Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta em relação aos princípios básicos que nortearam a construção do projeto experimental de Emília Ferreiro.
A equivalência da decodificação das grafias em sons consiste no processo de aquisição da leitura.
A cópia passiva de modelos do mundo adulto garante a aquisição da leitura com sucesso.
A aquisição da escrita como meio de construção ativa garante a construção do conhecimento.
Os progressos na conceitualização podem coincidir ou não com os avanços escolares.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à aquisição da linguagem na concepção de Roxane Rojo, assinale a opção correta.
A dialogia vai proporcionar, em momentos diferenciados, a constituição da criança e do próprio interlocutor como sujeitos do diálogo.
Linguagem e conhecimento do mundo estão relacionados e passam pela mediação do interlocutor.
A construção da linguagem não é objeto sobre o qual a criança consegue operar.
Na aquisição da linguagem, a criança não opera na segmentação da ação e dos objetos do mundo físico.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O principal objetivo da tecnologia é aumentar a eficiência da atividade humana em todas as esferas, incluindo a produção. Na tríade ciência-tecnologia-sociedade, a educação tem lugar de destaque pelo que ela produz, desenvolve e principalmente pelo que ela pode construir. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A educação tecnológica exige interação da teoria com a prática, de que resulta a rede de conhecimentos advindos das teorias existentes e da necessidade de se rever a prática pelo que a teoria sinalizou.
A educação tecnológica impõe o ensino de novas tecnologias, o que impede o despertar para a interpretação do contexto atual, bem como de seus condicionamentos e fundamentos.
Educação tecnológica significa tecnicismo, determinismo ou conformismo com o status quo da sociedade, um condicionamento com saberes que acabam na escola e direcionam para o mercado de trabalho.
A educação tecnológica dispensa a rede de conhecimentos advindos das teorias existentes e da necessidade de rever a prática pelo que a teoria sinalizou.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Educar o ser humano diante de sua crescente interação com a máquina implica encarar a tecnologia como um meio e não como um fim a ser alcançado. Acerca dessa temática, assinale a opção correta.
A educação tecnológica visa preencher um espaço entre a escola e a indústria, suprindo as necessidades imediatas do mercado de trabalho.
O processo de aprendizagem se vincula diretamente ao manuseio da máquina e não ao seu entendimento e razão social.
A educação tem sido pouco valorizada na atualidade, pois o foco da tecnologia está na máquina e no seu domínio e não na humanização.
Desenvolver a capacidade adaptativa, mas também criadora, parece ser o caminho mais adequado para a educação na atualidade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação à educação tecnológica, Mirian P. S. Zippin Grinspun ressalta que
I a tecnologia, quando concebida como técnica ou arte, mantém estreita relação com a educação.
II o projeto de educação tecnológica deve visar a construção de um cidadão crítico, reflexivo, consciente e competente.
III o projeto de educação tecnológica precisa ter uma intencionalidade, possuindo respaldo teórico sobre o qual alicerce sua proposta.
IV a educação tecnológica dispensa a interdisciplinaridade, devido a sua característica específica, objetiva, científica e cultural.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com Mônica G. Thuler, é importante distinguir projeto educativo de projeto de estabelecimento escolar. Tal distinção se faz necessária pelo fato de um estar entrelaçado ao outro. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens.
I O projeto educativo corresponde, no contexto escolar, a uma orientação global.
II O projeto educativo serve apenas para clarificar os valores em comum do grupo de atores.
III O projeto de estabelecimento escolar deve estar em sintonia com um programa de ação que envolva o ator coletivo.
IV Um projeto educativo sempre resulta na definição de um projeto de estabelecimento escolar.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para Terezinha Azerêdo Rios, a idéia de liberdade se articula com a de autonomia, e ambas são fundamentais para o processo de democratização. Assinale a opção incorreta com relação a essas idéias.
Diz-se que é difícil se alcançar a liberdade porque se pensa em sua totalidade. Mas a liberdade é sempre relativa.
Os limites e as possibilidades da liberdade se definem efetivamente na consideração da alteridade.
A autonomia e a liberdade se experimentam em situações e não há ações sem que haja limites.
Nas relações humanas, autonomia significa independência nas ações, por isso ela não é relativa, mas, sim, absoluta.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os itens abaixo apresentam idéias da autora Terezinha Azerêdo Rios a respeito da atividade docente.
I A ação docente envolve a sensibilidade orientada por determinados princípios, pois a imaginação e a sensibilidade são elementos constituintes da humanidade.
II A ação docente diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade e ao exercício de direitos e deveres e é fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo.
III Para que haja uma práxis docente competente não bastam o domínio de alguns conhecimentos e o uso de algumas técnicas, é preciso que a prática seja fertilizada pela determinação autônoma e consciente dos objetivos e finalidades.
Os itens acima enumerados correspondem, respectivamente, às dimensões
técnica; política e ética; estética.
política e ética; estética; técnica.
estética; política e ética; técnica.
estética; técnica; política e ética.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Ao abordar a questão da qualidade na educação, Terezinha Azerêdo Rios discute o termo competência, afirmando que o mesmo se revela na ação, ou seja, na prática profissional docente. De acordo com a concepção que subjaz a essa concepção, assinale a opção correta.
Professor competente é aquele que está envolvido em uma atividade política por meio da militância e da representação de sua categoria.
Não se pode qualificar como competente o professor que conhece bem apenas aquilo que precisa ensinar.
A qualificação docente se revela ao atender a uma lista de competências que definem o profissional eficiente em cada área.
Professor competente é aquele que procura atender às demandas mercadológicas de forma imediata.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O autor Vasco Pedro Moreto apresenta várias características marcantes de provas que sinalizam a visão pedagógica da escola. Entre essas características, o autor classifica como característica das provas, na perspectiva construtivista, a
I contextualização.
II exploração exagerada da memorização.
III exploração da capacidade de leitura e escrita do aluno.
IV proposição de questões operatórias e não apenas transcritórias.
V falta de parâmetros para a correção.
VI utilização de palavra de comando sem precisão de sentido no contexto.
Estão certos apenas os itens
I, II e V.
I, III e IV.
II, IV e VI.
III, V e VI.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...