Questões de Pedagogia do ano 2008

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Recentemente a mídia noticiou que uma professora, de uma escola pública de São Paulo, teria obrigado um aluno de 4 anos a lavar a boca com sabão por ter beijado um colega. Nos EUA, um aluno de 7 anos foi indiciado por assédio sexual por ter abraçado uma colega.

A sexualidade, ainda hoje, continua assunto quase inexistente nas propostas curriculares das escolas, apesar dos PCNs proporem o trabalho dessa temática. Trabalhar nesta perspectiva é reconhecer que as manifestações da sexualidade

  • A.

    traduzem uma criação particular e única de cada sujeito.

  • B.

    exigem aulas de biologia, que devem fazer parte do currículo escolar.

  • C.

    não devem ser manifestadas no espaço escolar.

  • D.

    precisam ser planejadas por especialistas da área de psicologia.

  • E.

    necessitam ser trabalhadas em conjunto com as famílias dos alunos com problema

Aprender significa elaborar uma representação pessoal do conteúdo objeto da aprendizagem, fazê-lo seu, interiorizálo, integrá-lo nos próprios esquemas de conhecimento.

Esta representação

  • A.

    inicia-se na aprendizagem dos conteúdos simples, para, após, poder ser ensinados os conteúdos complexos.

  • B.

    exige o domínio de conhecimentos e conceitos prévios que precede a aprendizagem dos conteúdos escolares.

  • C.

    necessita da aquisição de habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos alunos, antes da aprendizagem dos conteúdos.

  • D.

    não se inicia no zero, mas a partir dos conhecimentos que os alunos já têm e que lhes permitem fazer conexões com os novos conteúdos.

  • E.

    exige um diagnóstico inicial em relação às múltiplas inteligências do aluno, visando um planejamento que leve em consideração as reais possibilidades de sua aprendizagem.

A respeito da atenção à saúde do adolescente que está no atendimento socioeducativo, julgue os itens seguintes.

I Deve-se assegurar que as ações de prevenção ao uso/abuso de drogas sejam realizadas por profissionais militares durante o período de internação, privilegiando-se ações de promoção da abstinência total da substância psicoativa com base na concepção de tolerância zero.

II Deve ser garantido aos adolescentes com transtornos mentais o acesso a tratamento de qualidade, preferencialmente, na rede pública extra-hospitalar de atenção à saúde mental, como os centros de convivência e os centros de atenção psicossocial.

III Deve-se assegurar aos adolescentes que estão cumprindo medida em meio fechado que recebam a visita do(s) filho(s), a fim de preservar os vínculos afetivos e que sejam desenvolvidas práticas educativas que promovam a saúde sexual e reprodutiva desses adolescentes e dos seus parceiros.

IV Deve-se assegurar que os adolescentes com suspeita de uso de drogas sejam mantidos afastados do convívio dos demais adolescentes, durante o período de internação, para impedir influência negativa e propagação do uso de drogas na unidade.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    III e IV.

Os parâmetros da ação socioeducativa estão organizados por eixos estratégicos. Os objetivos do eixo segurança incluem

I estruturar e organizar as ações do cotidiano socioeducativo e investir nas medidas de prevenção das situações-limite (brigas, quebradeiras, motins, fugas, invasões, incêndios, agressões etc.).

II oferecer periodicamente, no máximo a cada três meses, treinamentos práticos de segurança, combate a incêndio e prestação de atendimento de primeiros socorros para todos os profissionais do atendimento socioeducativo.

III evitar a contenção do adolescente, que deve ser utilizada somente como recurso para situações extremas que envolvam risco à sua integridade e à de outrem.

IV garantir segurança externa para o programa, com a atuação de policiais militares fardados, armados e treinados para esse trabalho.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

As normativas que fundamentam a política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente autor de ato infracional incluem

I a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança.

II as regras mínimas das Nações Unidas para Administração da Justiça Juvenil.

III as regras mínimas das Nações Unidas para a Proteção dos Jovens Privados de Liberdade.

IV as regras mínimas da Tradição, Família e Propriedade (TFP).

A quantidade de itens de certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

Tomando-se como referência as reflexões de Paulo Freire acerca do papel do trabalhador social nos processos de mudanças, no desempenho de suas ações, o agente de segurança deve

I assumir posição de neutralidade frente às situações apresentadas pelos adolescentes e pela instituição, de modo a não conflitar com os mesmos.

II compreender a situação apresentada pelo adolescente como única e particular, desvinculada do contexto históricocultural.

III reconhecer no adolescente com quem trabalha pessoas e não, coisas; sujeitos e não, objetos.

IV ampliar cada vez mais os seus conhecimentos, não só em relação a seus métodos e técnicas de ação, mas também aos limites objetivos da realidade cotidiana.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Uma escola municipal organizou o seu trabalho da EJA, inspirado no educador brasileiro Paulo Freire, a partir de temas geradores escolhidos em função da vida da comunidade local e utilizando o diálogo como principal método. De acordo com essa situação, a tendência pedagógica que caracteriza essas ações é a

  • A.

    liberal renovada não-diretiva.

  • B.

    progressista libertadora.

  • C.

    liberal renovada progressivista.

  • D.

    progressista libertária.

Acerca do espaço destinado para a educação infantil, assinale a opção correta.

  • A.

    A forma de organizar o espaço deve privilegiar a transmissão do conteúdo, logo, deve minimizar as interações entre as crianças e os objetos existentes na sala de aula para evitar distrações.

  • B.

    O espaço deve ser considerado apenas como o local no qual o professor e as crianças realizam as atividades.

  • C.

    A forma de organizar o espaço deve garantir a visualização do professor, sem promover a autonomia das crianças.

  • D.

    O espaço deve aconchegar, acolher e promover a construção de vínculos afetivos e cognitivos.

Assinale a opção correta acerca das funções de educar e cuidar na educação infantil.

  • A.

    Cabe aos profissionais da creche cuidar das crianças sem a preocupação com a educação.

  • B.

    Cabe aos profissionais que atuam com crianças de 4 e 5 anos de idade realizar atividades que eduquem, sem o compromisso de cuidar delas.

  • C.

    Não há educação sem cuidado, na educação infantil a criança tem necessidade e direito de ser cuidada e educada.

  • D.

    Na LDB, a educação infantil é tratada como um nível em que se deve trabalhar com as duas funções, porém a prioridade é para a função de educar.

Assinale a opção incorreta.

  • A.

    A mudança da função do computador como meio educacional acontece juntamente com um questionamento da função da escola e do papel do professor.

  • B.

    A verdadeira função do aparato educacional não deve ser a de ensinar, mas sim a de criar condições de aprendizagem.

  • C.

    As novas tendências de uso do computador na educação mostram que ele pode ser importante no processo de substituição total do professor em sala de aula, o que garante um resultado mais eficiente de ensino.

  • D.

    O professor deve deixar de ser o repassador do conhecimento — o computador pode fazer isso e o faz muito mais eficientemente do que o professor — e passar a ser o criador de ambientes de aprendizagem e o facilitador do processo de desenvolvimento intelectual do aluno

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...