Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educandos que apresentam necessidades educacionais especiais são aqueles que, durante o processo educacional, demonstram: (Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas):
( ) Dificuldades leves de aprendizagem.
( ) Dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos.
( ) Altas habilidades/superdotação.
( ) Limitações acentuadas no proceso de desenvolvimento que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares.
( ) Adaptações de acesso ao currículo com utilização de linguagens e códigos aplicáveis.
A sequência está correta em:
V, V, F, V, F
F, F, F, V, V
V, V, V, V, F
F, V, V, V, V
V, V, F, V, V
O atendimento educacional especializado, na forma de apoio representa os atendimentos que favorecem o acesso ao currículo, podendo ser oferecidos dentro e fora da sala de aula no mesmo turno da escolarização do aluno. O atendimento efetiva-se por meio dos seguintes serviços, EXCETO:
Psicólogo.
Itinerância.
Instrução de Libras.
Guia intérprete.
Interpretação de Libras.
São alguns conhecimentos que devem ser construídos pelos Professores durante o curso de formação para atender a demanda dos alunos com necessidades especiais, EXCETO:
Mecanismos funcionais de cognição das pessoas com deficiência.
Consciência das suas próprias condições, conhecimentos pedagógicos e metacognitivos.
Desenvolvimento da capacidade de auto-regular e de tomar consciência das etapas do processo ensino e aprendizagem.
Consciência que sua maneira de ser e ensinar para alunos "normais" é diferente da maneira de ser e ensinar para alunos especiais.
Capacidade de ministrar aulas sobre um mesmo conteúdo curricular a alunos que têm níveis diferentes de compreensão e de desempenho acadêmico.
São práticas inclusivas na escola, EXCETO:
Os conteúdos e as atividades de aprendizagem são acessíveis a todos os alunos.
A disciplina na sala de aula baseia-se no respeito mútuo.
Os profissionais de apoio facilitam a aprendizagem com a seleção dos alunos com necessidades especiais em salas de recuperação para não atrasar os conteúdos programados aos demais alunos.
Promove-se a participação ativa e responsável dos alunos ao longo de sua aprendizagem.
Todos os alunos participam das atividades fora da sala de aula.
Existem algumas implicações que diferenciam a Convivência Autoritária e a Convivência Democrática no ambiente escolar. Coloque CA quando se referir à Convivência Autoritária e CD quando se referir à Convivência Democrática:
( ) Incentiva a idéia de sempre haver um ganhador no contexto da escola.
( ) Respeita a hierarquia por meio da participação coletiva responsável.
( ) Reveste a autoridade de crítica, auto-avaliação e espírito solidário.
( ) Deixa claro que quem manda tem o poder, restando aos demais obedecer.
( ) Incentiva a liberdade de expressão, o diálogo e o companheirismo.
A sequência está correta em:
CA, CD, CA, CA, CD
CD, CA, CD, CD, CA
CA, CD, CD, CA, CD
CA, CD, CD, CD, CD
CD, CD, CD, CA, CD
Qual a definição do termo Libras no Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005?
Língua Brasileira de Sinais.
Língua de Sinais Brasileira.
LSB
LBS
BSL
Analise as afirmativas abaixo:
I. A história do INES começou em 26 de setembro de 1857, durante o Império de Dom Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou com o apoio do imperador, o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Huet era surdo. Na época, o Instituto era um asilo onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.
II. O Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais.
III. De acordo com o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, a formação do tradutor e intérprete de Libras − Língua Portuguesa, deve efetivar-se por meio de Curso Superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras − Língua Portuguesa.
IV. Conforme o capítulo 2, artigo 3º do decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005, Libras poderá ser inserida como disciplina curricular nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível Médio e Superior e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Todas as afirmativas anteriores são verdadeiras, EXCETO:
III e IV
IV
IV e I
I, III e IV
I, II, III
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) teve um papel fundamental no desenvolvimento da língua de sinais que é utilizada hoje no Brasil. Nesta instituição, eram aceitos surdos de vários estados brasileiros, a interação destes alunos possibilitou a homogeneização dos sinais, iniciando o que conhecemos como Libras. Criada no estado de São Paulo em 1929, uma outra instituição também se destaca no desenvolvimento das Libras. Que instituição é esta?
Instituto São Rafael.
Instituto Benjamin Constant.
Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Instituto Santa Terezinha.
Instituto Domingos Sávio.
Libras e a ASL (American Sign Language) podem ser consideradas línguas irmãs porque:
Ambas se originaram da língua de sinais britânica.
Ambas se originaram da língua gestual portuguesa.
Ambas se originaram da língua de sinais alemã.
As duas tiveram sua gênese na África.
A língua de sinais francesa influenciou a Libras e a ASL.
Quais parâmetros das Libras são similares nos sinais de aprender e sábado, descritos abaixo?
Locação e orientação.
Movimento e locação.
Movimento e configuração de mão.
Configuração de mão e locação.
Orientação e expressão facial.
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