Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
Trabalhar a zona de desenvolvimento proximal só é possível quando o sujeito mais experiente atua por meio de estratégias que vão ao encontro dos processos de pensamento do aluno e sua bases motivacionais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
O ensino se caracteriza como uma ação que se articula na relação dialética com a aprendizagem, não existindo, portanto, ensino sem aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
De acordo com Terezinha Rios, a competência didática se restringe ao domínio de técnicas pedagógicas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
Por contrato didático entendem-se as interações entre professores e alunos acerca dos conteúdos, em que cada um dos participantes da relação didática tem certas responsabilidades.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
Transposição didática é o trabalho que transforma um objeto do saber ensinar em um objeto de ensino.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Considere as seguintes afirmativas constantes da Resolução CNE/CEB 02/98, que institui as diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental.
I. As escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas os princípios dos Direitos e Deveres da Cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
II. Ao definir suas propostas pedagógicas, as escolas deverão explicitar o reconhecimento da identidade pessoal de alunos, professores e outros profissionais.
III. As escolas deverão reconhecer que as aprendizagens são constituídas pela interação dos processos de conhecimento com os de linguagem e os afetivos.
IV. Em todas as escolas deverá ser garantida a igualdade de acesso para alunos a uma base nacional comum, que leve em conta a vida cidadã através da articulação entre vários dos seus aspectos, como por exemplo, a língua materna para populações indígenas e migrantes
V. As escolas deverão explicitar em suas propostas curriculares processos de ensino voltados para as relações com sua comunidade local, regional e planetária.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Dado o texto abaixo:
____________________________: refere(m)-se às noções e conceitos essenciais sobre fenômenos, processos, sistemas e operações, que contribuem para a constituição de saberes, conhecimentos, valores e práticas sociais indispensáveis ao exercício de uma vida de cidadania plena.
Assinale a alternativa que preenche a lacuna acima, de modo a dar sentido ao conceito formulado no Parecer CNE/CEB 04/98.
Conteúdos mínimos das áreas de conhecimento
Com referência ao ensino inicial da leitura, assinale a opção correta conforme Isabel Solé.
No desenvolvimento de habilidades necessárias à alfabetização, os professores devem explorar os conhecimentos dos alunos sobre a linguagem oral, para depois explorar seus conhecimentos pertinentes ao texto escrito.
É recomendável ao professor escolher uma única estratégia para o ensino de leitura e escrita, ou seja, ele não deve combinar estratégias.
Os professores das séries iniciais devem pensar na aquisição do sistema da língua escrita como algo complexo, que vai exigir esforços seus e das crianças, mas não deve subestimar a capacidade das crianças para enfrentar esse desafio.
É correto afirmar que a leitura e a escrita são competências, e que saber ler e escrever são procedimentos para que os alunos se tornem leitores competentes.
Com relação à resolução de problemas nos anos iniciais do ensino fundamental, assinale a opção correta, segundo a concepção de Schliemann.
Se a criança tem dificuldades em ler um problema ou em respondê-lo por escrito representando os dados e operações de forma simbólica, ela deve ser incentivada a resolvê-lo mentalmente ou usando objetos, pois assim não se desviará da compreensão desse problema.
Problemas que exigem diferentes operações devem ser apresentados à criança de forma alternada para que ela possa decidir qual a operação mais adequada para resolvê-los com base na repetição e na memorização de enunciados semelhantes.
Resolver problemas deve tornar-se uma atividade automática; por isso, seu ensino deve enfatizar a repetição, os cálculos orais e a memorização dos procedimentos que levam à abstração.
A representação formal, oral ou escrita, dos dados de um problema deve ser desvinculada da compreensão que a criança tem dos dados reais que podem ser manipulados.
Assinale a opção incorreta quanto aos princípios norteadores para o ensino da ortografia segundo Artur Gomes de Morais.
Para aprender a escrever, a criança necessita conviver com modelos nos quais apareça a norma ortográfica, devendo ter um grande convívio com materiais impressos.
O professor precisa promover situações de ensinoaprendizagem que levem à explicitação dos conhecimentos infantis sobre ortografia.
Durante o aprendizado da ortografia, o uso de nomenclatura gramatical é um requisito a ser exigido do aluno na aprendizagem de regras contextuais e morfológicogramaticais.
O professor precisa definir metas ou expectativas para o rendimento ortográfico de seus alunos ao longo da escolaridade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...