conflitar com os mesmos.
II compreender a situação apresentada pelo adolescente como única e particular, desvinculada do contexto históricocultural.
III reconhecer no adolescente com quem trabalha pessoas e não, coisas; sujeitos e não, objetos.
IV ampliar cada vez mais os seus conhecimentos, não só em relação a seus métodos e técnicas de ação, mas também aos limites objetivos da realidade cotidiana.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Uma escola municipal organizou o seu trabalho da EJA, inspirado no educador brasileiro Paulo Freire, a partir de temas geradores escolhidos em função da vida da comunidade local e utilizando o diálogo como principal método. De acordo com essa situação, a tendência pedagógica que caracteriza essas ações é a
liberal renovada não-diretiva.
progressista libertadora.
liberal renovada progressivista.
progressista libertária.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do espaço destinado para a educação infantil, assinale a opção correta.
A forma de organizar o espaço deve privilegiar a transmissão do conteúdo, logo, deve minimizar as interações entre as crianças e os objetos existentes na sala de aula para evitar distrações.
O espaço deve ser considerado apenas como o local no qual o professor e as crianças realizam as atividades.
A forma de organizar o espaço deve garantir a visualização do professor, sem promover a autonomia das crianças.
O espaço deve aconchegar, acolher e promover a construção de vínculos afetivos e cognitivos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta acerca das funções de educar e cuidar na educação infantil.
Cabe aos profissionais da creche cuidar das crianças sem a preocupação com a educação.
Cabe aos profissionais que atuam com crianças de 4 e 5 anos de idade realizar atividades que eduquem, sem o compromisso de cuidar delas.
Não há educação sem cuidado, na educação infantil a criança tem necessidade e direito de ser cuidada e educada.
Na LDB, a educação infantil é tratada como um nível em que se deve trabalhar com as duas funções, porém a prioridade é para a função de educar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção incorreta.
A mudança da função do computador como meio educacional acontece juntamente com um questionamento da função da escola e do papel do professor.
A verdadeira função do aparato educacional não deve ser a de ensinar, mas sim a de criar condições de aprendizagem.
As novas tendências de uso do computador na educação mostram que ele pode ser importante no processo de substituição total do professor em sala de aula, o que garante um resultado mais eficiente de ensino.
O professor deve deixar de ser o repassador do conhecimento — o computador pode fazer isso e o faz muito mais eficientemente do que o professor — e passar a ser o criador de ambientes de aprendizagem e o facilitador do processo de desenvolvimento intelectual do aluno
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