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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Ainda com relação ao livro didático, assinale a opção que aponta a atitude mais adequada a ser tomada por um professor ao lidar com um livro que apresenta informações equivocadas no ensino de ciências.
Utilizar a informação equivocada de maneira a estimular a confirmação ou a refutação da explicação, promovendo, assim, o espírito investigativo em suas aulas.
Repassar aos alunos o conteúdo do livro didático, já que não é possível refutar ou duvidar das suas explicações, mesmo que equivocadas, pois a escola não possui laboratório experimental adequado.
Descartar o livro e apresentar o tema no quadro.
Questionar o conteúdo do livro, mas somente se ele tiver outro livro que contraponha o primeiro.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O fato de que certas orientações equivocadas presentes nos livros didáticos podem ser aceitas por professores e alunos, muitas vezes, de forma passiva, ocorre porque
I os professores em geral não costumam duvidar dos autores, nem das editoras, e os alunos não costumam duvidar dos livros, nem dos professores.
II a escola é um espaço de transmissão dos conhecimentos e não um espaço de questionamento.
III há professores que não têm conhecimento sólido em sua área que lhes permita questionar os conteúdos dos livros e descobrir os erros conceituais neles contidos.
VI os livros didáticos não deveriam ser utilizados no ensino de ciências.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente, EXCETO:
oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador.
ensino educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria e progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio.
Considerando os estudos realizados sobre Educação Inclusiva, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Para qualquer tipo de deficiência, é importante a estimulação precoce entre 0 e 3 anos e a escolarização (comum ou especial) a partir de 3 anos.
( ) No período da Educação Infantil e nas etapas do Ensino Fundamental, recomenda-se que os alunos surdos estudem em classes especiais para surdos (escolas comuns ou especiais) de modo que haja um ambiente lingüístico comum a todos.
( ) A deficiência múltipla é a associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias, com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa. Não há relação de dependência de uma deficiência com a outra e não há predomínio de nenhuma delas.
( ) A deficiência física não implica perda cognitiva, portanto, pode se beneficiar dos programas de ensino em escolas comuns, desde que possua, além dos profissionais de educação, profissionais de reabilitação (fisioterapeuta, terapeuta educacional, fonoaudiólogo) e de saúde (ortopedista, neurologista, oftalmologista, pediatra, etc.).
( ) É importante estimular a pessoa cega a fazer suas atividades do modo mais independente possível. Ela deve ser tratada de acordo com a idade cronológica que tem e o currículo será o mesmo para o aluno deficiente visual e o aluno vidente, com adaptações necessárias.
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
O documento que veio reafirmar o direito da criança à educação e, ao mesmo tempo, estabelecer mecanismos de participação e controle social na formulação e na implementação de políticas para a inclusão é:
O princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças deveriam aprender juntas, independente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter. Dentro das escolas inclusivas, as crianças com necessidades educacionais especiais deveriam receber qualquer apoio extra de que possam precisar para que se lhes assegure uma educação efetiva. O professor que trabalha com a cultura viva é conhecedor das diferenças sociais existentes nos diferentes sujeitos. Consciente dessas tensões vividas constantemente na escola e na sala de aula, cabe-lhe:
I. não camuflar as desigualdades, no trabalho escolar, atentando para a tomada de consciência necessária sobre o multiculturalismo e a pluralidade social;
II. oportunizar a preparação para o exercício profissional como forma de inserir os alunos numa sociedade exigente de qualificação acadêmica e profissional;
III. contribuir para um trabalho voltado para as desigualdades, através de intervenções nas condições de ensino-aprendizagem e no preparo para a cidadania consciente;
IV. ressaltar a participação dos alunos em atividades curriculares, estabelecendo contato com associação médico-educativa.
Estão CORRETOS os itens:
O processo de inclusão causa uma mudança de perspectiva educacional, pois não se limita a ajudar somente os alunos que apresentam dificuldades na escola, mas apóia a todos os professores, a família, a equipe técnicoadministrativa, para que todos tenham sucesso. Marcos, um aluno de 6 anos, mal chegava à sala de aula, começava a chorar, vomitava o café da manhã, sujava-se todo, pois não tinha controle do esfíncter, o que o obrigava a voltar para casa. Essa situação começou a ocorrer no meio do ano letivo, logo após a professora fazer uso do quadro branco para trabalhar cópia. No início, Marcos se negava a copiar as palavrinhas; quando o fazia, era sempre de forma incompleta. Por isso, ficava na sala sozinho na hora do recreio, terminando o trabalho. Depois de verificar as produções de Marcos, a pedagoga levantou hipóteses para investigar o que acontecia com o aluno.
I. Marcos sofre de um problema no aparelho digestivo e deverá ter encaminhamento médico adequado.
II. O nível de exigência da sua professora é muito baixo e Marcos não se acha interessado em fazer a cópia.
III. Marcos está somatizando uma dificuldade em relação ao inter jogo professor-aluno-conteúdo.
IV. Marcos não sabe copiar e, portanto, sua produção não mostra o quanto ele sabe.
V. O tempo dado para completar a tarefa não está compatível com o tempo de produção de Marcos.
São ADEQUADAS as hipóteses:
Segundo Góes (2004), o conceito "educandos com necessidades educacionais especiais" abarca os alunos que durante o processo educacional apresentarem:
I. dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares;
II. dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando a utilização de diferentes formas de linguagens;
III. altas habilidades/superdotação e grande facilidade de aprendizagem.
A opção CORRETA é:
Para que uma pessoa possa aprender a ler e escrever, há alguns saberes que ela precisa atingir por meio de percepções que devem ser realizadas inconscientemente. São elas:
I. a consciência da unidade palavra;
II. a idéia do símbolo;
III. a organização da página escrita;
IV. a memorização do alfabeto;
V. a discriminação das formas das letras;
VI. a discriminação dos sons da fala.
Estão CORRETOS os itens:
A cultura, no sentido genérico, emerge das interações entre indivíduos, sociedade e espécie que, em sentido pleno, se apóiam e se nutrem. Assim, indivíduo/sociedade/espécie não são apenas inseparáveis, mas co-produtores, meio e fim dos outros. Não se pode absolutizar nenhum deles e fazer de um só o fim supremo da tríade; esta é, em si própria, rotativamente, seu próprio fim. No seio desta tríade complexa, emerge a consciência. A antropo-ética deve ser considerada como a ética da cadeia de três termos indivíduos/ sociedade/espécie, de onde emerge nossa consciência e nosso espírito propriamente humano. Esta é a base para ensinar a ética do futuro. Nesse sentido, a antropo-ética supõe a decisão consciente e esclarecida de:
I. alcançar o desenvolvimento individual das autonomias coletivas e do sentimento de pertencer à espécie humana;
II. alcançar a humanidade em nós mesmos em nossa consciência pessoal;
III. assumir o destino humano em suas antinomias e plenitude;
IV. assumir a condição humana indivíduo/sociedade/espécie na complexidade do nosso ser.
Estão CORRETAS as afirmativas:
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