Questões de Pedagogia do ano 2008

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

Trabalhar a zona de desenvolvimento proximal só é possível quando o sujeito mais experiente atua por meio de estratégias que vão ao encontro dos processos de pensamento do aluno e sua bases motivacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

O ensino se caracteriza como uma ação que se articula na relação dialética com a aprendizagem, não existindo, portanto, ensino sem aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

De acordo com Terezinha Rios, a competência didática se restringe ao domínio de técnicas pedagógicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

Por contrato didático entendem-se as interações entre professores e alunos acerca dos conteúdos, em que cada um dos participantes da relação didática tem certas responsabilidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

Transposição didática é o trabalho que transforma um objeto do saber ensinar em um objeto de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as seguintes afirmativas constantes da Resolução CNE/CEB 02/98, que institui as diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental.

I. As escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas os princípios dos Direitos e Deveres da Cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.

II. Ao definir suas propostas pedagógicas, as escolas deverão explicitar o reconhecimento da identidade pessoal de alunos, professores e outros profissionais.

III. As escolas deverão reconhecer que as aprendizagens são constituídas pela interação dos processos de conhecimento com os de linguagem e os afetivos.

IV. Em todas as escolas deverá ser garantida a igualdade de acesso para alunos a uma base nacional comum, que leve em conta a vida cidadã através da articulação entre vários dos seus aspectos, como por exemplo, a língua materna para populações indígenas e migrantes

V. As escolas deverão explicitar em suas propostas curriculares processos de ensino voltados para as relações com sua comunidade local, regional e planetária.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.

  • A. Nenhuma das afirmativas é verdadeira.
  • B. Somente a I, II, e III são verdadeiras.
  • C. Somente a I, II, III e IV são verdadeiras.
  • D. Somente a I, II, III e V são verdadeiras.
  • E. As afirmativas I, II, III, IV e V são verdadeiras.

Dado o texto abaixo:

____________________________: refere(m)-se às noções e conceitos essenciais sobre fenômenos, processos, sistemas e operações, que contribuem para a constituição de saberes, conhecimentos, valores e práticas sociais indispensáveis ao exercício de uma vida de cidadania plena.

Assinale a alternativa que preenche a lacuna acima, de modo a dar sentido ao conceito formulado no Parecer CNE/CEB 04/98.

  • A. Parte diversificada
  • B. Paradigma curricular
  • C.

    Conteúdos mínimos das áreas de conhecimento

  • D. Parâmetros curriculares nacionais
  • E. Base nacional comum

Com referência ao ensino inicial da leitura, assinale a opção correta conforme Isabel Solé.

  • A.

    No desenvolvimento de habilidades necessárias à alfabetização, os professores devem explorar os conhecimentos dos alunos sobre a linguagem oral, para depois explorar seus conhecimentos pertinentes ao texto escrito.

  • B.

    É recomendável ao professor escolher uma única estratégia para o ensino de leitura e escrita, ou seja, ele não deve combinar estratégias.

  • C.

    Os professores das séries iniciais devem pensar na aquisição do sistema da língua escrita como algo complexo, que vai exigir esforços seus e das crianças, mas não deve subestimar a capacidade das crianças para enfrentar esse desafio.

  • D.

    É correto afirmar que a leitura e a escrita são competências, e que saber ler e escrever são procedimentos para que os alunos se tornem leitores competentes.

Com relação à resolução de problemas nos anos iniciais do ensino fundamental, assinale a opção correta, segundo a concepção de Schliemann.

  • A.

    Se a criança tem dificuldades em ler um problema ou em respondê-lo por escrito representando os dados e operações de forma simbólica, ela deve ser incentivada a resolvê-lo mentalmente ou usando objetos, pois assim não se desviará da compreensão desse problema.

  • B.

    Problemas que exigem diferentes operações devem ser apresentados à criança de forma alternada para que ela possa decidir qual a operação mais adequada para resolvê-los com base na repetição e na memorização de enunciados semelhantes.

  • C.

    Resolver problemas deve tornar-se uma atividade automática; por isso, seu ensino deve enfatizar a repetição, os cálculos orais e a memorização dos procedimentos que levam à abstração.

  • D.

    A representação formal, oral ou escrita, dos dados de um problema deve ser desvinculada da compreensão que a criança tem dos dados reais que podem ser manipulados.

Assinale a opção incorreta quanto aos princípios norteadores para o ensino da ortografia segundo Artur Gomes de Morais.

  • A.

    Para aprender a escrever, a criança necessita conviver com modelos nos quais apareça a norma ortográfica, devendo ter um grande convívio com materiais impressos.

  • B.

    O professor precisa promover situações de ensinoaprendizagem que levem à explicitação dos conhecimentos infantis sobre ortografia.

  • C.

    Durante o aprendizado da ortografia, o uso de nomenclatura gramatical é um requisito a ser exigido do aluno na aprendizagem de regras contextuais e morfológicogramaticais.

  • D.

    O professor precisa definir metas ou expectativas para o rendimento ortográfico de seus alunos ao longo da escolaridade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...